Toyota GR Corolla 2023 – Em detalhes a versão esportiva de 300 cv que virá ao Brasil

toyota gr corolla 2023

Foi revelado nesta sexta (01 de abril) na Europa, o insano Toyota GR Corolla 2023, simplesmente a versão de série mais potente já construída do Corolla, o carro que terá apenas carroceria hatch, conta com motor 1.6 L turbo de 300 CV. O modelo também impressiona pelo visual extremamente agressivo, que traz uma série de elementos exclusivos. Ele será vendido no Brasil no próximo ano.

novo toyota gr corolla 2023

Um JDM raiz

O GR Corolla 2023 chega para ser juntar ao clube dos hatchs mais rápidos do mundo, figurando ao lado de carros como VW Golf R, Ford Focus ST e Hyundai i30 N. Seu visual arrojado deixa claro que essa não é uma versão comum do Corolla, alías, esqueça qualquer parentesco com o Corolla normal, ao longo deste post, você irá entender porque este Corolla feito pela Gazoo Racing – divisão esportiva da Toyota, é um autêntico esportivo japonês raiz vestido de Corolla, que faz jus ao cultuado padrão JDM – Japonese Domestic Market.

toyota gr corolla
O GR Corolla terá tração 4×4 permanente

Design GR Corolla 2023

Sua dianteira conta com um body-kit novo, semelhante ao visto no GR Yaris lá da Europa, chama atenção a grade do radiador que é gigante, ocupando quase toda a parte frontal do Corolla, além disso, o desenho do para-choque está mais encorpado e tem entradas de ar especiais para refrigerar os discos de freios, o capô também é novo, tem duas saídas de ar.

gr corolla

Nas laterais, os para-lamas do GR Corolla são mais amplos em relação as demais versões (o carro é cerca de 6 cm mais largo), eles acomodão rodas de liga leve aro 18 mais largas, calçadas por pneus de alta performance Michelin, Pilot Sport 4, medidas 235/40R1.

toyota gr corolla

novo toyota gr corolla 2023

Já na traseira, chama atenção o sistema de escape exclusivo e bastante fora do comum, tendo três ponteiras (foto abaixo). O para-choque também é maior do que o comum, tem difusor de ar integrado similar ao dos carros de competição, além de acabamento em Black Piano.

toyota gr corolla

Na versão mais radical Circuit Edition, o GR Corolla virá com um enorme aerofólio, que lembra o usado pela Toyota em seus carros de rali, que além de reforçar a aparência esportiva da carroceria ajuda a melhorar a aerodinamica do carro, este aerofólio será ofertado como um opcional para a versão mais “barata”.

toyota gr corolla capô
O capô do GR Corolla é feito em alumínio e tem saídas de ar na versão Circuit Edition (foto acima)

Para reduzir o peso, varías partes do carro, como as portas dianteiras e o capô são feitos em aluminio, na versão mais radical a Circuit Edition, o modelo virá ainda com teto feito com um composto com folhas de fibra de carbono.

toyota gr corolla 2023

Plataforma modificada…

O Toyota GR Corolla 2023 é construído sobre uma versão modificada a plataforma GA-C, que por sua vez é uma plataforma derivada da TNGA, usada pelo Corolla sedan brasileiro. O GR Corolla mede 4.41 m de comprimento por 1.85 m de largura e 1.45 m de altura, já o entre-eixos fica em 2.64 m.

toyota gr corolla
Carroceria do GR Corolla foi alargada em 6 cm em relação a versão normal

Comparado com o Corolla hatch normal, o comprimento do GR Corolla é 4 cm mais longo, porém a maior diferença está na largura que aumentou 6 cm, de acordo com a Toyota a solução de deixar o carro mais largo é para diminuir o seu centro de gravidade, deixando mais estável e com menos rolagem nas curvas.

toyota gr corolla 2023 interior painel

Interior do GR Corolla

Por dentro, o Toyota GR Corolla tem o mesmo painel do Corolla normal, porém esta versão conta com diversos detalhes e acessórios exclusivos, como os bancos e o volante. Além disso, o modelo traz um inédito painel de instrumentos digital com 12 polegadas configurável e uma tela para o multimídia de 8 polegadas com Wi-Fi e internet 4G, a peça é parecida com as vistas nas versões normais do Corolla, porém tem funcionalidades próprias para esta versão.

toyota gr corolla

O acabamento conta com revestimento em couro nobre Alcantara nos bancos, as colunas e o teto são em preto, há ainda vários datalhes em alumínio como os pedais.

toyota gr corolla circuit edition

GR Corolla Circuit Edition

De acordo com a Toyota, o GR Corolla 2023 será vendido em duas versões de acabamento: Core e Circuit Edition, porém essa última estará disponível apenas para o carro modelo/ano 2023, depois não será mais oferecida, ele inclui detalhes exclusivos, como teto em fibra de carbono, interior com revestimento exclusivo sistema de som premium da marca JBL com 8 alto falantes e amplificador, aquecimento para os bancos dianteiros e para o volante, além de diferencial com deslizamento limitado da marca Torsen, sendo que alguns destes itens, como o diferencial traseiro e o sistema de som serão ofertados como opcionais para a versão Core.

Já a versão Core será oferecida durante todos os anos em que o GR Corolla permanece no mercado, ela tem visual um pouco mais simples, (carro vermelho mostrado nas fotos).

toyota gr corolla traseira rear view

Motor 1.6 turbo do GR Corolla impressiona, é um dos mais potentes do mundo

A esportividade não fica restrita ao visual, o GR Corolla conta com motor bastante peculiar e poderoso, trata-se do G16E-GTS, um bloco 1.6L, turbo de apenas três cilindros, movido a gasolina e calibrado para desenvolver 304 CV de  potência e 37 kgfm de torque, é um dos motores 3 cilindros mais potentes já produzido em série no mundo.

Esse é o mesmo bloco do GR Yaris, porém no caso do Yaris ele é menos potente, desenvolve “apenas” 265 cv.

toyota gr corolla motor 1.6 turbo
Acima o impressionante 1.6 turbo, 3 cilindros que rende mais de 300 cv

Câmbio manual

Para a alegria dos puristas, o Toyota GR Corolla estará disponível apenas com câmbio manual de seis velocidades – sim ele terá o pedal da embreagem, algo raro em tempos na qual quase todos os carros tem câmbio automático, porém o câmbio manual do GR Corolla não é tão simples assim, ele é do tipo iMT, uma caixa manual inteligente, na qual permite ao motorista fazer o famoso rev-matching, ou seja, fazer as trocas de marchas praticamente sem usar a embreagem e diminuir a rotação do motor.

toyota gr corolla

Tração 4×4

Como dissemos este é um carro totalmente diferente do Corolla normal, é um esportivo JDM autêntico, outra amostra disso é a tração 4×4 AWD permanente, com distribuição automática de acordo com a demanda, é um sistema de tração similar ao usado por marcas como Subaru e Nissan em seus esportivos, é praticamente o mesmo sistema de tração usado pela Toyota no WRC (campeonato mundial de rali).

O carro decide sozinho como irá distribuir a força do motor, sendo quatro configurações: 60-40, 50-50 ou 30-70, sendo % dianteira e % traseira respectivamente, por padrão em condições normais o sistema roda com 60-40, ou seja, 60% da tração enviado para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras.

Na versão top de linha, Circuit Edition, o GR Corolla vem com diferencial de deslizamento limitado Torsen no eixo dianteiro e traseiro, que promete melhorar basntante o comportamento em curvas,  além disso o sistema de suspensão, direção e freios forão totalmente modificados para este modelo.

Um exemplo são os freios dianteiros gigantes, com discos ventilados de medidas  14 x 1.1 polegadas na dianteira, eles tem 35 cm de diâmetro, e são mordidos por pinças de 4 pistões, enquanto na traseira os discos são menores, 11.7-in. x 0.7-in, diâmetro de 29 cm e tem pinças de apenas 2 pistões de acionamento.

toyota gr corolla

Desempenho…

Infelizmente a Toyota ainda não divulgou dados de desempenho do GR Corolla, porém utilizando como base os seus rivais com potência semelhante, esperamos uma aceleração na casa dos 5 segundos e velocidade máxima limitada aos 250 km/h.

toyota gr corolla

Virá para o Brasil…

Recentemente vazou um documento interno da Toyota que mostrava os países na qual o GR Corolla 2023 será oferecido, e para a surpresa de todos o Brasil está nesta lista, a previsão de lançamento deste modelo por aqui é para o próximo ano (2023). Caso de fato seja lançado por aqui, esperamos um valor bastante salgado para o esportivo, possivelmente na faixa dos R$ 300.000.

 

 

toyota gr corolla

Produzido no Japão…

Apesar do novo Toyota Corolla GR Sport ser um carro global, sua produção será praticamente feita de forma artesanal, por isso será muito mais demorada em relação a um Corolla normal, a Toyota monstou uma equipa especial com treinamento próprio para montar este modelo, segundo a fabricante há uma atenção especial principalmente com a montagem e alinhamento da carroceria, direção e suspensão, tudo isso é feito quase que de forma artensal com o máximo cuidado.

A produção ocorrerá apenas no Japão, mais precisamente na fábrica de Motomachi, a mesma aonde é montada a nova geração do Toyota Supra, além do Yaris GR, foi nesta mesma fábrica que a Toyota montava o raro superesportivo Lexus LFA.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas