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Toyota GR Corolla 2023 – Em detalhes a versão esportiva de 300 cv que virá ao Brasil

Foi revelado nesta sexta (01 de abril) na Europa, o insano Toyota GR Corolla 2023, simplesmente a versão de série mais potente já construída do Corolla, o carro que terá apenas carroceria hatch, conta com motor 1.6 L turbo de 300 CV. O modelo também impressiona pelo visual extremamente agressivo, que traz uma série de elementos exclusivos. Ele será vendido no Brasil no próximo ano.

Um JDM raiz

O GR Corolla 2023 chega para ser juntar ao clube dos hatchs mais rápidos do mundo, figurando ao lado de carros como VW Golf R, Ford Focus ST e Hyundai i30 N. Seu visual arrojado deixa claro que essa não é uma versão comum do Corolla, alías, esqueça qualquer parentesco com o Corolla normal, ao longo deste post, você irá entender porque este Corolla feito pela Gazoo Racing – divisão esportiva da Toyota, é um autêntico esportivo japonês raiz vestido de Corolla, que faz jus ao cultuado padrão JDM – Japonese Domestic Market.

O GR Corolla terá tração 4×4 permanente

Design GR Corolla 2023

Sua dianteira conta com um body-kit novo, semelhante ao visto no GR Yaris lá da Europa, chama atenção a grade do radiador que é gigante, ocupando quase toda a parte frontal do Corolla, além disso, o desenho do para-choque está mais encorpado e tem entradas de ar especiais para refrigerar os discos de freios, o capô também é novo, tem duas saídas de ar.

Nas laterais, os para-lamas do GR Corolla são mais amplos em relação as demais versões (o carro é cerca de 6 cm mais largo), eles acomodão rodas de liga leve aro 18 mais largas, calçadas por pneus de alta performance Michelin, Pilot Sport 4, medidas 235/40R1.

Já na traseira, chama atenção o sistema de escape exclusivo e bastante fora do comum, tendo três ponteiras (foto abaixo). O para-choque também é maior do que o comum, tem difusor de ar integrado similar ao dos carros de competição, além de acabamento em Black Piano.

Na versão mais radical Circuit Edition, o GR Corolla virá com um enorme aerofólio, que lembra o usado pela Toyota em seus carros de rali, que além de reforçar a aparência esportiva da carroceria ajuda a melhorar a aerodinamica do carro, este aerofólio será ofertado como um opcional para a versão mais “barata”.

O capô do GR Corolla é feito em alumínio e tem saídas de ar na versão Circuit Edition (foto acima)

Para reduzir o peso, varías partes do carro, como as portas dianteiras e o capô são feitos em aluminio, na versão mais radical a Circuit Edition, o modelo virá ainda com teto feito com um composto com folhas de fibra de carbono.

Plataforma modificada…

O Toyota GR Corolla 2023 é construído sobre uma versão modificada a plataforma GA-C, que por sua vez é uma plataforma derivada da TNGA, usada pelo Corolla sedan brasileiro. O GR Corolla mede 4.41 m de comprimento por 1.85 m de largura e 1.45 m de altura, já o entre-eixos fica em 2.64 m.

Carroceria do GR Corolla foi alargada em 6 cm em relação a versão normal

Comparado com o Corolla hatch normal, o comprimento do GR Corolla é 4 cm mais longo, porém a maior diferença está na largura que aumentou 6 cm, de acordo com a Toyota a solução de deixar o carro mais largo é para diminuir o seu centro de gravidade, deixando mais estável e com menos rolagem nas curvas.

Interior do GR Corolla

Por dentro, o Toyota GR Corolla tem o mesmo painel do Corolla normal, porém esta versão conta com diversos detalhes e acessórios exclusivos, como os bancos e o volante. Além disso, o modelo traz um inédito painel de instrumentos digital com 12 polegadas configurável e uma tela para o multimídia de 8 polegadas com Wi-Fi e internet 4G, a peça é parecida com as vistas nas versões normais do Corolla, porém tem funcionalidades próprias para esta versão.

O acabamento conta com revestimento em couro nobre Alcantara nos bancos, as colunas e o teto são em preto, há ainda vários datalhes em alumínio como os pedais.

GR Corolla Circuit Edition

De acordo com a Toyota, o GR Corolla 2023 será vendido em duas versões de acabamento: Core e Circuit Edition, porém essa última estará disponível apenas para o carro modelo/ano 2023, depois não será mais oferecida, ele inclui detalhes exclusivos, como teto em fibra de carbono, interior com revestimento exclusivo sistema de som premium da marca JBL com 8 alto falantes e amplificador, aquecimento para os bancos dianteiros e para o volante, além de diferencial com deslizamento limitado da marca Torsen, sendo que alguns destes itens, como o diferencial traseiro e o sistema de som serão ofertados como opcionais para a versão Core.

Já a versão Core será oferecida durante todos os anos em que o GR Corolla permanece no mercado, ela tem visual um pouco mais simples, (carro vermelho mostrado nas fotos).

Motor 1.6 turbo do GR Corolla impressiona, é um dos mais potentes do mundo

A esportividade não fica restrita ao visual, o GR Corolla conta com motor bastante peculiar e poderoso, trata-se do G16E-GTS, um bloco 1.6L, turbo de apenas três cilindros, movido a gasolina e calibrado para desenvolver 304 CV de  potência e 37 kgfm de torque, é um dos motores 3 cilindros mais potentes já produzido em série no mundo.

Esse é o mesmo bloco do GR Yaris, porém no caso do Yaris ele é menos potente, desenvolve “apenas” 265 cv.

Acima o impressionante 1.6 turbo, 3 cilindros que rende mais de 300 cv

Câmbio manual

Para a alegria dos puristas, o Toyota GR Corolla estará disponível apenas com câmbio manual de seis velocidades – sim ele terá o pedal da embreagem, algo raro em tempos na qual quase todos os carros tem câmbio automático, porém o câmbio manual do GR Corolla não é tão simples assim, ele é do tipo iMT, uma caixa manual inteligente, na qual permite ao motorista fazer o famoso rev-matching, ou seja, fazer as trocas de marchas praticamente sem usar a embreagem e diminuir a rotação do motor.

Tração 4×4

Como dissemos este é um carro totalmente diferente do Corolla normal, é um esportivo JDM autêntico, outra amostra disso é a tração 4×4 AWD permanente, com distribuição automática de acordo com a demanda, é um sistema de tração similar ao usado por marcas como Subaru e Nissan em seus esportivos, é praticamente o mesmo sistema de tração usado pela Toyota no WRC (campeonato mundial de rali).

O carro decide sozinho como irá distribuir a força do motor, sendo quatro configurações: 60-40, 50-50 ou 30-70, sendo % dianteira e % traseira respectivamente, por padrão em condições normais o sistema roda com 60-40, ou seja, 60% da tração enviado para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras.

Na versão top de linha, Circuit Edition, o GR Corolla vem com diferencial de deslizamento limitado Torsen no eixo dianteiro e traseiro, que promete melhorar basntante o comportamento em curvas,  além disso o sistema de suspensão, direção e freios forão totalmente modificados para este modelo.

Um exemplo são os freios dianteiros gigantes, com discos ventilados de medidas  14 x 1.1 polegadas na dianteira, eles tem 35 cm de diâmetro, e são mordidos por pinças de 4 pistões, enquanto na traseira os discos são menores, 11.7-in. x 0.7-in, diâmetro de 29 cm e tem pinças de apenas 2 pistões de acionamento.

Desempenho…

Infelizmente a Toyota ainda não divulgou dados de desempenho do GR Corolla, porém utilizando como base os seus rivais com potência semelhante, esperamos uma aceleração na casa dos 5 segundos e velocidade máxima limitada aos 250 km/h.

Virá para o Brasil…

Recentemente vazou um documento interno da Toyota que mostrava os países na qual o GR Corolla 2023 será oferecido, e para a surpresa de todos o Brasil está nesta lista, a previsão de lançamento deste modelo por aqui é para o próximo ano (2023). Caso de fato seja lançado por aqui, esperamos um valor bastante salgado para o esportivo, possivelmente na faixa dos R$ 300.000.

 

 

Produzido no Japão…

Apesar do novo Toyota Corolla GR Sport ser um carro global, sua produção será praticamente feita de forma artesanal, por isso será muito mais demorada em relação a um Corolla normal, a Toyota monstou uma equipa especial com treinamento próprio para montar este modelo, segundo a fabricante há uma atenção especial principalmente com a montagem e alinhamento da carroceria, direção e suspensão, tudo isso é feito quase que de forma artensal com o máximo cuidado.

A produção ocorrerá apenas no Japão, mais precisamente na fábrica de Motomachi, a mesma aonde é montada a nova geração do Toyota Supra, além do Yaris GR, foi nesta mesma fábrica que a Toyota montava o raro superesportivo Lexus LFA.

Equipe Encontracarros

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