Depois do Honda Civic Type R, chegou ao vez de outro hatch esportivo de alta performance desembarcar no Brasil, a Toyota está lançando oficialmente nessa semana o insano GR Corolla 2024. Custando a partir de R$ 416.990, o hatch é um esportivo legitimo, equipado com motor 1.6L Turbo três cilindros turbo, preparado de forma artesanal, capaz de debitar nas rodas 304 cv ! O GR Corolla pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente por questões de segurança aos 230 km/h.
Índice desta matéria
Ao olhar o nome, vem logo a questão, mas como assim a Toyota está pedindo mais de R$ 400.000 em um Corolla? Na verdade o GR Corolla não é um Corolla, por traz deste projeto há o nível máximo que a montadora japonesa possui em performance atualmente. Quem projetou e construirá este carro é a Gazoo Racing, divisão esportiva oficial da Toyota – assim como a “AMG” da Mercedes e a “M” da BMW, a Gazoo é responsável por montar os carros de competição da marca Toyota, inclusive no mundial de rali WRC e nas 24 horas de Le Mans.
Tanto é que o GR Corolla não será produzido na linha de montagem normal dos Corollas, mas sim na fabrica da Toyota em Motomachi, no Japão, esta linha de montagem é considerada muito especial e tem a melhor equipe técnica da marca, de lá já saíram carros lendários como o Lexus LFA com seu V10 de 510 cv e o famoso Toyota Supra A80, produzido na década de 1990 e imortalizado nos games de corrida e no filme Velozes e Furiosos.
Em comparação a versão hatch do Corolla, vendida por exemplo na Europa e Japão, o GR Corolla traz uma carroceria bastante modificada, foi alargada, recebeu reforços com aço estrutural e 390 pontos extras de soldas, uma nova aerodinâmica e peso reduzido graças a novas partes em alumínio e fibra de carbono. Há ainda no pacote um sistema de suspensão exclusivo, eixo 6 cm mais largo na dianteira e 9 cm mais largo na traseira, freios superdimensionados, sistema de tração 4×4 exclusivo e um motor feito artesanalmente, serão apenas 6,500 unidades produzidas, destas apenas 99 inicialmente destinadas ao Brasil.
É um carro para quem gosta de carro, um Corolla com esteroides, um esportivo a moda antiga com câmbio manual de seis velocidades, feito para ser pilotado da forma mais divertida e viva possível. O único problema é realmente o preço para poucos, pelo menos na realidade brasileira.
O Toyota GR-Corolla estará disponível em duas versões de acabamento: Core que custa R$ 416.990 e a top de linha Circuit que custa nada menos do que R$ 461.990, isso mesmo R$ 462.000, é simplesmente o carro mais caro já vendido pela Toyota no Brasil. As versões tem o mesmo conjunto mecânico, mudando apenas a lista de equipamentos.
Na versão de acesso Core, o GR Corolla vem equipado com rodas forjadas da marca BBS aro 18 calçadas por pneus 235/40R18 Michelin Pilot Sport 4, console central com apliques em Black piano, diferencial com deslizamento limitado da marca Torsen, bancos esportivos forrados com suéde, além do pacote de segurança Toyota Safety Sense 3.0L, que inclui equipamentos como PCS (sistema de pré-colisão), ao fazer uma curva ou se aproximar de um cruzamento, o sistema é projetado para detectar veículos, ciclistas ou pedestres que se aproximam a frente ou na lateral do GR Corolla, fornecendo alertas audiovisuais e frenagem automática em determinadas condições para evitar ou minimizar impactos frontais ou laterais.
O pacote inclui ainda alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), que detecta veículos sem aproximando em ambos os lados ao dar ré, alerta de saída de faixa com assistente de direção (LDA) e um moderno piloto automático adaptativo com radar frontal, (DRCC) capaz de manter a velocidade programada e uma distância segura do veículo à frente e sistema de leitura de placas de transito (RDA).
Já a top de linha Circuit Edition inclui head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador wireless para smartphones, porém boa parte dos R$ 45.000 extras pedidos pela versão Circuit é destinado ao teto que é todo feito em fibra de carbono, que deixa o carro alguns quilos mais leves.
Curiosamente neste lote que virá ao Brasil, apenas 20% serão da versão de acesso Core, 80% das unidades que virão serão da top de linha Circuit, que custas R$ 462.000.
O visual do Toyota GR Corolla 2024 deixa claro que esse não é um Corolla qualquer, o hatch passou por um tratamento esportivo completo, seu estilo lembra o carro que a Gazoo Racing (divisão esportiva da Toyota) usa no Campeonato Mundial de Rally, destaque para as amplas caixas de rodas saltadas para fora, a proeminente grade do radiador e o para-choque mais largo e com tomadas de ar maiores, que contrasta com o estilo finos dos faróis. O capô conta com saídas de ar, que assim como a enorme grade, ajudam a melhorar a refrigeração do motor 1.6 turbo do carro.
As rodas foram projetadas exclusivamente pela BBS, são aro 18 e feitas em alumínio forjado em uma peça única, que aumenta sua resistência a quebra comparada com uma roda de liga leve fundida, além de ser mais leve.
Enquanto na traseira se sobressai o gigante extrator, também inspirado nos carros de rali, ele acomoda o sistema de escape que também é totalmente modificado, contando com três saídas e sistema ativo com abertura variando de acordo com o RPM.
Os engenheiros da Gazoo Racing programaram a terceira saída de escapamento de uma forma muito interessante: por diversão a válvula ficar aberta ao dar a partida no motor e se mantém enquanto o carro está em ponto morto ou em velocidades de até 32 km/h – visando aumentar o ronco do motor, após isso a saída central é fechada, se abrindo apenas quando o motor atinge mais de 4,500 rpm – é um escapamento divertido e também funcional, já que a abertura extra em altas rotações contribui para melhorar a exaustão dos gases e o desempenho do carro.
Se por fora o Toyota GR Corolla 2024 impressiona, o mesmo não se pode dizer do seu interior, que é bem sem graça. A impressão que temos é que a Toyota focou, e muito, na mecânica e no desempenho, porém não teve tempo ou interesse de aprimorar a cabine que praticamente é a mesma do Corolla. Inclusive o GR tem o mesmo padrão do sedan.
Os materiais utilizados na cabine poderiam ter uma textura mais premium. A central multimídia de apenas 7 polegadas é outro ponto decepcionante, ainda mais sabendo que o Corolla no Brasil já usa uma central mais evoluída com 10 polegadas. O volante também poderia ter um revestimento mais premium em Alcantara, como acontece no Civic Type R da Honda, que será o seu principal adversário no mercado nacional. As forrações das portas com plástico duro também não condiz com um carro de R$ 400 mil.
Diferencial mesmo apenas os bancos esportivos com revestimento na parte central em suede, detalhes em Black Piano no console, o desenho do volante, o couro com costuras vermelha nas alavancas de câmbio e de freio de mão, além dos pedais em alumínio. No mais é uma cabine muito simples para um carro que no Brasil está sendo vendido ao preço de modelos muito mais nobres como BMW, Mercedes e Audi.
Através de um botão abaixo da manopla de câmbio o motorista, ou melhor o piloto, pode escolher o modo que o torque será distribuído às rodas. Há três tipos de tração: 60%/40%, 30/70 ou 50/50, sendo dianteira/traseira respectivamente, este é o primeiro sistema de tração integral esportivo para carros de passeio desenvolvido pela Toyota em 20 anos e foi feito em parceria com a equipe Toyota Gazoo Racing do WRC (mundial de rali da FIA).
O primeiro modo manda a maior parte tração para a dianteira, sendo indicado para quando o motorista está rodando no dia a dia e não exige tanta performance, já o modo Sport (30/70) e o mais divertido permitindo que o carro escape levemente de traseira já que a maior parte do torque é enviado para lá, enquanto o modo 50/50, garante o melhor desempenho e controle já que a tração é divida por igual entre os eixos. A Toyota enfatiza que a tração GT Four é inteligente, ou seja, mesmo com um modo escolhido, a tração pode ser alterada de forma automática quando o carro julgar necessário em situações mais adversas visando um melhor controle, segurança ou desempenho, como em curvas fechadas, acelerações mais fortes ou pisos escorregadios.
Ao abrir o capô, quem esperava um “motorzão” todo modificado e com uma turbina gigante se decepcionará, o motor em si é bastante compacto e seu visual não tem nada demais, parece um 1.6 comum que a gente vê todo dia. Porém, assim como em um truque de mágica que não é visível aos olhos, este modesto 1.6, três cilindros, consegue debitar mais de 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Batizado de G16E-GTS, usa uma turbina inteligente de alta potência, intecooler também potente para garantir a refrigeração do óleo, injeção direta de combustível de alta pressão D-4S, um sistema diferente de resfriamento de pistão feito com jato de óleo múltiplo, válvulas de admissão e saída personalizadas visando deixar o motor mais cheio mesmo em rotações baixas. Enfim os engenheiro da Gazoo Racing fizeram um excelente trabalho.
O câmbio apesar de ser manual de seis marchas, não é um câmbio simples ou normal, ele é do tipo (iMT). Dotado de uma espécie de embreagem inteligente, permite fazer o chamado “rev-matching” – trocar as marchas no tempo do motor sem diminuir a aceleração, além da permitir que a embreagem suporte melhor o torque elevado.
O consumo médio do Toyota GR Corolla fica na faixa dos 8.9 km/l na cidade, enquanto na estrada fica na faixa dos 12 km/l, nada mau para um carro de 300 cv.
Graças a uma série de intervenções, como o teto em fibra de carbono e os novos braços da suspensão mais leves, a Toyota conseguiu reduzir o peso do hatch esportivo para apenas 1.485 kg. Em relação ao Corolla hatch convencional 45 kg foram eliminados. Embora não seja tão grande quanto o Corolla sedan, o GR está longe de ser um carro pequeno, ele tem 4.41 m de comprimento e tem entre eixos de 2.64 m.
Se Corolla e Civic no passado brigavam pela atenção do consumidor brasileiro, agora Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R prometem protagonizar um novo duelo de força no Brasil, ambos chegam com a missão de conquistar um publico bastante especifico, fã de esportivos japoneses, na qual dinheiro não é problema, disposto a abrir mão de conforto ou luxo em troca de ter um carro exclusivo, digno de colecionador, afinal a principio serão apenas 6.500 no mundo e 99 no Brasil.
A Toyota sabe que este não será um carro que visa volume de vendas, tanto é que algumas poucas unidades serão mostradas nas revendas GR Garages, atualmente há apenas quatro destas lojas conceitos no Brasil, localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, elas são especializadas nos modelos da Gazoo Racing.
Todos os Toyota GR Corolla 2024 são produzido na planta da Toyota em Motomachi no Japão.
Fonte: Toyotacomunica
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.