Toyota GR Supra MKV Final Edition 2026
Nascido na pista, o GR Supra é uma prova do comprometimento da Toyota com o desenvolvimento de veículos criados para o automobilismo, misturando excelência em engenharia, inovação e lições aprendidas nas condições mais exigentes que somente as corridas podem proporcionar. Para o ano modelo 2026, a Toyota celebra a despedida deste já lendário carro esportivo com o GR Supra MkV Final Edition, a edição de despedida desta geração do Supra.
Índice desta matéria
O futuro do Supra ainda é incerto, esta geração atual (quinta do modelo) terá sua produção encerrada em 2026 porém a Toyota ainda não divulgou se há alguma nova no forno, por enquanto o que sabemos é que a Toyota possivelmente trabalha em um novo esportivo, maior e mais potente em relação ao Toyota Supra.
Em 2019, Akio Toyoda, também conhecido como Morizo, reintroduziu o GR Supra ao mundo após um hiato de 17 anos. Nos 6 anos seguintes, a geração MkV (a quinta geração do Supra) provou seu valor tanto nas ruas quanto nas pistas.
Para usar o emblema GR (Gazoo Racing é a divisão de competição da Toyota), um veículo deve provar que é digno por meio de testes rigorosos pelos engenheiros da Toyota GAZOO Racing e inúmeras horas na pista com os pilotos da Toyota, incluindo o próprio Morizo, ao volante. O GR Supra alcançou sucesso em algumas das séries mais exigentes do automobilismo, incluindo a Formula Drift, a Super Taikyu no Japão e as 24 Horas de Nürburgring.
No espírito de kaizen, ou melhoria contínua, o Toyota GR Supra foi atualizado e aprimorado a cada ano no ciclo atual do modelo. Essa abordagem “sempre ativa” para o desenvolvimento de veículos fornece uma avenida para que as lições aprendidas com o automobilismo sejam aplicadas aos carros de produção de forma rápida e eficiente para o benefício dos consumidores.
Para 2026, o GR Supra MkV Final Edition visa oferecer uma experiência mais integrada não apenas para circuitos, mas também para as estradas longas e sinuosas onde os entusiastas de carros esportivos se sentem mais em casa. Desempenho de frenagem aprimorado, suspensão atualizada, maior rigidez da carroceria, ajuste do motor otimizado e desempenho aerodinâmico aprimorado inspiram confiança e aumentam a diversão.
O Toyota GR Supra MkV Final Edition encabeça uma linha que também ainda conta com as versões GR Supra 3.0 e 3.0 Premium – todas disponíveis com transmissão manual ou automática. Alimentado por um motor turboalimentado de seis cilindros em linha, o GR Supra produz impressionantes 382 cavalos de potência e 368 lb.-ft. de torque.
Os recursos de desempenho padrão incluem uma suspensão dianteira MacPherson do tipo junta dupla e suspensão traseira independente multi-link, direção hidráulica eletrônica calibrada esportivamente e saídas de escapamento traseiras duplas. Todos os modelos usam pneus Michelin® Pilot® Super Sport de alto desempenho para máxima aderência da plataforma de tração traseira do GR Supra.
O GR Supra 2026 deve chegar às concessionárias Toyota no hemisfério norte na primavera de 2025 (antes da metade do ano). A produção do GR Supra de quinta geração terminará na primavera de 2026.
Para 2026, a Toyota está apresentando o GR Supra MkV Final Edition – celebrando o GR Supra que foi reintroduzido em 2019 depois que Akio Toyoda montou uma pequena equipe para reimaginar o que agora conhecemos como o carro esportivo carro-chefe da GAZOO Racing. Nascido de testes práticos em Nürburgring, o MkV GR Supra oferece um desempenho poderoso toda vez que o motorista assume o volante.
O GR Supra MkV Final Edition oferece uma experiência de direção elevada com atualizações exclusivas para esta edição especial. O controle diferencial e os mapas de controle exclusivos foram refinados para ajudar a melhorar a tração entre o pneu e a superfície da estrada, reduzindo a derrapagens nas curvas. E para melhor controle de frenagem, discos de freio Brembo maiores foram adicionados ao veículo.
O GR Supra MkV Final Edition tem modificações na suspensão e no chassi que melhoram a estabilidade e fortalecem a conexão direta com a estrada. A aderência em curvas também é aumentada devido a um ângulo de cambagem revisado das rodas dianteiras e traseiras, o que dá aos motoristas melhor estabilidade em curvas. Amortecedores responsivos controlados eletronicamente foram revisados e isso se combina com um estabilizador dianteiro mais forte para ajudar a melhorar o desempenho de direção.
Uma sensação aumentada de suspensão e integração da carroceria é obtida usando buchas de borracha reforçadas para os braços de controle dianteiros e suportes de borracha reforçados para o subchassi traseiro, enquanto melhor aderência e controle também vêm com um suporte inferior mais forte.
Modificações aerodinâmicas, incluindo um spoiler traseiro de fibra de carbono ducktail, flaps de arco de roda dianteira e protetores de pneu dianteiros mais altos melhoram ainda mais o manuseio, otimizando o equilíbrio aerodinâmico dianteiro/traseiro e a força descendente. Enquanto isso, a direção elétrica otimizada proporciona uma sensação de direção mais direta e controle aprimorado.
A aparência exterior distinta e ousada do GR Supra MkV Final Edition é complementada por novas rodas pretas foscas de 19 polegadas, o spoiler traseiro ducktail de fibra de carbono com acabamento brilhante e capas de espelho de fibra de carbono brilhante. Dentro do veículo, o assento do motorista com acabamento em couro genuíno é estofado em Alcantara e bordado com o logotipo GR, enquanto costuras vermelhas, destaques vermelhos ao redor do botão de mudança de marchas e cintos de segurança vermelhos acentuam a sensação esportiva do interior. Os clientes também podem esperar uma capa para porta-copos GR e uma capa de carro camuflada com o veículo.
Inspirado no carro de corrida GR Supra GT4 EVO2 que compete em corridas da categoria GT4 em todo o mundo, o GR Supra MkV Final Edition também terá uma opção de pacote de estilo GT4 que vem em duas novas cores foscas exclusivas: Burnout e Undercover. O pacote de estilo inclui um gráfico lateral inspirado no GT4 no exterior, um spoiler traseiro ducktail de fibra de carbono com acabamento fosco, um emblema Supra traseiro preto fosco e capas de espelho vermelhas.
O motor de seis cilindros em linha turboalimentado de 3,0 litros do GR Supra proporciona um desempenho emocionante graças ao torque potente em alta faixa de rpm, proporcionando um tempo de 0-60 de 3,9 segundos com a transmissão automática de 8 velocidades (AT) e 4,2 segundos quando equipado com a transmissão manual (MT). Os modelos AT têm uma classificação de economia de combustível combinada estimada pelo fabricante de 22 cidade/29 estrada/25 ajudada em parte pela tecnologia start/stop padrão, que desliga o motor enquanto o carro está parado.
O AT permite que os motoristas se concentrem no acelerador e na frenagem – abrindo possibilidades para um momento emocionante ao dirigir. O MT apresenta uma Transmissão Manual Inteligente (iMT) programada com software que prioriza o desempenho esportivo. Ao aumentar a marcha, os parâmetros são ajustados para otimizar o torque do motor no momento do engate e liberação da embreagem. Em reduções de marcha, o software inclui correspondência de rotações para desempenho consistente. O iMT é definido como padrão, mas, se o motorista preferir, ele pode ser desligado no Modo Individual.
Os motoristas podem selecionar entre os modos Normal, Sport e Individual que ajustam a resposta do acelerador, o amortecimento da suspensão e as configurações da direção hidráulica. Além disso, todas as versões incluem uma Suspensão Variável Adaptativa (AVS) com sensores que detectam constantemente mudanças nas operações de direção e nas condições da superfície da estrada. As válvulas solenoides controlam com precisão a força de amortecimento dos amortecedores. O modo NORMAL fornece um equilíbrio de alto nível entre a estabilidade do veículo e o conforto de direção flexível, permitindo uma direção enérgica sem sacrificar o conforto. O modo SPORT realiza uma postura de veículo tranquila e plana com rolagem suprimida e uma resposta de direção mais ágil.
O GR Supra é conhecido por seu exterior ousado e agressivo que apresenta uma postura ampla, linhas afiadas e seu distinto spoiler traseiro – proporcionando excelente aerodinâmica e desempenho. Disponível em Stratosphere, Absolute Zero, Nocturnal e Renaissance Red 2.0, o GR Supra 2026 vai virar cabeças nas ruas da cidade.
No interior, um design refinado do cockpit aprimora a experiência de desempenho. O layout minimalista da cabine prioriza funcionalidade e conforto. A versão 3.0 vem com Alcantara preta de toque suave e bancos esportivos com acabamento em couro e ajuste elétrico. A versão 3.0 Premium traz uma sensação de luxo com bancos ajustáveis elétricos que vêm com uma opção de bancos com acabamento em couro preto ou acabamento em couro cor de avelã. Ambas as versões têm assentos aquecidos padrão.
A tecnologia moderna é incorporada sem esforço ao interior com opções de conectividade e áudio que adicionam uma dimensão sonora à direção no GR Supra. O Supra Connect vem de fábrica no 3.0 Premium junto com um sistema JBL® Hi-Fi de 12 alto-falantes e 500 watts. A versão 3.0 pode ser atualizada para o sistema JBL de 12 alto-falantes com o Pacote JBL Safety & Technology Plus disponível, que inclui o Supra Connect.
Todos os modelos GR Supra 2026 vêm equipados com uma tela sensível ao toque de 8,8 polegadas que também pode ser controlada por meio de um controlador de toque rotativo. O GR Supra 3.0 vem com um sistema de áudio padrão de 205 watts e 10 alto-falantes, enquanto o 3.0 Premium é equipado com um sistema de áudio JBL® Premium de 500 watts e 12 alto-falantes.
O carregamento Qi sem fio é padrão no grau 3.0 equipado com transmissão manual, bem como no grau 3.0 Premium e no MkV Final Edition. A compatibilidade sem fio com Apple CarPlay® está disponível no grau 3.0 e é padrão no grau 3.0 Premium. O grau 3.0 Premium também vem de fábrica com Head-Up Display para permitir que os motoristas verifiquem sua velocidade, vejam indicadores de advertência e navegação curva a curva enquanto mantêm os olhos na estrada à frente.
Quando os clientes atualizam para o Pacote de Segurança e Tecnologia Plus JBL na versão 3.0, eles ganham:
Sistema de áudio JBL Premium de 12 alto-falantes e 500 watts
Compatibilidade com Apple CarPlay sem fio com capacidade de tela cheia (somente iOS)
Controle de cruzeiro dinâmico de radar de velocidade máxima (modelos AT)
Navegação
Monitor de ponto cego
Alerta de tráfego cruzado traseiro
Informações sobre limite de velocidade
Sensores de estacionamento com função de frenagem de emergência
Teste do Toyota Supra Connect que inclui serviços remotos, manutenção remota, chamada de emergência automática, informações de trânsito em tempo real, recuperação de veículos roubados e atualizações de mapas
O Driver’s Assist Package é outra opção disponível na versão 3.0 Premium, que inclui:
Controle de cruzeiro dinâmico de radar de velocidade máxima (modelos AT)
Monitor de ponto cego
Alerta de tráfego cruzado traseiro
Sensores de estacionamento com função de frenagem de emergência
Segurança e conveniência
Todos os modelos GR Supra vêm equipados com uma série de recursos de segurança que incluem Sistema de Pré-Colisão com Detecção de Pedestres, Aviso de Saída de Faixa com Assistência de Direção, Controle de Estabilidade do Veículo, Assistência de Frenagem, Sistema de Freios Antibloqueio, Sistema Avançado de Airbag para Motorista e Passageiro da Frente (airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho), Controle de Estabilidade do Veículo, Sistema de Freios Antibloqueio, Controle de Tração e Sistema de Retenção Infantil no Banco do Passageiro.
Os recursos de conveniência padrão incluem Faróis Altos Automáticos, Câmera de Retrovisor com linhas de auxílio ao estacionamento, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus, Controle de Assistência de Partida em Subida, Luzes de Estacionamento Direcionais e cintos de segurança de 3 pontos para motorista e passageiro. O Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar de Velocidade Total está incluído nas versões 3.0 AT com o Pacote de Segurança e Tecnologia Plus JBL disponível e nas versões 3.0 Premium AT com o Pacote de Assistência ao Condutor disponível. Os modelos MT vêm com um sistema de Controle de Cruzeiro tradicional.
Um modelo GR ganha seu distintivo quando prova seu valor na pista. Para levar os benefícios do desenvolvimento de veículos criados para esportes motorizados aos clientes, todos os modelos GR nos Estados Unidos vêm com uma assinatura gratuita de 1 ano da National Auto Sport Association (NASA), uma organização norte americana que promove corridas, cursos e eventos em pistas ao redor dos Estados Unidos, ou seja, o comprador poderá desfrutar de todo o desempenho do seu GR Supra nas pistas.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.