A Toyota já vende a linha 2024 da Hilux em suas concessionárias, a picape que é a líder absoluta na categoria está sendo ofertada em 8 versões, todas equipadas com motor 2.8 turbo diesel combinado com tração 4×4 e opção de câmbio manual ou automático. Os preços partem de R$ 219.090 na opção de entrada Chassi Cabine sem caçamba – que é destinada ao uso comercial, a versão cabine dupla mais barata é a STD Power Pack por R$ 242.590, enquanto a top de linha é a GR-Sport, ofertada por salgados R$372.890. Como novidade para a Hilux 2024 há a nova versão SRX Plus, que entre os diferenciais sai de fábrica com suspensão elevada, porém seu preço não é nada barato, R$ 334.890, R$ 10 mil a mais em relação a SRX normal.
Índice desta matéria
Cabine simples
Hilux Chassi Cabine – R$ 219.090
Hilux Cabine Simples – R$ 226.790
Cabine Dupla
Hilux STD PowerPack – R$ 242.590
Hilux SR – R$ 272.190
Hilux SRV – R$ 289.990
Hilux SRX – R$ 324.490
Hilux SRX Plus – R$ 334.890
Hilux GR Sport – R$ 372.890
A nova Hilux SRX Plus 2024 chega para ficar no lugar da versão Conquest que foi descontinuada, traz como diferencial a suspensão exclusiva, começando pelos eixos alargados em 140 mm na dianteira e 155 mm na traseira, há ainda novos braços de suspensão também mais largos e novos amortecedores, mais robustos com tubo duplo e 3 mm a mais no diâmetro, sendo que a suspensão traseira da SRX Plus conta com amortecedores reposicionados para fora do chassi, o que aumenta a resistência do conjunto.
Para melhorar a capacidade off-road, a altura em relação ao solo na SRX Plus foi elevada em 20 mm, o ângulo de ataque foi aumentado em 1 grau, permitindo a picape encarar com maior facilidade, sem raspar, trechos fora do asfalto.
Por fim, a Toyota pela primeira vez na Hilux instalou uma barra estabilizadora no eixo traseiro, lembrando que as demais versões tem barra estabilizadora apenas na dianteira, a SRX Plus, segundo a fabricante, apresenta uma melhora significativa na absorção de impactos em terrenos acidentados, além de resistência a rolagem em curvas 20% maior em relação as demais versões, alías, a estabilidade é um ponto bastante criticado na Toyota Hilux. Ainda na parte da segurança, a Toyota instalou na SRX Plus freios a discos traseiros no lugar dos tambores presentes nas versões mais baratas.
Visualmente, a Hilux SRX Plus se diferencia pelos detalhes exclusivos no design, como esta versão tem eixos mais largos, as caixas de rodas tiveram que ser alargadas e a Toyota instalou novas molduras nos para-lamas dianteiros e traseiros. Outro diferencial é a “barra aerodinâmica” na traseira (foto abaixo), que é uma espécie de aerofólio para diminuir a turbulência causada pelo vento na caçamba, diminuindo assim o ruído na cabine, além de deixar a picape com aspecto visual mais esportivo.
Do lado de dentro, a nova Hilux SRX Plus 2024 tem praticamente o mesmo conteúdo das demais versões, trazendo sistema multimídia com tela de 9 polegadas, 7 airbags, além da versão completa do pacote de assistencia a condução Toyota Safety Sense, que entre outros recursos adiciona piloto automático adaptativo ACC e frenagem frontal automática.
Feita a apresentação da nova versão SRX Plus, vamos conhecer o conteudo das demais versões da Toyota Hilux 2024:
Apesar de que no passado dominavam o mercado hoje as picapes cabine simples são raridades, destinadas quase que exclusivamente para o uso comercial. No caso da Hilux, há ainda duas versões nesta configuração, a Chassi Cabine e a Cabine Simples, ambas contam com o mesmo powertrain, o 2.8 turbo diesel, 4 cilindros de 204 cv e 42,8 kgfm de torque, vindo sempre com câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. Importante comentar que, as versões cabine simples da Hilux ainda mantém o visual antigo, bem mais simples em relação as demais, é o mesmo design que a picape tinha em 2016, além disso, os para-choques não tem pintura.
A Hilux cabine simples tem capacidade de carga de 1010 kg, lembrando que a versão Chassi Cabine não tem caçamba, sendo destinada a implementações como baú, carroceria de madeira com piso plano, e outros usos comerciais.
As versões cabine simples têm uma lista de equipamentos modesta, porém ainda assim, não é basica, há ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura e de profundidade, faróis com acendimento automático, luz de condução diurna e função follow me home, dois alto falantes nas portas – mas não há rádio de série, banco do motorista com ajuste de altura, protetor da caçamba, airbags frontais e para os joelhos do motorista totalizando 3 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de subida, bloqueio de diferencial traseiro com acionamento elétrico, console entre os bancos dianteiros com porta copos, tomada 12v no interior. Vale comentar que os vidros são mecânicos, assim como o ajuste dos retrovisores, enquanto as rodas são em aço aro 17 sem calotas, os para-choques, as maçanetas e os retrovisores não têm pintura.
A versão mais barata com cabine dupla é a STD Power Pack (R$ 242.590) ela já tem visual similar ao das opções mais caras, porém mais simplificado, as rodas são em aço, os retrovisores e as maçanetas não têm pintura e ainda não há itens básicos como vidros e retrovisores elétricos, além disso, o câmbio da STD Power Pack é manual de seis marchas. Como diferenciais a lista de equipamentos agrega sistema multimídia, volante multi-funcional, sete airbags e bancos revestidos em material sintético.
Quem quiser uma Hilux mais equipada e sem aquela cara de carro de frota, terá que desembolsar R$ 30.000 a mais e levar a versão SR, que já agrega câmbio automático de seis marchas, motor 2.8 diesel com maior torque 50.9 kgfm contra 42,8 kgfm, rodas em liga leve aro 17, faróis de neblina em LED, estribos laterais, ar-condicionado automático dual zone digital, sistema de som com 6 alto falantes, piloto automático, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, volante e alavanca de câmbio revestido em couro, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, alarme com controle remoto, além dos itens citados nas demais versões mais acima.
Por R$ 17.800 adicionais em relação ao SR, há a configuração SRX, que agrega além dos itens já citados: banco do motorista com regulagem elétrica, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, saída de ar condicionado para o banco traseiro, dois modos de condução ECO e Power, bancos revestidos em couro e material sintético, retrovisor interno antiofuscamento, retrovisores internos elétricos e com sistema de rebatimento, compartimento refrigerado no painel, trava de segurança do estepe, rodas maiores aro 18 com acabamento diamantado, grade frontal, retrovisores e maçanetas cromados, além do para-choque traseiro também cromado.
A configuração SRX, quase R$ 35 mil mais cara em relação a SRV, além dos itens já citados, agrega faróis Full LED, lanternas traseiras em LED, sistema de som JBL com 6 alto falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer, capota maritima na caçamba, bancos em couro perfurado e material sintético, além do pacote de segurança Toyota Safety Sense com piloto automático adaptativo ACC, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de mudança de saída de faixa e um sistema de câmeras 360 graus, apesar de ser uma lista interessante, parece que aqui a Toyota exagerou no preço.
Como já dissemos no início deste post, a SRX Plus se diferencia pela suspensão exclusiva, mais alta, robusta e estável, além do visual mais largo e a barra aerodinâmica na caçamba, fora isso, a lista de equipamentos é praticamente a mesma da SRX normal.
Por fim, a versão mais cara da linha Hilux, a GR Sport, tem acerto mecânico exclusivo, traz um motor mais potente, calibrado para entregar 20 cv a mais, totalizando 224 cv de potência e 55 kgfm de torque, além de eixos alargados, visual exclusivo com para-choques esportivos com proprosta off-road, skid plate na parte inferior da dianteira, grade frontal com acabamento exclusivo, para-lamas com alargadores, além de suspensão esportiva acertada pela Gazoo Racing, freio a disco nas quatro rodas, rodas em liga leve aro 17 com visual exclusivo, pneus todo terreno, há ainda a barra aerodinâmica na caçamba para diminuir a ação do vento, a mesma da SRX Plus.
O interior da Hilux GR Sport também é exclusivo, os bancos são revestidos em couro aveludado do tipo suede, teto e coluna são pintados na cor preta, o painel tem detalhes em vermelho, assim como o quadro de instrumentos também com visual inédito, as forrações das portas possuem apliques que imitam fibra de carbono, volante, câmbio, descança braço e os bancos têm costuras em vermelho.
Todas as versões da Hilux 2024 vem com o bloco 1GD D-4D, 2.8 litros, turbo diesel, 16v, 4 cilindros, com 204 cv de potência, porém o torque varia de acordo com a transmissão, nas versões de entrada com câmbio manual são 42,8 kgfm, enquanto nas configurações automáticas sobe para 50,9 kgfm. A tração da Hilux atualmente é sempre 4×4, tendo reduzida com acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial. O câmbio é manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Lembrando que a GR Sport tem uma versão modificada deste motor, calibrado para entregar 20 cv a mais de potência e 5 kgfm a mais de torque.
As versões com cabine simples e câmbio manual tem consumo de 10,1 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. A versão STD Power Pack faz 10,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. As configurações automáticas SRX Plus, SRX, SRV e SR, fazem 10.1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. Por fim a Hilux GR Sport tem consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.
A picape da Toyota na linha 2024 tem 5 opções de cores: porém apenas o Branco Polar é de série, todas as demais opções de cores: Cinza Granito, Prata Nevoa, Preto Attitude e Vermelho Volcano, custam R$ 2.100 adicionais. A GR Sport tem pinturas diferenciadas: preto, prata, além do vermelho com teto preto e branco com teto em preto. As opções de entrada cabine simples têm apenas duas opções de pintura: branco ou prata, sendo que o prata é opcional.
Fonte e maiores informações acesse: Toyota.com.br
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