Toyota

Toyota Hilux Champ – Nova picape de baixo custo será lançada em 2024 e pode vir ao Brasil

A Toyota sabe que sua principal picape no mundo, a Hilux, encareceu demais nos últimos anos, no Brasil o modelo tem preços hoje entre R$ 219.090 até salgados R$ 372.890, o que faz com que a montadora japonesa acabe perdendo clientes para picapes mais acessíveis, principalmente em países emergentes como o Brasil, Índia e Indonésia. Sabendo disso, a Toyota está trabalhando no desenvolvimento de uma picape de baixo custo para estes países, batizada de Hilux Champ, o modelo entrará em produção em 2024 e será uma opção mais barata e simples em relação a Hilux tradicional cabine simples e o resultado promete ser interessante.

A nova plataforma IMV-0 e os utilitários de baixo custo da Toyota

Esta nova picape de baixo custo ou, como está sendo chamada na Ásia, Hilux Champ, será o primeiro membro da nova família LCV (veículos comerciais leves) da Toyota, apresentada em agosto de 2023 na Indonésia como o conceito Rangga. A Toyota está desenvolvendo uma plataforma totalmente nova para estes utilitários mais baratos, conhecida como IMV-0, a nova base terá a modularidade como principal atrativo, ou seja, esta picape terá capacidade de ser utilizada em diversas aplicações, como ambulância, guincho, baú, food truck, transporte de cargas leves e etc.

Já há inclusive protótipos rodando sem camuflagem na Indonésia da nova Hilux Champ, o que confirma a tese que este modelo entrará em produção em breve, sua produção começará inicialmente na Filipinas.

Dimensões da Hilux Champ

Na versão básica cabine simples e caçamba, a Hilux Champ mede 5.30 m de comprimento por 1,78 m de largura e 1,74 m de altura, tendo distância entre eixos de 3,08 m, são praticamente as mesmas medidas da Hilux que conhecemos, o que não é por acaso.

Design diferente…

Além de proposta versátil e das boas medidas, chama atenção o visual diferente da Hilux Champ, o modelo tem carroceria com desenho quadrado em formato de caixa, é uma simplicidade que ficou diferente e imponente, com direito aos para-lamas expostos que parecem inspirados na lendária Toyota Bandeirante.

Este estilo mais rústico também serve para a Toyota poder baixar os custos de produção e de reparo da Hilux Champ, diversas partes da carroceria serão em plástico, o que também permitirá fazer adaptações mais fáceis na carroceria de acordo com o tipo de uso necessário, assim como um LEGO que pode ser montado e desmontado. A Toyota já trabalha em parceria com diversos fabricantes e fornecedores na Ásia para desenvolver soluções em adaptar a traseira da plataforma para diferentes aplicações.

Com relação ao conceito mostrado na Tailândia em agosto de 2023, a versão final de produção mudou muito pouco, a principal alteração são os faróis, que na versão que chegará as ruas usam lâmpadas comuns ao invés dos LED como apresentados nos protótipos.

Foto: AutoLifeThailand.tv

Interior simplificado

Por dentro também a Hilux Champ mostra simplicidade, o painel tem desempenho reto e sem frescuras, parece um modelo da década de 1990, tudo é feito em plástico duro, não há detalhes de acabamento, há apenas o essencial, no topo do painel há uma caixa que será destinada a central multimídia que estará presente nas versões mais caras. Para não dizer que não há luxos, há vidros elétricos, direção elétrica e ar-condicionado, enquanto o volante é o mesmo usado na Hilux Cabine simples.

Motorização 2.4 turbo diesel…

Na parte mecânica, a Hilux Champ aproveitará o atual conjunto motriz “2GD-FTV” usado nas versões mais baratas da Hilux na Ásia, trata-se do motor 2.4 turbo diesel, 4 cilindros de 150 cv de potência com duas versões, uma com câmbio manual de 5 marchas e 34,3 kgfm de torque e outra automática de seis velocidades com 40 kgfm de torque. A tração poderá ser 4×2 ou 4×4.

Acima a versão de produção da nova Hilux Champ na Tailândia – Foto: AutoLifeThailand.tv

Qual será o preço da Hilux Champ?

Aqui está a questão que certamente mais importa neste modelo, o quanto esta picape será mais barata em relação a Hilux? De acordo com o site Autolifethailand.tv, a expectativa é que o preço da versão mais básica, com chassi e cabine (sem caçamba) fique abaixo dos 500.000 baht, o equivalente a R$ 69.000, porém calma, lembrando que a Toyota Hilux mais barata na Tailândia, parte de 564.000 (R$ 77.900), nesta mesma configuração chassi cabine com motor 2.4 manual. Tentando simplificar, o pessoal da imprensa tailandesa espera valores em média de 10% a 15% mais baratos em relação a Hilux, portanto, como no Brasil a Hilux Cabine Simples chassi parte de R$ 219.000, a Hilux Champ partiria de algo em torno de R$ 186.000 a R$ 197.000.

Foto: AutoLifeThailand.tv

Quando a Hilux Champ chegará?

Oficialmente a apresentação da Hilux Champ acontece agora no dia 27 de novembro na Ásia, porém, a produção terá inicio apenas em 2024, inicialmente na fábrica da Toyota em Santa Rosa, província de Laguna, Filipinas e de lá o modelo deve ser exportado para países como Indonésia, Tailândia e Índia.

A Hilux Champ virá ao Brasil?

Por enquanto não há informações oficiais sobre a Hilux Champ ser vendida no Brasil, há alguns fatores que complicam sua vinda, pelo menos a curto prazo. Como é feita sobre uma plataforma inédita, a IMV-0, sua produção local demandaria um alto custo por parte da Toyota e importa-la não seria viável devido aos custos e impostos. Mas calma, ainda não desanime ! A intenção da Toyota é de levar esta nova proposta de picape para países vários emergentes, portanto o Brasil pode sim estar nesta lista, a Hilux Champ seria uma ótima opção para quem está em busca de uma picape mais robusta para o trabalho, ou, caso surja uma versão um pouco mais equipada, poderia ser uma interessante resposta da Toyota para brigar com as picapes menores como Fiat Toro e Chevrolet Montana, porém, oferendo algo muito mais raiz e robusto.

 

Fonte: Autolifethailand.tv 

Via: Carscoops.com

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.