A Toyota sabe que sua principal picape no mundo, a Hilux, encareceu demais nos últimos anos, no Brasil o modelo tem preços hoje entre R$ 219.090 até salgados R$ 372.890, o que faz com que a montadora japonesa acabe perdendo clientes para picapes mais acessíveis, principalmente em países emergentes como o Brasil, Índia e Indonésia. Sabendo disso, a Toyota está trabalhando no desenvolvimento de uma picape de baixo custo para estes países, batizada de Hilux Champ, o modelo entrará em produção em 2024 e será uma opção mais barata e simples em relação a Hilux tradicional cabine simples e o resultado promete ser interessante.
Índice desta matéria
Esta nova picape de baixo custo ou, como está sendo chamada na Ásia, Hilux Champ, será o primeiro membro da nova família LCV (veículos comerciais leves) da Toyota, apresentada em agosto de 2023 na Indonésia como o conceito Rangga. A Toyota está desenvolvendo uma plataforma totalmente nova para estes utilitários mais baratos, conhecida como IMV-0, a nova base terá a modularidade como principal atrativo, ou seja, esta picape terá capacidade de ser utilizada em diversas aplicações, como ambulância, guincho, baú, food truck, transporte de cargas leves e etc.
Já há inclusive protótipos rodando sem camuflagem na Indonésia da nova Hilux Champ, o que confirma a tese que este modelo entrará em produção em breve, sua produção começará inicialmente na Filipinas.
Na versão básica cabine simples e caçamba, a Hilux Champ mede 5.30 m de comprimento por 1,78 m de largura e 1,74 m de altura, tendo distância entre eixos de 3,08 m, são praticamente as mesmas medidas da Hilux que conhecemos, o que não é por acaso.
Além de proposta versátil e das boas medidas, chama atenção o visual diferente da Hilux Champ, o modelo tem carroceria com desenho quadrado em formato de caixa, é uma simplicidade que ficou diferente e imponente, com direito aos para-lamas expostos que parecem inspirados na lendária Toyota Bandeirante.
Este estilo mais rústico também serve para a Toyota poder baixar os custos de produção e de reparo da Hilux Champ, diversas partes da carroceria serão em plástico, o que também permitirá fazer adaptações mais fáceis na carroceria de acordo com o tipo de uso necessário, assim como um LEGO que pode ser montado e desmontado. A Toyota já trabalha em parceria com diversos fabricantes e fornecedores na Ásia para desenvolver soluções em adaptar a traseira da plataforma para diferentes aplicações.
Com relação ao conceito mostrado na Tailândia em agosto de 2023, a versão final de produção mudou muito pouco, a principal alteração são os faróis, que na versão que chegará as ruas usam lâmpadas comuns ao invés dos LED como apresentados nos protótipos.
Por dentro também a Hilux Champ mostra simplicidade, o painel tem desempenho reto e sem frescuras, parece um modelo da década de 1990, tudo é feito em plástico duro, não há detalhes de acabamento, há apenas o essencial, no topo do painel há uma caixa que será destinada a central multimídia que estará presente nas versões mais caras. Para não dizer que não há luxos, há vidros elétricos, direção elétrica e ar-condicionado, enquanto o volante é o mesmo usado na Hilux Cabine simples.
Na parte mecânica, a Hilux Champ aproveitará o atual conjunto motriz “2GD-FTV” usado nas versões mais baratas da Hilux na Ásia, trata-se do motor 2.4 turbo diesel, 4 cilindros de 150 cv de potência com duas versões, uma com câmbio manual de 5 marchas e 34,3 kgfm de torque e outra automática de seis velocidades com 40 kgfm de torque. A tração poderá ser 4×2 ou 4×4.
Aqui está a questão que certamente mais importa neste modelo, o quanto esta picape será mais barata em relação a Hilux? De acordo com o site Autolifethailand.tv, a expectativa é que o preço da versão mais básica, com chassi e cabine (sem caçamba) fique abaixo dos 500.000 baht, o equivalente a R$ 69.000, porém calma, lembrando que a Toyota Hilux mais barata na Tailândia, parte de 564.000 (R$ 77.900), nesta mesma configuração chassi cabine com motor 2.4 manual. Tentando simplificar, o pessoal da imprensa tailandesa espera valores em média de 10% a 15% mais baratos em relação a Hilux, portanto, como no Brasil a Hilux Cabine Simples chassi parte de R$ 219.000, a Hilux Champ partiria de algo em torno de R$ 186.000 a R$ 197.000.
Oficialmente a apresentação da Hilux Champ acontece agora no dia 27 de novembro na Ásia, porém, a produção terá inicio apenas em 2024, inicialmente na fábrica da Toyota em Santa Rosa, província de Laguna, Filipinas e de lá o modelo deve ser exportado para países como Indonésia, Tailândia e Índia.
Por enquanto não há informações oficiais sobre a Hilux Champ ser vendida no Brasil, há alguns fatores que complicam sua vinda, pelo menos a curto prazo. Como é feita sobre uma plataforma inédita, a IMV-0, sua produção local demandaria um alto custo por parte da Toyota e importa-la não seria viável devido aos custos e impostos. Mas calma, ainda não desanime ! A intenção da Toyota é de levar esta nova proposta de picape para países vários emergentes, portanto o Brasil pode sim estar nesta lista, a Hilux Champ seria uma ótima opção para quem está em busca de uma picape mais robusta para o trabalho, ou, caso surja uma versão um pouco mais equipada, poderia ser uma interessante resposta da Toyota para brigar com as picapes menores como Fiat Toro e Chevrolet Montana, porém, oferendo algo muito mais raiz e robusto.
Fonte: Autolifethailand.tv
Via: Carscoops.com
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.