A Toyota está de lançado de forma oficial no Japão, o sedan Mirai 2022, além do visual extremamente estiloso e futurista, o grande destaque deste modelo fica por conta de sua motorização, tratasse de um dos poucos sedans do mercado mundial movido 100% a hidrogênio, a meta da Toyota com o Mirai é ambiciosa, o sedan que dar origem a uma nova era dos carros ecológicos.
Índice desta matéria
Com o Mirai a Toyota que repetir o feito que fez com o Prius na década de 1990. Na época os modelos híbridos eram vistos com muita desconfiança, carros poucos práticos para o dia a dia e com manutenção complicada, porém com o passar tempo o Prius foi caindo na graça do consumidor, se tornando um dos carros mais vendidos do mundo, abrindo caminho para uma série de outros carros híbridos, hoje já quase comuns nas ruas.
Devido a seu baixo consumo de combustível e principalmente o fato do hidrogênio ser ecológico, ou seja não emite poluentes, a Toyota quer tenta repetir o feito com o Mirai, que em 2022 chega a sua segunda geração trazendo diversas evoluções em relação a geração original lançada em 2015.
A Toyota é uma das montadoras que mais vem investindo em carros a hidrogênio, devido a uma série de limitações, incluindo o preço e a segurança, esse tipo de carro ainda é bastante incomum no mercado. Ao contrário de outras montadoras, a Toyota acredita que os carros elétricos são apenas uma solução passageira para o desafio de migrar do motor a combustão para modelos com motores mais eficientes e ecológicos. Em alguns países como a China, um carro elétrico pode poluir mais do que um carro com motor a combustão, já que nesses países boa parte da energia é gerada em usinas que utilizam carvão.
De acordo com a Toyota, o Mirai traz uma série de vantagens por exemplo, não emite qualquer tipo de poluente apenas água em seu funcionamento, além disso movido a hidrogênio é vencido um dos principais problemas dos carros elétricos, a necessidade de baterias para armazenar a eletricidade, o que limita sua autonomia, e torna o tempo de recarga demorado, já existem carros a hidrogênio que rodam mais de 1000 km com um tanque, e o tempo para encher o tanque de hidrogênio é de menos de 5 minutos, muito próximo do tempo pra encher um tanque de gasolina, que fica em torno dos 2 minutos.
Porém claro, como se trata de uma tecnologia nova ela ainda necessita ainda ser evoluída, há ainda grandes problemas no uso de hidrogênio em carros de passeio, como por exemplo, o alto custo deste combustível, na Europa encher um tanque de hidrogênio pode custar mais de 50 euros (mais de R$ 300 reais), a rede de abastecimento ainda é limitada e o hidrogênio é perigoso, já que é um gás altamente inflamável, seu armazenamento é complexo, sua temperatura chega quase a -40 graus, o que demanda cuidados principalmente com vazamentos, colisões, e na hora do abastecimento.
Mas voltando ao Toyota Mirai 2022 , ele conta com 182 CV de potência e 30 kgfm de torque, segundo a marca o carro funciona até em temperaturas inferiores a – 30. A autonomia do sedan chega até os 650 km com os tanques cheios, o motor do sedan é alimentado por três tanques de hidrogênio dependendo da versão.
Em matéria de velocidade o sedan pode chegar aos 100 km/h em 9.2 segundos.
O funcionamento do Toyota Mirai é complexo, mas tentando explicar de uma forma simplificada, este modelo usa um “pack” com células de hidrogênio de alta densidade, 5.4 kw/l, que são como as baterias dos motores elétricos, elas fazem a conversão do hidrogênio em eletricidade com corrente direta “DC”, através de reações eletroquímicas, cada célula produz menos de 1 volts, o Toyota Mirai 2022 conta agora com 370 células, sua potência total é de 128 kw (o equivalente a 174 cv), sendo que o modelo de primeira geração desenvolvia 114 kw (155 cv).
Ao invés de poluir as ruas da cidades o Toyota Mirai 2022 limpa o meio ambiente, graças a um filtro catalítico, este carro limpa todas as impurezas do ar enquanto se move, há filtros de ar incorporados nas tomadas de ar do motor. Ao invés de ser um carro zero de emissão, ele negativa as emissões, já que o ar usado para alimentar as células de hidrogênio, é purificado cerca de 90 até 100% dos poluentes, após ele passar pelas células de hidrogênio.
Em relação a primeira geração, lançada em 2015, o Toyota Mirai 2022 evoluiu por completo, sua carroceria (foto abaixo), antes lembrava bastante o jeitão do Prius, agora assume uma proposta diferenciada, maior, mais encorpada, e com jeitão de carro de luxo.
Além de ecológico o Toyota Mirai 2022 também é bonito, o carro traz um visual extremamente futurista, porém ao mesmo tempo elegante e minimalista.
Acima a geração atual do Toyota Mirai, lançada em 2015.
Em comparação a primeira geração, a altura foi reduzida em 6,5 cm, sendo agora de 1,47 m, porém a maior mudança foi o comprimento, que cresceu 14 cm, o Mirai agora mede praticamente 5 metros, 4,975 m e tem amplos 2,92 m de entre-eixos, dimensões similares as de um BMW Série 5 ou Mercedes Classe E. O jeitão de sedan esportivo de luxo é reforçado pelas rodas gigantes aro 19 ou 20.
Além disso, a nova plataforma GA-L, permite que o carro tenha mais tanques de hidrogênio, no total agora são três tanques, posicionados em “T” no assoalho na parte central do veículo, eles não roubam espaço dos passageiros ou no porta-malas, este tês tanques apesar de compactos podem armazenar juntos 5,6 kg de hidrogênio, aumentando a autonomia do carro em 30% em comparação com a geração anterior do Toyota Mirai.
O interior do Toyota Mirai 2022 também impressiona, a cabine foi completamente reformulada, assumiu um estilo luxuoso, é toda forrada em couro, o desenho futurista do painel também chama bastante atenção.
O carro conta com duas telas de alta definição, uma é um cluster digital, enquanto a outra exibe as funções do sistema multimídia, o sedan de luxo a hidrogênio da Toyota conta ar-condicionado com três zonas de temperatura, sistema de áudio com 14 altos falantes, além de retrovisores digitais e sistema de direção semi-autônoma que utiliza sensores e câmeras para manter o carro de modo autônomo dentro das faixas de rodagem, além de acelerar e frear sozinho, basta apenas o motorista manter a mão no volante.
Nos Estados Unidos os preços do Toyota Mirai 2022 vão começar em US$ 49.500 dólares (R$ 255 mil em uma conversão direta nos dias atuais), valor esse que chega a bagatela de US$ 66.000 (R$ 335 mil), na versão top de linha. A mais cara traz itens em relação a versão de entrada itens como rodas de liga leve aro 19, interior em dois tons e teto solar panorâmico, opcionalmente o comprador pode levar o carro para casa com rodas aro 20 com acabamento cromado por mais US$ 1.120.
Com dissemos o preço alto deste tipo de tecnologia ainda é proibitivo. Por isso caso o comprador deseje, ao invés de adquirir o sedan é possível alugar o modelo, uma espécie de leasing oficial da Toyota, com valores que começam na faixa dos US$ 500 mensais.
Pelo menos no mercado americano não será fácil comprar um Toyota Mirai 2022, esse será oferecido apenas no estado da Califórnia, que conta com um rede maior de postos de carros hidrogênios, além de oferecer maiores incentivos fiscais.
Além da Califórnia, o Toyota Mirai, também deve ser ofertado em alguns países da Europa, além do Japão, China e Coreia do Sul.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.