A Toyota revelou no Salão de Genebra 2018 o GR Supra Racing Concept, o modelo nada mais é do que a versão de corrida da nova geração do Supra, o famoso esportivo japonês que voltará a vida este ano.
Lançado inicialmente em 1978, como uma versão maior e mais esportiva do Toyota Celica, o Supra, teve então três gerações: A40 de 1978, A60 em 1981, A70 1986 e A80 lançada em 1993, esta última é a que fez mais sucesso, principalmente após aparecer em jogos como Gran Turismo e no primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos, o Supra original saiu de linha em 2002, deixando um legado de fãs ao redor do mundo.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Nesta nova geração que deve se lançada este ano, a Toyota trazer de volta todas as características do antigo Supra, ou seja, um carro esportivo de motor dianteiro, tração traseira, que proporcione uma ótima e divertida dirigibilidade, além da carroceria com capô longo e traseira curta.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O Toyota GR Supra Racing…
Enquanto a Toyota ainda finaliza o desenvolvimento da versão de rua do novo Supra, a empresa japonesa levou para o Salão de Genebra uma versão de corrida do novo Supra, chamado de GR Supra Racing, o bólido foi desenvolvido em parceria com a Toyota Gazoo Racing, que é responsável pelo desenvolvimento dos modelos da marca que competem no campeonato mundial de rali e no mundial de endurance, como nas 24 horas de Le Mans.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O GT Supra Racing Concept é baseado claro na nova geração do Supra, porém traz diversas evoluções na carroceria, tanto na mecânica, quanto na aerodinâmica, diversas partes da carroceria do conceito são feitas em fibra de carbono como o para-choque dianteiro e traseiro que são mais largos e também traz novas tomadas de ar na dianteira, capô, spoilers, saias laterais, capas dos retrovisores e no enorme aerofólio traseiro, tudo é em fibra de carbono, enquanto o para-brisa e as janelas laterais são feitas em plástico.
A suspensão do novo Supra GR Concept é de competição, feita pela OE, os freios também são da marca Brembo, as rodas são da marca BBS com pneus de competição da Michelin, por fim, o sistema de escapamento também é próprio para corridas.
Do lado de dentro a cabine do GR Supra Racing traz apenas o essencial para a pilotagem em função de reduzir o peso, praticamente não há painel, o volante é similar a dos carros de F1 com display no centro que serve de mostradores, há alguns poucos botões, apenas alguns botões touch screen no console central, o banco do piloto é de competição tipo concha com proteção para a cabeça da marca OMP, a transmissão é do tipo sequencial conta paddle shifter montados atrás do volante, não há qualquer revestimento nas assoalho e no teto, apenas as portas são revestida em fibra de carbono.
Há ainda gaiola em aço tubular para proteção contra impactos e capotamento, extintor de incêndio com acionamento automático, além das linhas de combustível e freio, caixa de pedais, baterias e tudo mais foram redesenhados para o padrão exigidos nas competições.
Novo Supra…
Ainda não há uma data oficial de estreia para a nova geração do Supra, tudo indica que o modelo será apresentado até o final deste ano, e as vendas comecem em 2019.