A direção da Toyota confirmou hoje (04/02), que indentificou um defeito no sistema de freios do Prius, porém segundo a montadora o defeito já foi corrigido nos veículos que foram produzidos a partir de janeiro.
Por enquanto a companhia não informou se irá convocar um recall para corrigir a falha. De acordo com alguns relatos de donos do Toyota Prius, o freio não funciona corretamente em pisos escorregadios ou muitos ásperos.
O problema está presente apenas na terceira geração do Prius. O defeito é causado pelo software de gerenciamentos dos freios ( existe um intervalo na atuação dos freios ABS em certos terrenos).
Nesta semana o governo do Japão mandou que a montadora investigue o problema e convoque um recall caso realmente seja constatado o problema. Além disso o presidente do instituto responsàvel pelo trafíco nos EUA, pediu os proprietários do modelo que evite de usar o carro, até que o problema seja corrigido em uma concessionária da marca.
A Toyota vive a maior crise de imagem da sua história. Caso a montadora convoque um novo recall, esse será o terceiro nos último seis meses. Vale lembrar que na semana passada a companhia anunciou um recall que deve envolver 8 milhões de carros.