Lançados nos EUA em 2000, o Prius se tornou um verdadeiro fenômeno em vendas no mercado chegando a ocupar o posto de carro mais vendido do pais. Agora a Toyota que repetir a façanha no segmento das minivans com o lançamento da Prius V, a minivan que foi apresentada nesta semana nos Salão de Detroit chega as ruas no próximo trimestre com a missão de aliar conforto e espaço interno para a família com um consumo de combustível muito baixo. Confira em detalhes…
Obviamente a semelhança do Prius V com a versão hatch e nítida, porém o design deste novo modelo tem um pouco identidade própria, a grade e faróis trazem um desenho mais agressivo, além disso os faróis de neblina foram posicionados ao lado da entrada de ar, o para-choque ganhou linhas mais salientes, mudanças que deixaram o carro um pouco mais agressivo. Na traseira o conjunto visual é totalmente novo.
O espaço interno é outro destaque, medindo 4.6 metros o carro acomoda com conforto até cinco ocupantes, com os bancos rebatidos a capacidade de carga e rapidamente ampliada para 971 litros, até o banco do passageiro pode ser rebatido.
Já o acabamento é simples porém de boa qualidade, o painel que traz um desenho diferente do hatch, com os principais comandos posicionado na parte central, solução que deixa o painel um tanto carregado, outro ponto negativo são os mostradores que ao invés de estarem posicionados acima do volante como em 99% dos carros, foram colocados no console central, detalhes que também foi inventado no Prius.
Uma das curiosidades do Prius V é seu teto de vidro, ou melhor feito de uma espécie de resina transparente, este recurso será oferecido opcionalmente e segundo a Toyota este artificio não tem apenas a função estética de um teto solar comum, mas também ajudar a diminuir o peso do carro se comparado a um teto de vidro comum.
No conjunto de equipamentos não há do que reclamar, o Prius V é equipado com sensores de estacionamento, piloto automático, além de sete airbags e dezenas de outros equipamentos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRAC) e EBD – distribuição eletrônica de frenagem.
Outro destaque é o inovador sistema multimídia Entune que será oferecido como opcional, equipado com Bluetooth e uma tela LCD touch screen com comando de voz, o equipamento permite que o motorista, acesse o GPS, pesquise as condições do tráfego, compre ingressos de cinema ou busque uma musíca no Pandora Radio, além das mídias removíveis presentes do carro, como um iPod ou celular, via USB ou Bluetooth.
A versão estendida do Prius é bonita, confortável e bem equipada, porém o que realmente deve transformar o modelo em um sucesso em vendas é o seu baixo consumo de combustível. O misto de station wagon com minivan é equipado com um propulsor 1.8 L DOHC 16V de 98 CV e que trabalha em conjunto com um motor elétrico que desenvolve uma energia de 80 CV.
Na cidade o consumo é de 17.85 km/l, já na estrada ele faz 16.15 km por litro, isto mesmo pode ter a ajuda do motor elétrico em arrancadas e acelerações o Prius V consegue ser mais econômico na cidade do que na estrada, como acontece com a maioria dos carros.
A Toyota ainda não divulgou o preço do Prius V, mas tudo indica que as vendas deste novo modelo nos EUA comece no primeiro trimestre de 2011. Por enquanto não há planos da Toyota trazer o Prius para o Brasil.