Apesar de no Brasil o Yaris, (chamado de Vitz em alguns mercados), não ser muito conhecido, este compacto é um dos modelos mais bem sucedidos da Toyota a nível mundial, sua primeira geração foi lançada em 1999 ele é um carro global vendido desde a Ásia, quanto na Europa e América.
Agora para o modelo 2015 a Toyota optou por dar ao Yaris um visual mais agressivo e chamativo, incorporando o novo e ousado padrão de estilo da marca, o visual do Yaris /Vits 2015 traz os mesmo elementos visuais mostrados no Yago, o grande destaque é a dianteira com grade, faróis e para-choque em formato de “X”, um visual diferente e extremamente chamativo. Para completar os faróis dianteiros trazem ainda luzes LEDs que ficam acesas mesmo durante o dia.
Assim como fez com o Corolla, pela primeira vez a dianteira do Yaris/Vitz terá dois visuais distintos dependendo da versão, um mais chamativo como é o caso do Yaris, e outro mais limpo e esportivo como acontece com o Vitz.
A geração atual do Yaris / Vitz foi lançada em 2011 e as mudanças do modelo 2014-2015 foram apenas superficiais, se concentrando principalmente na dianteira, já o resto do carro recebeu apenas retoques, como as lanternas traseiras que ganharam novas lentes de visual mais futurista.
Por dentro partes do painel como o console central foram redesenhados, há ainda novos revestimentos para os bancos e inéditas opções de apliques para o painel como imitação de fibra de carbono e Black Piano, o Yaris / Vitz ganhou novos porta objetos. As versões mais caras podem vir com a nova geração do sistema multi-mídia Toyota Link, ainda bancos esportivos.
De acordo com a Toyota foram realizadas ainda alterações na suspensão do Yaris / Vitz 2015, o carro ficou mais confortável, ganhou uma dirigibilidade mais apurada e esperta, a montadora japonesa afirma ainda que deixou o compacto mais silencioso, reduzindo os ruídos internos.
A motorização permaneceu inalterada, o destaque da linha é o 1.0, 3 cilindros VVTI, que desenvolve 69 cv e pode fazer até 20.8 km/l de gasolina. A segunda opção é o 1.3 VVTi que desenvolve 99 cv. Na Europa há ainda o um 1.4 D4d diesel com 90 cv de potência. O câmbio pode ser manual de 5 marchas, ou automático do tipo CVT continuamente variável.
Há ainda para alguns mercados como o Japão, o Vits GS (foto acima e abaixo), uma versão esportiva que parece ter saído de um dos filmes da série Velozes e Furiosos, conta com de visual exclusivo, com perfil mais aerodinâmico e arrojado, rodas aro 17, saias laterais, para-choque traseiro com difusor, aerofólio traseiro, sistema de escape com ponteira gigante e cromada, bancos esportivos pedais em alumínio e embaixo do capô traz um esperto motor 1.5 de 110 cv.