Toyota Sienna 2010
No começo do ano a Toyota, enfretou a maior de crise de credibilidade da sua história, depois que teve que convocar um recall de milhões de exemplares, devido a um problema no pedal do acelerador, na época a empresa foi acusada de ser omissa.
Para não repetir o episódio a Toyota está tendo uma preocupação maior com possíveis problemas de qualidades em seus carros. Nesta semana a montadora japonesa interropeu as vendas do Lexus GX 460, devido ao risco de capotamento do modelo. Já nesta último sábado a Toyota anunciou que irá convocar um recall de 600,000 exemplares da minivan Sienna.
O recall de 600,000 exemplares da Sienna, atinge modelos com tração dianteira, produzidos entre 1998 e 2010 e vendidos nos 20 estados mais frios do Estados Unidos, mais o Distrito de Colúmbia.
O motivo deste recall é bastente inusitado. No inverno é comum nevascas nessas regiões, para desobistruir as vias é jogado sal nas ruas, que ajuda no derretimento da neve, porém o composto pode causar corrosão em alguns componentes da Sienna, principalmente no cabo do estepe causando a perda da roda.
De acordo com o governo americano, foram registrados seis casos de queda do estepe da minivan devido ao problema, porém em nenhum deles, houve um acidente ou algum tipo de ferimento aos ocupantes.