Este esportivo japonês se tornou um ícone do mundo do automóvel, graças a suas linhas esportivas, ótima dirigibilidade e mecânica primorosa. A primeira geração do Supra veio ao mundo em 1979, ele foi produzido oficialmente até 1998, porém até 2002 existiam unidades do modelo à venda no Japão.
O Supra mostrado aqui é o modelo mais famoso e desejado, o A80 de 1996. Equipado com o mágico motor 2JZ GTE, DOCH, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, twin-turbo de 3.0 litros, que entregava 330 cavalos de potência. Este propulsor lançado em 1993 tinha tecnologias como controle eletrônico e bloco todo em alumínio, era combinado com um câmbio manual de seis marchas de alta performance da Gtrag que enviava toda a potência paras rodas traseiras, havia uma versão automática de 4 marchas, porém bem menos admirada. Vale lembrar também da versão aspirada 2JZ GE com 220 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Com peso de apenas 1450 kg o Toyota Supra A80 turbo de 1996 manual disparava de 0 aos 100km/h em apenas 5.1 segundos, tendo capacidade para alcançar os 250km/h, há quem diga que mesmo na versão de fábrica o Supra Turbo sem limitador alcançava os 290 km/h ! Alias a velocidade máxima do Supra chegou a ser perigosa demais para alguns mercados, tanto é que as versões vendidas na Europa foram obrigadas a vir com limitador aos 180 km/h, enquanto no Japão a Toyota limitou a potência da versão doméstica turbo em 276 cv.
Não custa lembrar que estamos falando de um carro japonês lançado no início da década de 1990, sem grandes pretensões porém que surpreendeu o mundo ao ser capaz de peitar superesportivos muito mais caros e famosos na época, como Ferrari Testarossa e o Porsche 911.
Certamente você se lembra da clássica cena do filme Velozes e Furiosos 1, na qual Brian e Toretto a bordo do Supra, desafiam uma Ferrari F355 para um racha e surpreende o dono do esportivo italiano.
O Toyota Supra também teve fama no mundo das pista, o modelo competiu em diversas provas na década de 1990, como nas famosas 24 horas de Le Mans em 1995, além de ter se dado muito bem no Super Turismo Japonês, onde tinha 490 cv e pesadas modificações.
Vale comentar que a fama do modelo também se deve muito ao mundo dos games, com participação nos jogos da série Gran Turismo e Need For Speed
além de ser até hoje um dos modelo preferidos pelas preparadoras e tuners ao redor do mundo, devido a alta capacidade de modificações do motor e desempenho surreal.
Uma resposta
e massa esse carro e da hora motor 2jz