Já está nas lojas o Toyota SW4 2023, a principal novidade ou melhor a única novidade, fica por conta da variante top de linha GR-Sport que ficou mais potente na linha 2023, trazendo um ganho de potência de 20 CV, seu bloco 2.8L turbo diesel que antes desenvolvia 204 CV e 50 kgfm, agora entrega 224 CV e 55 kgfm de torque. O ganho foi obtido graças a uma nova ECU, um novo intercooler, além de uma nova turbina de geometria variável.
Acima a SW4 2023 em sua configuração top de linha GR-Sport, que já encosta nos R$ 440.000
Índice desta matéria
SRX 5 lugares – R$ 378.190
SRX 7 lugares – R$ 384.690
Diamond 7 lugares – R$ 423.890
GR Sport 7 lugares – R$ 437.990
Quem quiser ter uma Toyota SW4 2023 na garagem terá que desembolsar no mínimo a bagatela de R$ 378.190, esse é o valor pedido pela versão mais barata SRX com cinco lugares, caso a opção seja pela mesma SRX porém com 7 lugares, é preciso desembolsar R$ 384.690. Há ainda as versões: Diamond que custa R$ 423.890 e a top de linha GR-Sport, que sai por impressionantes R$ 437.990.
Como dissemos apenas a versão top de linha GR Sport passou por um upgrade na potência, tendo agora 224 cv e 55 kgfm, enquanto as demais seguem sendo equipadas com o motor 2.8L Turbo Diesel com 204 CV e 50.9 kgfm de torque. Em todas as versões o câmbio da SW4 é automático de seis velocidades e a tração 4×4.
Lembrando que já faz alguns anos que a SW4 não tem mais versão flex nem tração 4×2.
Segundos dados de fábrica, a SW4 2023 tem velocidade máxima de 180 km/h e precisa de 11.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, já o consumo fica em 9.8 km/l na cidade e em 11.2 km/l na estrada. Isso nas configurações SRX e Diamond.
Infelizmente a Toyota ainda não divulgou os dados de desempenho e consumo da nova versão GR Sport com 224 cv.
Desde a versão de entrada SRX, a Toyota SW4 2023 (foto acima) vem de série muito bem equipada, a lista inclui itens como câmeras 360 graus, sistema de áudio premium da marca JBL com 8 altos falantes, 2 tweeters mais subwoofer, ar condicionado digital com duas zonas de temperaturas e saída para o banco traseiro, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisores elétricos com rebatimento automático e iluminação de boas vindas, luzes em LED na cabine, chave presencial com partida do motor por botão, apoio de braço central, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay.
Há ainda na versão SRX rodas de liga leve aro 18, tampa do porta malas com abertura e fechamento elétrico, além de memória para evitar que a tampa bata no teto da garagem, banco do motorista e do passageiro com ajuste elétrico e sistema de ventilação, retrovisor interno fotocrômico anti-osfucamento, bancos e revestimentos em couro ecológico, faróis Full LED com ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LED, assistente de descidas, assistente de subidas, assistente de reboque, controles de tração e de estabilidade, três modos de condução: Sport/Power/ECO, compartimento refrigerado no painel, faróis com acendimento automático, estribos laterais, maçanetas externas e internas cromadas.
Destaque ainda para os itens de segurança e condução semi autônoma, desde a versão mais barata SRX, a SW4 2023 vem com piloto automático adaptativo ACC, alerta de saída de faixa, alerta de pontos cegos, alerta de trafego cruzado na traseira, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detecção de pedestres e ciclistas.
Ou seja é um carro caro porém muito bem equipado.
Já a versão intermediária Diamond (foto abaixo) traz como destaque seu visual mais chamativo, que remete a versão Legender da SW4 vendida na Ásia, essa configuração conta com grade e para-choque exclusivos. As rodas de liga leve aro 18 também tem desenho único para a versão. Outro diferencial é o acabamento interno que é mais sofisticado, vindo com bancos na cor bege, mais refinado do que o visto na configuração de entrada SRX.
Acima a SW4 na versão Diamond
Tanto o conjunto de equipamentos de série da versão Diamond quanto da GR-Sport são praticamente os mesmos da versão de entrada SRX, acrescentando apenas carregador sem fio para smartphones, 2 entradas USB no banco traseiro, tampa do porta malas com sensor de aproximação para abertura e fechamento, além de vir de série com 7 lugares.
Por fim a versão mais cara a GR Sport (foto acima), além de ter um visual mais esportivo e exclusivo com para-choques mais arrojados, nova grade com maior abertura, rodas com visual diferenciado, esta configuração tem acabamento interno com detalhes próprios, com couro nobre, além do logo GR Sport nos bancos. Enquanto na parte mecânica a suspensão tem acerto esportivo feito pela Gazoo Racing e agora o motor rende 20 cv a mais de potencia em relação as demais versões.
Apesar de ter preço proibitivo para a maior parte dos brasileiros, entra ano e sai ano, a Toyota SW4 continua vendendo muito bem, em 2022 a coisa não tem sido diferente, de janeiro até outubro a SUV da Toyota já contabilizou quase 11.000 exemplares vendidos, número excelente para um carro que tem preço de apartamento.
Para termos uma ideia, a SW4 mesmo custando R$ 400.000 consegue fazer frente a carros populares como o Nissan Versa (que vendeu cerca de 5.000 exemplares), VW Nivus (mais de 4.000) e VW Polo (pouco mais de 3.000 exemplares).
Entre os rivais do SUV da Toyota estão carros como Chevrolet TrailBlazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.