A Toyota revelou nos EUA, a nova geração do crossover Venza, o modelo que agora é um misto de SUV com coupé, chega a linha 2021 feito sobre uma nova plataforma, a TNG K, ele ficou maior, ganhou visual moderno e chamativo, interior muito mais luxuoso e bem equipado, além de estrear a nova motorização híbrida com 219 cv.
Índice desta matéria
Visual do novo Toyota Venza 2021 chama a atenção…
Até então, o Toyota Venza tinha um jeitão um tanto sem graça, com perfil mais para uma minivan do que um SUV, porém a Toyota nesta nova geração resolveu mudar radicalmente a proposta do carro, suas linhas ficaram muito mais chamativas e futuristas, ele agora adoa um novo padrão de design para a Toyota, que particularmente agrada e é muito bem resolvido.
Na dianteira destaque para os faróis afinados e alongados, com iluminação total por LED, além da grade frontal com abertura falsa de ar (apenas alguns espaços na grade permitem a entrada de ar), o capô está mais longo e baixo, enquanto que o teto ficou mais baixo e curvo, o carro assumiu definitivamente um estilo coupé esportivo, nas laterais o Toyota Venza 2021 ganhou novos vincos mais salientes que deixam o modelo com um perfil musculoso.
A traseira também tem estilo interessante, as lanternas são 100% em LED, dispostas em um régua que atravessa a traseira do carro de um lado ao outro (foto abaixo). As rodas são aro 18 na versão de entrada LE e aro 19 cromadas nas versões mais caras XLE e Limited.
Interior do Venza tem desenho minimalista e é muito bem equipado…
Passando para a parte interna do novo Toyota Venza 2021, também tudo é novo, o painel assumiu linhas minimalistas e limpas, com formas que se projetam para fora, dando um efeito de profundidade ao painel, no topo do painel há uma gigante tela touch com nada menos do que 12 polegadas que será opcional, de série o carro virá com uma tela menor, de 8 polegadas e acesso a internet, o nível do acabamento também evoluiu a passos largos, assim como a lista de equipamentos.
De série o novo Toyota Venza 2021, terá itens como sistema de som com seis alto falantes e 4 canais, opcionalmente poderá vir com sistema de som Premium da JBL com 9 alto falantes, 12 canais e um amplificador de 1200 watts, este é o sistema de som mais potente já colocado em um Toyota, há ainda rádio por satélite, ar-condicionado digital dual zone, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico, painel com display digital colorido de 4,2 polegadas, bancos com ajustes elétricos com 8 posições para o motorista e 4 para o banco do passageiro, um detalhe legal é que o banco do motorista do novo Venza conta com um sistema de deslizamento automático, que recua totalmente para facilitar a entrada do motorista no carro, e assim que o motor é ligado, o banco volta automaticamente para a ultima posição ajustada.
Outro ponto positivo, é a adoção de fábrica em todas as versões do pacote de segurança Toyota Safety Sense 2.0, que inclui frenagem automática automática com detecção de veículos e pedestres, tanto de dia quanto a noite, além de detecção de ciclistas durante o dia, piloto automático inteligente, alerta e auxilio para manter o veículo dentro da faixa de rolagem, faróis full LED com ajuste automático de altura, além de monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro e sensor de estacionamento traseiro com frenagem automática.
Enquanto que as versões mais cara do Toyota Venza 2021 virão com itens como teto solar panorâmico em vidro com sistema exclusivo que permite ajustar o nível de luz que entra na cabine, retrovisor interno com câmera traseira, ar-condicionado S-Glow, que é emprestado da Lexus (divisão de luxo da Toyota), além de painel de instrumentos com display digital de 7 polegadas e Head Up display de 10 polegadas, que projeta no para-brisa informações essenciais.
Motorização híbrida de ultima geração…
O Venza 2021 é mais um carro da linha Toyota que passa a ser disponibilizado apenas com motorização híbrida, o SUV coupé virá equipado com uma nova geração do sistema híbrido usado pela marca, ele traz diversas evoluções por exemplo em comparação ao sistema utilizado pelo RAV4.
O conjunto é composto pelo motor grande 2.5 litros, DOCH, 4 cilindros, que conta com dois comandos diferentes, ele é equipado com comando de válvulas variável inteligente, VVT-iE na admissão e o tradicional comando variável VVT-i na exaustão, solução que promete ajudar significativamente a economizar combustível, este motor 2.5 a gasolina é combinado com outros três pequenos motores elétricos.
A potência total do conjunto é de 219 cv e a tração é 4×4 sob demanda, na pratica dois dos motores elétricos ficam a cargo de fazer girar as rodas traseiras, quando necessário, por padrão a tração é totalmente dianteira, porém em pisos escorregadios ou em curvas, a tração pode passar a ser de 20% dianteira e 80% traseira.
Consumo médio de 17 km/l
A Toyota fala que o novo Venza 2021 com seu motor híbrido, terá consumo combinado (estrada/cidade) na casa dos 17 km/l para a versão de entrada LE (que é a mais leve), média muito próxima a do famoso Prius que faz 17 km/l na estrada e 18,9 km/l na cidade, porém lembrando que estamos falando aqui de um SUV de porte médio, mais pesado, com motor de 220 cv, tração 4×4 e recheado de equipamentos, ou seja, é sim um consumo impressionante para um carro desta categoria.
Soluções tecnológicas inovadoras para economizar combustível…
Para completar, vale a pena a gente comentar sobre algumas soluções diferentes que a Toyota desenvolveu para fazer o Venza ser mais econômico, a mais curiosa delas é chamada de PED (Predictive Efficient Drive), um computador especial que é capaz de usar o sistema de GPS da multi-mídia do carro para memorizar os percursos mais frequentemente realizados pelo motorista, por exemplo, o trajeto de ir e vir ao trabalho, para assim otimizar os pontos de paradas que o veículo fará, então o sistema ajusta a carga do acelerador, já prevendo que haverá uma parada próxima, podendo até mesmo otimizar o uso e a carga das baterias para cada situação.
Por exemplo, se no caminho que foi memorizado pelo PED, há ladeiras ou um trecho longo de congestionamento, o carro fará alguns pré-ajustes, visando economizar combustível e administrar a carga das baterias prevendo a condição deste caminho.
Clique na imagem para ampliar
O Toyota Venza virá para o Brasil?
Tudo indica que não, o Toyota Venza não será vendido no mercado brasileiro, o mercado alvo deste SUV coupé continua sendo os Estados Unidos, por lá, as vendas devem começar no segundo semestre de 2020, possivelmente no mês de agosto. Lembrando que o novo Toyota Venza 2021 se posicionará acima do RAV4 que é vendido no Brasil com preço na casa dos R$ 195 mil, ou seja, caso viesse para cá, seu preço seria proibitivo, acima dos R$ 230 mil.
Preços e rivais do novo Toyota Venza 2021
A Toyota ainda não divulgou os preços do novo Venza 2021, porém de acordo a imprensa norte-americana, o novo SUV da Toyota custará em torno dos US$ 33 mil, até US$ 44 mil dependendo da versão e equipamentos, lembrando que por lá o RAV4 híbrido sai por US$ 28.350.
Os principais rivais do novo Toyota Venza 2021 são a Chevrolet Blazer 2020 que custa entre US$ 30.000 até US$ 44.000, Hyundai Santa Fé, que nos EUA gira em torno de US$ 26.000 até US$ 39.430, além do Honda Pilot que tem preço entre US$ 32.000 a US$ 44.000 e o Kia Telluride, que tem valo em torno de US$ 31.490 até US$ 43.790.