A Toyota revelou na Europa uma nova geração do Yaris, o carro mudou por completo, seguindo na contramão da tendencia de mercado, ficou menor e menos chamativo, porém em contrapartida ganhou um interior premium, com acabamento de alto nível e recheado de equipamentos, outra novidade na linha 2020 do Toyota Yaris na Europa é a opção de um novo motor híbrido.
Índice desta matéria
Primeiramente você presisa saber que o Yaris vendido na Europa, não tem nada haver com o modelo comercializado no Brasil (leia sobre ele aqui), enquanto por aqui ele é um hatchback médio feito para países emergentes como Indonésia e África, enquanto que na Europa, o Toyota Yaris é um subcompacto premium, menor e mais equipado. E não há planos da Toyota trazer para o Brasil este modelo do Yaris, seu mercado alvo deve continuar sendo a Europa e o Japão.
Agora o Toyota Yaris passa também a ser montado pela plataforma modular chamada de GA-B, é uma nova variante da plataforma modular global TNGA, a mesma usada por modelos como o novo Corolla, Prius e RAV4.
Seguindo a contra-mão da tendência mundial dos carros ficarem cada vez maiores a cada geração, o Toyota yaris 2020 diminuiu 5 cm no comprimento, a altura baixou outros 4 cm, porém a Toyota deixou o Yaris mais largo em 5 cm. Estas modificações nas dimensões, prometem deixar o carro 50 kg mais leve, além de mais compacto e ágil para se andar na cidade, sem roubar espaço do interior, já que o entre-eixos permaneceu o mesmo e o aumento na largura deve favorecer principalmente o espaço para os ombros de quem viaja no banco traseiro.
O Toyota Yaris nas gerações anteriores sempre teve um desenho chamativo e polêmico. Porém a Toyota no modelo 2020 decidiu optar pela filosofia “menos é mais”, e deixou o compacto com um perfil mais normal, a dianteira traz em evidência a grande em formato de boca integrada com o para-choque e acabamento em preto, o para-choque tem um desenho agressivo, que combina com o estilo dos faróis agora 100% em LED, que deixam o novo Yaris com uma aparência de bravo. Inegavelmente o Yaris 2020 ficou mais bonito, compare com a geração anterior na foto abaixo.
Ainda falando em estilo, a coluna frontal e o para-brisa, foram recuados e estão mais inclinados, enquanto a geração anterior tinha um sonho de ser uma minivan com teto alto, o modelo novo decididamente assumiu o perfil de hatch compacto esportivo, o teto está mais baixo e as janelas laterais estão menores, a porta traseira também foi reduzida.
Nas laterais, as caixas de rodas estão mais saltadas para fora, o que deixa o Yaris com um perfil encorpado e musculoso, enquanto que na traseira, o destaque são as lanternas, elas são formadas por um conjunto único todo em vidro que vai de um lado ao outro do carro, com iluminação em LED e efeito 3D de profundidade, as lanternas se projetam para fora da carroceria. Assim como dita a moda atual o Yaris poderá vir com teto pintado em uma cor diferente do resto da carroceria.
Apesar do exterior ter evoluído bastante, podemos dizer que a maior diferença do novo Yaris 2020 para a Europa é seu interior, a cabine do hatch subiu de nível, tanto em acabamento quanto em equipamentos, o painel tem um desenho interessante, moderno e sem exageros, já o acabamento mescla diferentes texturas como plástico macio ao toque, black piano e tecido premium, além de uma iluminação por LED com cores configuráveis, é a primeira vez que estes tipos de materiais são usados no Yaris.
O Novo Yaris 2020 também está mais equipado, no centro do painel há uma nova central multi-mídia com tela grande de 10 polegadas, o painel de instrumentos agora é totalmente digital e configurável, ele é divido em dois mostradores ovais e uma tela maior ao centro, conferindo um estilo moderno ao carro.
Ainda falando em equipamentos, as versões mais caras do Yaris 2020 virão com carregador wireless para smartphones, volante multi-funcional com nada menos do que 16 botões e comandos, ar-condicionado automático digital, partida do motor por botão, freio de estacionamento elétrico também com acionamento por botão, e até mesmo itens até então restritos a carros de luxo como head up display colorido que projeta informações no para-brisa acima do volante e teto panorâmico em vidro, que cobre até o banco traseiro.
A Toyota continua firme na sua proposta de equipar todos os seus carros com motores híbridos, o Toyota Yaris em 2012 foi um dos primeiros carros compactos do mercado a contar com este tipo de motor elétrico, porém agora o novo Yaris 2020 incorporará a quarta geração do conjunto híbrido da Toyota, chamado de Hybrid Dynamic Force, é o mesmo conjunto usado pelo novo Corolla brasileiro.
Porém no caso do Yaris, este conjunto elétrico será combinado com um motor 1.5 três cilindros a gasolina de 80 cv de potência, a especificação do motor elétrico ainda não foi revelada, porém a Toyota adianta que o modelo será até 20% mais econômico que a geração anterior, além de ter 15% a mais de potência. Sabendo que a geração anterior do Yaris híbrido tinha 100 cv, podemos estimar que o novo modelo híbrido do Yaris 2020 terá algo em torno de 115 cv de potência. Este motor 1.5 trabalha no ciclo de Atkinson, ele oferece 40% a mais de eficiência no aproveitamento da energia na queima do combustível, tendo uma capacidade maior do que muitos motores movidos a diesel.
As baterias do motor elétrico serão recarregadas de forma automática, aproveitando a própria energia extra do motor a gasolina, ou a energia cinética gerada pelos discos de freios durante as frenagens, as baterias do motor elétrico estão menores e mais leves, além de mais eficientes, elas ficam posicionadas embaixo do banco traseiro.
Exclusivamente no Japão, a Toyota deve oferecer em 2020 uma versão do Yaris híbrido com tração 4×4. Lembrando que além do híbrido o Yaris terá a opção de motor 1.5 normal a gasolina e também 1.0 três cilindros.
A Toyota quer fazer do novo Yaris 2020 o compacto mais seguro da categoria, por isso o carro na Europa poderá vir com um novo pacote de segurança que inclui airbags frontais, laterais, do tipo cortina e até mesmo um airbag central entre os bancos, o Yaris será o primeiro carro desta cateogoria a contar com este equipamento de segurança.
Além disso, o modelo virá com o pacote de condução Advanced Driver Assist, que incorpora ao compacto itens como piloto automático inteligente, que mantém uma distância segura do veículo à frente, frenagem frontal automática, assistente para manter o carro dentro da faixa de rolagem que faz correções no volante de forma automática.
Apesar de estar sendo revelado agora, as vendas do novo Yaris na Europa e no Japão terão início apenas nos primeiros meses de 2020, ele será produzido na França para ser exportado para toda a Europa e também no Japão para atender ao mercado local. No Brasil a Toyota não deve trazer esta nova geração do Yaris, por aqui a montadora japonesa deve seguir apostando em uma versão com uma proposta diferente, maior, menos equipado e mais barato. Sim o Yaris brasileiro é mais barato do que a versão européia, no Reino Unido o modelo atual parte £15,020 libras (algo em torno de R$ 80.400) e vai até £20.300 (R$ 108 mil), enquanto o modelo brasileiro custa a partir de R$ 66.490.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários