Os carros da Toyota são conhecidos por sua alta confiabilidade, apesar de estarem longe de custarem baratos, serem os mais inovadores ou equipados do mercado, os modelos feitos pela marca japonesa vendem muito bem no mercado brasileiro, o Toyota Corolla por exemplo segue já há anos como líder absoluto do segmento de sedans, enquanto que o SW4 apesar de custar mais de R$ 400.000 vende atualmente quase o mesmo que o Sandero da Renault, e o mais recente lançamento da marca, o Corolla Cross, um SUV que emprestou o nome do Corolla, apesar de custar mais de R$ 150.000, já vem se tornado um sucesso na categoria.
Índice desta matéria
Querendo aumentar a sua participação no mercado brasileiro, a Toyota está preparando mais um novo modelo que certamente tem tudo para se tornar um sucesso de vendas, vem ai o Toyota Yaris Cross, de acordo com informações da Revista Quatro Rodas, além de detalhes recentes divulgados pela própria Toyota mostrando a intenção de produzir por aqui em breve um SUV menor que o Corolla Cross.
A expectativa é que o Toyota Yaris Cross comece a ser vendido no Brasil somente no final de 2023 ou no mais tardar inicio de 2024, a data exata para o lançamento vai depender de fatores como o estado do mercado brasileiro, além da solução do controle da pandemia mundial de Covid, já que atualmente há ainda uma certa incerteza e falta de componentes para a produção de automóveis, o que está prejudicando bastante os lançamentos futuros no mundo todo.
O Yaris Cross deve ser montado na fábrica da Toyota em Sorocaba, mesmo local aonde atualmente é produzido o Yaris hatch e sedan, que deve sair de linha para dar espaço para este novo modelo.
De todos os modelos da Toyota vendido no Brasil, o único que não deu certo foi a linha Yaris, a Toyota investiu pesado para montar o Yaris Sedan e hatchback Brasil lá em Sorocaba, porém o carro definitivamente não agradou, e os boatos do final de produção do Yaris hatch e sedan no Brasil foram intensificados após a Toyota anunciar a retirada do modelo do mercado Indiano.
Apesar deste SUV compacto usar o nome Yaris, ele não tem nada haver com os modelos Yaris vendidos no Brasil, o Cross utiliza a mesma base do Yaris europeu, que é totalmente diferente do modelo nacional, chamada de TNGA-B, trata-se de uma plataforma modular mais moderna, que por sua vez é derivada da TNGA usada pelo Corolla, Prius e RAV4.
Lançado na Europa em 2020 o modelo já pode ser considerado um sucesso por lá, tanto é que a Toyota pretende produzir 150.000 unidades do modelo anualmente, o Toyota Yaris Cross conta com uma série de atributos, ao começar pelo seu visual, o carro tem uma aparência moderna e atraente.
O modelo tem visual diferente de todos os outros modelos da Toyota, os faróis são compactos e tem iluminação por total por LEDs inclusive os faróis de neblina, a dianteira é alta e tem duas grandes aberturas de ar no para-choque, que deixam o carro com um aspecto agressivo.
Já de perfil o SUV tem um aspecto robusto, as caixas de rodas são grandes se projetando para fora da carroceria, lembrando um pouco o RAV4, há vários apliques em plástico sem pintura para dar aquele já conhecido aspecto off-road ao modelo, nas versões mais caras o teto e as capas dos retrovisores vêm pintadas em preto brilhante. Por fim, olhando de traseira destaque para o conjunto de lanternas que são em LED com efeito 3D, as luzes cortam a traseira do carro de um lado ao outro.
Junto com o visual bonito, o principal ponto forte do Toyota Yaris Cross 2022 ficará por conta da sua motorização híbrida.
Apesar de ser claramente um SUV urbano, para tentar fazer jus ao nome “cross” o Yaris Cross – pelo menos lá na Europa, conta com a opção de tração 4×4, o que se torna um diferencial do modelo em relação a concorrência.
Porém pela potência fica claro que este é um modelo voltado para as cidades e consumidores que prefere eficiência ao invés de potência, ele vem equipado com um “powertrain” composto de um modesto motor 1.5L três cilindros, a gasolina com 92 CV, que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 80 cv, porém combinado os dois motores a potência máxima é de apenas 116 cv.
O câmbio é do tipo automático CVT.
O Yaris Cross é um híbrido comum, ou seja, ele não pode ser recarregado na tomada, as baterias do motor elétrico são recarregadas pelo próprio motor a gasolina ou durante as frenagens pela energia gerada nos discos de freios, este é o mesmo sistema híbrido usado por exemplo no Prius, Corolla e Corolla Cross, porém com menos potência.
No modo híbrido, que é o uso combinado do motor elétrico junto com o motor a combustão, o Yaris Cross é muito econômico, segundo dados de fábrica faz até 20 km/l rodando na cidade, já na estrada ele roda em média 12 km/l.
O Yaris Cross 2023 tem uma carroceria compacta, ele mede 4.18 m de comprimento, 5 cm menor do que o Jeep Renegade e 2 cm a menor do que o VW T-Cross, a largura é de 1.76 m (4 cm menor que o Renegade), enquanto a altura fica em 1.56 cm (10 cm menor que o Jeep Renegade). O entre-eixos do Toyota é de 2.56 metros (1 cm menor que Renegade), enquanto a capacidade de carga no porta-malas fica em 397 litros (77 litros maior do que o Renegade).
Sua suspensão é apenas 2.5 cm mais alta do que o Yaris vendido na Europa, o que faz com que o carro tem uma posição de pilotagem que fica no meio termo entre um hatch e um SUV.
Ao contrário do que ocorre no Brasil, onde carros como o Corolla ou Corolla Cross tem status de modelos de luxos, os carros da Toyota lá fora são vistos como carros populares. E a gama Yaris é um dos modelos de entrada da marca na Europa, então o Yaris Cross foi feito para custar barato, por isso ele oferece um acabamento simples, porém o modelo é bem equipado, o desenho do painel é um tanto estranho e não deve ser uma unanimidade nos elogios.
Pelo menos nas versões mais caras o SUV vem muito bem equipado, sua principal versão a Dynamic, responsável por 50% das vendas do modelo na Inglaterra, traz itens como head-up display que projeta informações no para-brisa, ar condicionado digital automático, central multimídia de 8 polegadas com conectividade com smartphones sem o uso de cabos, câmera de ré, piloto automático adaptativo ACC, faróis com tecnologia Full-LED, freio de estacionamento eletrônico por botão e rodas de liga leve aro 17.
Claramente o Yaris Cross virá para ser o SUV de entrada da Toyota no Brasil, o modelo irá se posicionar abaixo do Corolla Cross que hoje parte de R$ 153.000. Porém o o Yaris Cross não será barato. Basta observamos os preços cobrados lá na Europa, onde ele custa praticamente o mesmo que o nosso Corolla Cross.
A gama de versões e equipamentos do Toyota Yaris Cross varia de acordo com cada mercado, na Inglaterra por exemplo ele é oferecido nas versões: Icon (£22,515 – R$ 170.800), Design (£24,140 – R$ 183.230), Excel (£26,745 – R$ 203.800), Dynamic (£26,465 – R$ 200.000) e a top de linha Premiere Edition (£28,185 – R$ 213.800).
Já em Portugal as configurações são Yaris Cross Comfort (23,990 euros – R$ 155.000), Yaris Cross Comfort Plus (25,390 euros – R$ 164.400), Yaris Cross Exclusive (27,090 euros – R$ 175.900) e Yaris Cross Square Collection (28,390 euros – R$ 183.900).
No Brasil para se manter abaixo do Corolla Cross, o Yaris Cross a Toyota deve simplificar o modelo, oferendo versões mais acessíveis e menos equipada e possivelmente opção de um motor comum além do híbrido, provavelmente o 1.5 flex usado de 110 cv do atual Yaris.
Na Inglaterra o posto de versão de entrada fica com a Icon, ela traz itens de série como rodas em liga leve aro 16, sistema multimídia com 8 polegadas, sistema keyless, frenagem de emergência automática e detector de pedestres, ar condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico por botão e câmera de ré.
Na sequencia há a configuração Design, que custa 2 mil libras a mais e adiciona itens como rodas aro 17, ACC – Adaptive Cruise Control, faróis Full LED e lanternas em LED com efeito 3D ambos com acionamento sequenciado das setas, sistema de iluminação ambiente interno em LED na cor azul, painel digital com 7 polegadas, rack no teto em alumínio.
Por mais 2 mil libras é oferecido há o Yaris Cross Excel, que traz um conjunto ainda mais interessante com rodas aro 18, multimídia de nove polegadas, bancos e volante com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e porta-malas com abertura com gestos com o pé.
Por fim a versão top de linha Dynamic que adiciona rodas aro 18 com acabamento escurecido, retrovisores com rebatimento elétrico automático, ar condicionado dual zone digital automático e retrovisor interno eletrocromático.
A Toyota por ter tempo limitado, vai oferecer a edição especial Premiere Edition no Reino Unido, que traz rodas de liga leve exclusivas com acabamento diamantado, sistema de áudio JBL com 8 alto falantes, e head-up-display, sistema que projeta informações no para-brisa.
Como dissemos o foco do Toyota Yaris Cross 2023 é eficiência, ou seja, a economia de combustível e não ou desempenho, sua performance está longe de impressionar, ele vai de 0 a 100 km/h em 11.2 segundos e tem velocidade máxima na faixa dos 170 km/h.
No Brasil os principais rivais do Yaris Cross pelo menos em tamanho seriam carros como Fiat Pulse, VW Nivus, Jeep Renegade e Chery Tiggo 3X. Enquanto as versões híbridas devido ao seu preço mais elevado teriam como principais adversários serão o Jeep Renegade Hybrid e o Kia Stonic, além do Nissan Kicks e-Power híbrido, todos modelos com motorização híbrida e preço esperado na casa dos R$ 150 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
ESTOU AGUARDANDO RESPOSTA!!!!!!
MUDEI DE IDÉIA...QUERO SABER O PREÇO,PARA O PÚBLICO PCD,DO YARIS CROSS 2023. POIS IREI COMPRAR,NO FINAL DE 2023,UM TRACKER PCD OU UM YARIS CROS PCD...! ESTOU MAIS INCLINADO A COMPRAR O YARIS PCD DA TOYOTA...DEVIDO A SUA ALTA QUALIDADE E FÁCIL REVENDA. ENTÃO,GOSTARIA DE SABER DETALHES DO CARRO COMO: PREÇO PARA PCD...TAMANHO DO PORTA MALAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO.OK? BOM DIA.
Amigo, o carro não foi lançado ainda. Sugiro você ir até uma concessionária Toyota para ver se eles já tem alguma informação de quando o carro vai estar disponível para venda.
QUERO SABER DETALHES E PREÇOS DO YARIS SEDAN 2023 PARA PCD . TAMBÉM,DO NOVO YARIS CROSS,PARA PCD.