A Toyota anunciou nessa última quarta feira (dia 19 de abril) uma importante novidade para o mercado brasileiro, um investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção a partir de 2024, de um novo SUV compacto híbrido flex na planta de Sorocaba (SP). Embora oficialmente não tenha sido confirmado é quase certo que esse novo modelo é o Yaris Cross. Segundo a apuração de várias mídias da Tailândia, como a revista Headlightmag, a Toyota prepara para o último trimestre desse ano o lançamento de um inédito SUV crossover de tamanho compacto destinado exclusivamente aos países emergentes, esse novo modelo será baseado no sedan Toyota Yaris Ativ, apresentado pela marca no último lá na Ásia.
Entre outra palavras o Yaris Cross que a Toyota vai produzir em Sorocaba a partir do próximo ano, não se trata do Yaris Cross vendido na Europa (foto acima), mas sim de um modelo novo que ainda será apresentado baseado no novo Yaris sedan asiático (foto abaixo).
Índice desta matéria
O Novo Toyota Yaris Cross 2024 será construído sobre a nova plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture) a mesma base da nova geração do Toyota Yaris sedan, já registrado no Brasil e que deve chega por aqui em 2024.
Vale comentar que esta nova plataforma foi desenvolvida pela Toyota para servir de base para novos modelos em países emergentes, como Tailândia, Índia e Brasil. Ela tem construção mais simples e barata em relação a famosa base TNGA, usada no Corolla e Corolla Cross.
Em termos de design há ainda um grande mistério, só poderemos ter uma ideia de como será o estilo do Toyota Yaris Cross 2024 quando os primeiros protótipos começarem a rodar em testes com camuflagem, algo que deve ocorrer no próximo trimestre.
Alguns sites afirmam que o SUV compacto poderia ter visual inspirado em seu Yaris Cross europeu (foto abaixo). Enquanto outras publicações afirmam que o carro terá um estilo totalmente diferente, a exemplo do que ocorre com o Yaris hatch vendido na Ásia que é completamente diferente do seu irmão europeu.
A expectativa é de que o novo SUV da Toyota que será revelado na Tailândia tenha um estilo mais sóbrio e imponente. Enquanto o Yaris Cross europeu busca atrair um publico mais jovem e com maior poder aquisitivo, o Yaris Cross asiático e brasileiro terá como foco o publico mais adulto, familiar e preço mais acessível.
O Yaris Cross brasileiro deve ter comprimento entre 4.00 e 4.20 m, com entre eixos na casa dos 2.60 metros, este modelo será a aposta da Toyota para enfrentar SUVs como Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, VW T-Cross e Hyundai Creta.
Internamente na Tailândia o projeto do Toyota Yaris Cross 2024 é conhecido como projeto D03B. A expectativa é que o novo SUV compacto tenha duas opções de motores, na maioria das versões haverá um bloco 1.5L, 4 cilindros, aspirado, flex, DOHC 16V capaz de desenvolver 128 cv.
As versões mais caras terão motor híbrido, o bloco 1.5L DOHC 16V trabalhará com dois motores elétricos, o conjunto elétrico chamado de e-Smart tem tipo de funcionamento semelhante ao e-Power da Nissan, na qual os motores elétricos movem o carro e o motor a gasolina serve como gerador, garantindo um excelente consumo de combustível na cidade. A expectativa é de que a potência do Yaris Crossover fique entre 100 e 120 CV.
Ainda na parte mecânica, o câmbio em ambas as versões será automático CVT de sete marchas e a tração 4×2 dianteira. O sistema de suspensão será do tipo MacPherson Strut independente na dianteira e Torsin Beam semi-independente na traseira. Vários componente mecânicos serão os mesmos utilizados no sedan Yaris Activ.
Parece que a onda dos SUVs está crescendo cada vez mais. Nos próximos dois anos teremos uma enxurrada de novos modelos, a Citroën lança ainda no primeiro semestre de 2023 o C3 Aircross, SUV compacto que terá versão de cinco e sete lugares. A Renault lançará ainda este ano um novo SUV ainda sem nome definido, que usará a base do Sandero Stepway europeu e virá para enfrentar o Fiat Pulse, já está no forno também a nova geração do Nissan Kicks e a Peugeot deve lançar em 2024 a nova geração do 2008 no Brasil com motor 1.0 flex turbo, ou seja, são SUVs para todos os gostos e bolsos.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários