O Toyota Yaris Cross 2026, um dos lançamentos mais aguardados do próximo ano, já tem data para chegar ao pais. Durante um evento com concessionários da marca executivos da Toyota anunciaram que o aguardado SUV chegará as lojas em julho de 2025. Produzido na fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo o Yaris Cross promete ser o carro totalmente híbrido mais barato do país, a expectativa é que sua versão de entrada custe na faixa dos R$ 110.000. Entre os seus futuros rivais estão modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian, além dos novos Honda WR-V e o Volkswagen Tera, que serão lançados no inicio do próximo ano no Brasil.
Índice desta matéria
Um dos principais destaques do novo Toyota Yaris Cross 2025 / 2026 fica por conta de sua motorização, o SUV será oferecido com duas opções de motores: uma híbrida flex e outra comum 1.5 flex.
A versão híbrida contará com um motor 1.5L de ciclo Atkinson, flex, 4 cilindros, aspirado, que quando abastecido com etanol desenvolve 92 CV, ele trabalha em conjunto com um motor elétrico de 81 CV, gerando uma potencia total combinada de 113 CV, já a transmissão é automática do tipo CVT que simula 7 velocidades. Lembrando que este conjunto híbrido flex será inédito e exclusivo do Yaris Cross brasileiro.
As versões mais baratas terão motorização tradicional e modesta, virão com o já conhecido bloco 1.5L, flex, aspirado, Dual VVT-i 16 V, 4 cilindros (o mesmo motor usado no Yaris hatch e sedan e também no finado Toyota Etios aqui no Brasil), a potencia é de 106 CV com gasolina ou 110 CV com etanol, para um torque de 14 kgfm. O câmbio também é CVT automático de sete marchas. Uma versão com câmbio manual de cinco marchas também pode estrear como opção na versão de entrada.
O lançamento do Yaris Cross está atrasado no Brasil, o SUV que já é vendido em vários países aqui da América Latina, tinha como previsão inicial chegar as lojas nos primeiros meses de 2025, porém o projeto acabou atrasando devido a fatores relacionados a produção do veiculo, sobretudo fatores relacionados com testes de segurança e as reformas que a Toyota esta fazendo na sua planta de Sorocaba para produzir este novo veículo, lembrando que agora em dezembro a Toyota encerrou permanentemente a produção do Yaris e Yaris Sedan que eram montados nesta mesma planta, os modelos não devem ter substitutos. O Yaris Cross será o modelo mais barato da marca japonesa no Brasil.
Vale lembrar que o Yaris Cross que será vendido no Brasil é diferente do Yaris Cross vendidos em mercados da Europa e no Japão, o Yaris Cross tupiniquim é uma versão mais simples, destinada a países emergentes como Brasil e Tailândia. Bom lembrarmos também que este novo SUV não possui nada em comum com o Yaris Sedan e Yaris Hatch vendidos até então, o novo Yaris Cross é construído sobre a plataforma DNGA, uma variante mais simples da base TNGA que é a principal da Toyota no mundo, usada por exemplo no famoso RAV4.
Apesar de parecer ter dimensões compactas o Toyota Yaris Cross 2025 tem boas medidas e até deve surpreender pelo bom tamanho e espaço interno, ele mede 4.31 m de comprimento por 1.77 m de largura e 1.62 m de altura. Já o entre eixos fica em 2.62 metros. O novo Toyota é 15 cm menor em relação ao Corolla Cross, porém sua distância entre eixos é apenas 4 cm inferior, lembrando que o Corolla Cross já é um SUV de porte médio, ou seja, pertence a uma categoria superior.
A estratégia da Toyota com o Yaris Cross no Brasil é interessante, mirar em duas categorias de SUVs ao mesmo tempo, os modelos compactos de entrada como Fiat Pulse e Renault Kardian e os SUVs “maiores” e mais caros como como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW T-Cross. Se isso vai dar certo é cedo pra dizer.
Mas alguns dados chamam a atenção. Em termos de tamanho e espaço interno o Yaris Cross tem porta malas de 471 litros, simplesmente o maior entre os modelos citados acima, a coisa fica ainda mais curiosa se analisarmos o fato da distância entre eixos do Toyota ser 1 cm maior em relação ao Creta da Hyundai e o comprimento total da carroceria do Yaris ser 13 cm maior em relação a T-Cross da Volkswagen, ou seja, a briga vai ser boa.
Como na indústria automotiva não existem milagres, como sempre dissemos “ninguém da almoço grátis“, o motivo deste enorme porta malas do Yaris Cross, apesar do carro não ser grande externamente é o fato do modelo vir com aqueles estepes temporários, aqueles pneuzinhos finos, ele tem estepe aro 16 enquanto as rodas normais são 17 ou 18, mas o pior não é isso, o tanque de combustível do Yaris Cross tem tamanho reduzido, são apenas 42 litros nas versão 1.5 aspirada ou 36 litros na híbrida. Só para comparamos o VW T-Cross tem tanque de 52 litros.
Visualmente o SUV caçula da Toyota tem estilo moderno e agressivo, não é algo futurista ou inovador mas é o tipo de design que consegue agradar a diferentes perfis de consumidores, tanto mais jovens quanto os mais tradicionais. Não fosse pelo tamanho reduzido ele seria facilmente confundido com o Toyota RAV4 nas ruas (foto abaixo).
Na dianteira se destaca a grade em formato de trapézio, junto com os faróis Full LED que virão de série em todas as versões, enquanto nas laterais as amplas caixas de rodas dão um aspecto imponente e musculoso ao SUV, que calça rodas também grandes, aro 17 nas versões mais baratas ou 18 nas mais caras. Já na traseira as lanternas tem praticamente o mesmo padrão visual do RAV4 e também são em LED.
Embora seja um projeto de baixo custo com acabamento simples para não custar tão caro o Yaris Cross 2025 promete ser razoavelmente equipado no Brasil, pelo menos em sua versão mais cara o SUV vai contar com itens como central multimídia de 10,1 polegadas, ar condicionado digital (não dual zone) com saída para o banco traseiro, chave presencial com partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico por botão, faróis e lanternas em LED, rodas aro 17 ou 18, painel digital de sete polegadas, além de itens de segurança, como seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Um detalhes importante é que pelo menos aqui na América Latina, em mercados como Chile, Paraguai e Peru o Toyota Yaris Cross não conta com o pacote Toyota Safety Sense, o famoso pacote ADAS com piloto automático adaptativo ACC, frenagem automática de emergência e assistente para manter o carro dentro da estrada. Caso a versão produzida no Brasil receba o Toyota Safety Sense seremos o primeiro mercado aqui na América Latina a ter estes equipamentos.
Ainda falando em equipamentos, o Yaris Cross deve ser mais barato porque justamente é menos equipado em relação a outros SUVs brasileiros, afirmamos isso tendo como base o modelo já vendido nos países vizinhos aqui na América, esqueça aqui itens de luxo como teto solar, ar-condicionado dual zone, bancos com ajuste elétrico a proposta aqui deve ser o custo benefício, pelo menos no modelo já vendido aqui na América Latina não há estes itens.
Algo diferente ocorre na Ásia, na Filipinas e na Tailândia especificamente o Yaris Cross já tem uma proposta mais premium, vem com alguns equipamentos exclusivos como teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, sistema de câmeras 360 graus, carregador sem fio para smartphones, interior com LED e porta malas com sistema de abertura e fechamento elétrico automático por gestos ou botão, itens que são ainda duvidas para a versão brasileira, justamente pelo preço, vale lembrar que no Brasil nem mesmo o Corolla Cross conta com alguns destes equipamentos.
A expectativa é que os valores do Yaris Cross no Brasil comecem na faixa dos R$ 110.000 a R$ 120 mil com motor 1.5 aspirado de 107 cv / 110 cv (citamos o valor de R$ 110 mil caso ele tenha a opção de câmbio manual na versão mais barata), lembrando que a VW já vende o T-Cross Sense com motor 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático por R$ 119.990. Ou seja, o Yaris Cross 1.5 aspirado de 110 cv por mais de R$ 120 mil não faz muito sentido comercialmente.
Enquanto nas versões mais caras é que está a maior duvida com relação aos preços e posicionamento de mercado, podemos dizer que o valor da versão mais cara híbrida vai depender do nível de equipamentos que tiver. Existem dois caminhos possíveis na nossa opinião:
Espere um valor em torno dos R$ 150 mil, caso o modelo tenha uma lista de equipamentos mais simples, sem ADAS, teto solar e etc. Ou algo em torno dos R$ 160.000 até R$ 180 mil caso ele venha com o mesmo nível de equipamentos da versão vendida na Tailândia e Filipinas, ou seja, já com o pacote Safety Sense, teto panorâmico e etc.
Sendo como for o Toyota Yaris Cross será o carro Full híbrido mais barato do Brasil, hoje o Fiat Pulse Hybrid, parte de R$ 126.900, porém ele é um híbrido leve, no caso do Toyota este já é um híbrido de verdade, na qual o carro pode ser movido apenas pelo motor elétrico, assim como o Corolla e Corolla Cross, deve ter consumo na cidade em torno dos 18 km/l.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.