A Toyota está dando mais um importante passo em sua história no mercado brasileiro, a montadora japonesa estreia agora em junho de 2018 seu terceiro modelo produzido no Brasil, o Yaris. O lançamento é bastante importante para a marca que esperar com o Yaris poder disputar mercado no rentável segmento dos carros entre R$ 60.000 a R$ 80.000. A novidade ficará posicionado acima do Etios e abaixo do Corolla e chega tendo versões hatch e sedan. Confira todos os detalhes.
Apenas o terceiro Toyota produzido no Brasil…
Apesar de fazer bastante sucesso em terras brasileiras a Toyota ainda tem poucos modelos nos segmentos mais comuns do nosso mercado, até 2012 o carro mais barato da marca era justamente o Corolla, que é produzido no País desde 1998 em Indaiatuba, interior de São Paulo. Somente em setembro de 2012 foi que a Toyota resolver apostar em um novo modelo mais acessível, com o lançamento do Etios, produzido em Sorocaba, interior de SP, mesma planta de onde sairá o Yaris.
O Yaris é apenas o terceiro modelo da Toyota produzido no Brasil, por aqui ele ganhará um status superior ao resto do mundo, não irá substituir o Etios, ficará posicionado em uma posição acima do Etios, pelo menos por enquanto.
E o Etios sairá de linha ?…
Para os fãs do Etios não se sabe qual será o destino do modelo para os próximos anos, já que o carro lançado em 2012 está a quase seis anos no mercado sem receber grandes evoluções, tanto é que ele teve sua gama de versões reduzida na linha 2019.
Prazer Yaris…
Para quem não conhece um Yaris não é exatamente uma novidade no resto do mundo, ele já está em sua terceira geração. A primeira foi lançada no Japão e na Europa em 1998, como um carro supercompacto. Sua segunda geração veio ao mundo em 2005, usando uma plataforma nova e maior.
Enquanto a terceira e atual geração foi lançado em 2011, porém tem uma história diferente das demais. Nesta terceira geração a Toyota fez praticamente dois Yaris diferentes, uma versão mais sofisticada e compacta destinada para os países ricos como França, Reino Unido, Japão e Austrália (foto acima), e fez uma versão mais racional, com uma plataforma diferente (similar a usada pelo Etios), carroceria e espaço interno maior, porém com interior e lista de equipamentos mais simples, consequentemente com preço mais baixo, voltado para os mercados asiáticos, como Tailândia, Indonésia e também para a África (foto abaixo). O nosso Toyota Yaris vem desta segunda vertente voltada aos países em desenvolvimento.
O Toyota Yaris brasileiro é baseado no modelo de terceira geração vendido na ásia desde 2014 (foto acima), porém com visual atualizado recentemente, após uma plástica de meia idade sofrida no ano passado 2017 (foto abaixo).
Design chamativo e ousado…
Ao contrário do Etios que apostava em linhas comportadas e sem graça. O Yaris 2019 segue uma proposta completamente diferente, com um design ousado e jovem, alinhada com a nova proposta mundial de estilo da Toyota, marcada principalmente pelo para-choque com a enorme abertura em formato de boca, e os faróis afinados e alongados.
Visto de lado o modelo também agrada, a carroceria tem formas robustas e volumosas, há vincos profundos nas portas que reforçam essa impressão do carro ser maior do que realmente é. Na traseira do Yaris hatch, na coluna “C” nota-se o cuidado da Toyota com o estilo do modelo, com a coluna com acabamento em preto brilhante, criando um efeito interessante com o teto es janelas laterais. Enquanto as lanternas são grandes e invadem a tampa do porta malas, o vidro do tampa do porta malas também é amplo e há um friso em preto brilhante que une as lanternas e o vidro do porta malas, ou seja, houve uma grade preocupação da Toyota em deixar o Yaris com uma aparência de carro Premium.
O sedan aposta em um conjunto traseiro mais limpo e sóbrio, as lanternas são mais afinadas, a tampa do porta malas possui um vinco que a corta de um lado ao outro.
Rodas aro 15 são pequenas para o carro…
A única ressalva no design dos dois modelos são as rodas de liga leve, aro 15 em todas as versões com pneus de perfil 185/60, elas ficaram muito pequenas no Yaris, não condizendo com o porte avantajado do carro. O modelo merecia vir com rodas maiores aro 16, ou até mesmo 17 para melhorar o aspecto visual do carro.
Irmão maior do Etios…
Apesar de compartilhar a base da plataforma do Etios, o Yaris é 26 cm maior no comprimento. O novo modelo hatch tem 4.14 m de comprimento, por 1.73 m de largura e 1.50 m de altura, a distância entre-eixos é de 2.55 metros (são 9 cm maior que o do Etios), seu porta malas possui 310 litros, (contra 270 litros do Etios hatch). Enquanto o Yaris sedan tem 4.42 m de comprimento, 1.47 m de altura, e a mesma largura e entre-eixos do hatchback, ou seja, 1.73 m e 2.55 m, respectivamente, porém seu porta malas é apenas razoável para o segmento, comportando 473 litros.
Um fato importante é que o Toyota Yaris tem boas dimensões para encarar por igual os rivais em termos de espaço interno, por exemplo comparando com o VW Polo que mede 4.05 m de comprimento (o Yaris é 9 cm maior), a altura é de 1.47 m (2 cm menor que o Yaris) tendo entre-eixos praticamente igual 2.56 m, seu porta malas acomoda 300 litros (são 10 litros a menos que o Toyota). Se compararmos com o Fiat Argo, o Yaris também leva ligeira vantagem, o Argo tem 4.00 m de comprimento (14 cm menor que o Yaris), entre-eixos com 2.52 cm (3 cm menor), 1,75 m de largura (2 cm maior) e porta malas tem 300 litros (10 litros menor que o Toyota).
Falando no sedan, em termos de dimensões se compararmos com o VW Virtus (principal rival), o Toyota Yaris sedan perde no espaço interno e no porta malas, tendo o Volkswagen 4.48 m de comprimento (4 cm maior que o Yaris sedan), entre eixos de 2.65 metros (9 cm maior que o Toyota), e porta malas com 521 litros (50 litros a mais do que o encontrado no Toyota). Porém se comparamos com o Fiat Cronos, o Toyota Yaris Sedan leva vantagem no espaço interno, tendo comprimento de 4.36 metros (8 cm a menos que o Toyota), e entre eixos de 2.52 metros (3 cm a menos que o Yaris), porém o modelo da Fiat ganha com folga no porta malas com 525 litros, contra apenas 470 litros do Yaris.
Motor decepciona na potência, porém o câmbio automático é do Corolla…
Podemos dizer o motor é o grande ponto fraco do Toyota Yaris brasileiro, a Toyota, possivelmente para conter os custos na produção, resolveu equipar o Yaris com os mesmos motores do Etios, ou seja, os blocos 1.3 (94 cv / 101 cv) e 1.5 (105cv / 110 cv), propulsores bastante simples e já ultrapassados para o novo segmento. Usar estes motores para as versões de entrada do Yaris seria um fato aceitável, porém para as versões mais caras, é uma grande pisada de bola da Toyota, na pratica enquanto a Toyota pedirá em torno de R$ 75 mil por um modelo com motor de apenas 110 cv, os rivais por este mesmo valor oferecem blocos mais fortes e modernos, como a Fiat com o potente 1.8 e-TorQ de 139 cv de força presente no Argo e no Cronos, ou a Volkswagen com o moderno 1.0 TSi turbo, três cilindros que rende 128 cv, e é usado nas versões mais caras do Polo e do Virtus.
A Toyota fez pequenas melhorias nos blocos, como a instalação de um novo sistema de exaustão em relação ao Etios. O bloco 1.3 16v, quatro cilindros usado no Yaris entrega 94 cv com gasolina e 101 cv de potência com etanol, tendo torque de 12.9 kgfm de torque, enquanto a versão 1.5 desenvolve 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol, tendo torque máximo de 14.9 kgfm. Um detalhe importante é que o Yaris sedan não terá motor 1.3, apenas o 1.5.
Para compensar a falta de um motor mais potente, a Toyota equipa o Yaris, com um câmbio automático bastante moderno, do tipo CVT, que simula sete velocidades, esta transmissão é a mesma usada pelo Corolla. Para quem gosta de câmbio manual, apenas as versões de entrada XL do Yaris virão com o pedal da embreagem, no caso um câmbio mecânico de seis marchas, emprestado do Etios.
A suspensão do Yaris brasileiro foi refeita e é exclusiva para o nosso mercado, ela é 3 cm mais alta em relação ao modelo asiático, além de ter sido concebida para ser mais macia e confortável, e conseguir aguentar o tranco das ruas e estradas do Brasil.
Consumo…
O consumo do Toyota Yaris deve agradar, podemos afirmar que o modelo hatch equipado com motor 1.3 e câmbio automático fará na cidade 8.9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina, enquanto na estrada 9.9 km/l com etanol e 14.1 km/l com gasolina. Já o sedan 1.5 automático fará na cidade 8.9 km/l com etanol ou 13 km/l com gasolina, enquanto na estrada as médias deve ser de 13 km/l com etanol e 14.4 km/l na gasolina. Curiosamente por estes números o sedan é mais econômico que o hatch.
Segurança ele também manda bem…
Os freios do Yaris brasileiro também são modificados para os nosso mercado, são mais eficientes. Além disso todo o Yaris produzido por aqui, sairá com da fábrica equipado com controle de tração e de estabilidade, além de assistente de partida em rampas (HAC) e assistente de franagem BAS com obrigatórios ABS e EBD, cintos de três pontos para todos os ocupantes e ISOFIX para fixação de cadeirinhas infatis também são de série. A versão mais cara XLS terá de fábrica 7 airbags sendo dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista, além dos dois obrigatórios frontais.
Interior agrada pelo acabamento e pelos equipamentos …
Do lado de dentro o Yaris também agrada, seu interior não tem nada de moderno ou revolucionário em termos de design, porém agrada pela qualidade dos materiais e cuidados no acabamento. Por exemplo há partes revestidas em couro no painel e nas portas, o console central traz acabamento em Black Piano nas versões mais caras, assim como nos puxadores das portas.
A lista de equipamentos também agrada, desde a versão mais barata XL ele traz itens interessantes, como volante multi-funcional, direção elétrica, ar-condicionado, espelhos elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, alarme, travas elétrica, computador de bordo com sete funções, volante com ajuste de altura, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de alcance e função siga-me, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60, espelho interno anti-ofuscamento (eletrocrômico), controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa entre outros itens.
Em termos de equipamentos a configuração mais atrativa, é a XL Plus, uma quase versão intermediária do Yaris oferecida por R$ 69.590 para o hatch com motor 1.3, ou R$ 73.990 para o sedan com motor 1.5. Ela é a primeira a contar com sistema multi-mídia, com tela de 7 polegadas, com capacidade de espelhamento da tela dos smartphones através do Android Auto e Apple Car Play, ela não conta com GPS nativo, porém possui capacidade de usar o GPS dos celulares, através de aplicativos como Waze e TomTom GPS, além da central multi-mídia o Yaris XL Plus já vem com ar-condicionado automático digital, descansa braço central no banco traseiro com porta copos e chave presencial Smart Entrey com comandos integrados de abertura e travamento das portas por aproximação e Start Button, partida do motor por botão (sem chave).
Enquanto as mais caras XS e XLS, trarão equipamentos interessantes como computador de bordo com 16 funções e display colorido de 4.2 polegadas no painel de instrumentos, borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual, bancos e revestimentos em couro, e câmera de ré com sensor traseiro. Um detalhe interessante e curioso é que de acordo com os preços divulgados pela Toyota, a versão XLS custará apenas R$ 3 mil a mais que a XS, e vem com sete airbags, faróis com LED diurno, lanterna traseira em LED, limpador de para brisa com sensor de chuva e teto solar elétrico, tudo de série na versão top XLS por apenas R$ 3 mil a mais.
Confira abaixo o conteúdo completo e preços de cada versão do Toyota Yaris:
Toyota Yaris XL (Hatch 1.3 manual R$ 59.590 / Sedan 1.5 manual R$ 63.990): Ar-condicionado, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com 12 funções, sistema de som com rádio CD player, MP3, entrada USB, AUX e Bluetooth, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os bancos, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, descansa braço dianteiro, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, vidros elétricos com função one-touch, aerofólio, acendimento automático dos faróis, alarme, abertura interna do tanque de combustível e do porta malas.
Toyota Yaris XL CVT (Hatch 1.3 R$ 63.990 / Sedan 1.5 R$ 68.690) – Mesmos itens da versão XL manual, acrescido de piloto automático e indicador de conduçao econômica no painel de instrumentos.
Toyota Yaris XL Plus Tech (hatch 1.3 R$ 69.590 / Sedan 1.5 CVT R$ 73.990) – Todos os itens do Yaris XL e adiciona chave presencial (Smart Entry) com abertura e travamento das portas por aproximação, partida por botão sem chave (Star Button/Push Start), central multimídia com tela de 7 polegadas com 4 alto-falantes + 2 tweeters, apoio de braço com porta-copo no banco traseiro, banco traseiro bi-partido 60:40, e ar-condicionado digital automático.
Toyota Yaris XS 1.5 CVT (hatch R$ 74.590 / sedan R$ 76.990): Acrescenta câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo com 16 funções e tela de 4.2 polegadas no painel de instrumentos, comandos no volante para o computador de bordo e central multimídia, bancos em couro, rodas de liga leve de 15” com acabamento diamantado, e paddle-shift atrás do volante para trocas manuais de marcha.
Toyota Yaris XLS 1.5 CVT (hatch R$ 77.590 / sedan R$ 79.990): Vem de série com sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), faróis com projetor, máscara negra e luzes com filete de LED, lanternas de LED, sensor de chuva, teto solar elétrico, rebatimento elétrico dos retrovisores e maçanetas externas cromadas.
Cores:
As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.
Nas lojas em…
As vendas do Toyota Yaris no Brasil, começam no próximo dia 21 de junho de 2018. A Toyota tem grandes expectativas para o modelo, esperando vender em torno de 6.000 unidades do modelo ao mês, sendo um mix de 55% do hatch e 45% do sedan, sendo que 95% das versões devem sair da fábrica com cãmbio automático. A marca espera que a versão mais procurada seja a XL Plus, representando sozinha 28% dos Yaris vendidos.
Conclusão/analise…
O Toyota Yaris, tem qualidades, como o visual diferente e chamativo, a boa lista de equipamentos e o espaço interno razoável, porém a novidade da Toyota derrapa feio na falta de um motor mais potente nas versões mais caras (com níveis de potência e torque bastante inferior aos concorrentes), e nos preços elevados demais, fazendo uma comparação rápida enquanto o Toyota Yaris hatch tem preço entre R$ 59.590 a R$ 77.590, o VW Polo seu principal concorrente tem valores entre R$ 49.990 a R$ 69.900. Ou seja, se quiser incomodar a concorrência a Toyota terá que se mexer e melhorar estes pontos.
Preços>
Yaris hatch:
XL 1.3L 16V manual – R$59.590
XL 1.3L 16V CVT – R$65.590
XL Plus Tech 1.3L 16V CVT – R$69.590
XS 1.5L 16V CVT – R$74.590
XLS 1.5L 16V CVT – R$77.590
Yaris Sedan:
XL 1.5L 16V manual – R$63.990
XL 1.5L 16V CVT – R$68.690
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT – R$73.990
XS 1.5L 16V CVT – R$76.990
XLS 1.5L 16V CVT – R$79.990