Categorias: Toyota

Toyota Yaris ganha versão conceitual híbrida e esportiva Hybrid R

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

A moda na indústria automotiva mundial, é investir em carros cada vez mais eficientes, agora quem disse que os modelos híbridos tem de ser fracos e sem graça, é o que a Toyota quer mostrar com o interessante Yaris Hybrid R, um pequeno e invocado compacto híbrido que traz nada menos do que 300 hp de força, ou até 420 hp por 5 segundos. Confira….

Visual…
Claro que o Yaris Hybrid R ainda é apenas um conceito, mas o modelo chama atenção, primeiramente pelo seu visual mal encarado, o carro traz um kit esportivo assinado pela divisão de competição da Toyota a TRD (Toyora Race Developed), com uma dianteira totalmente nova, com para-choque mais agressivo, dotados de uma enorme tomada de ar central em forma de boca e entradas de ar nas laterais, a pintura preta fosca na dianteira com os detalhes azul também passam esportividade e é um dos atrativos da parte estética.

Completando as mudanças visuais o Yaris Hybrid R conta com rodas aro 18 esportivas com pneus de baixo perfil 225/40 R18 da Michelin, nas laterais há ainda saias laterais esportivas, o para-choque traseiro é novo, foi inspirado nos carros de competição, ele conta com duas enormes saídas de ar e um difusor ao centro, as lanternas traseiras também são nova, contam com lentes na cor prata. E por fim o aerofólio no teto completa o perfil esportivo do Yaris híbrido “esportivado”.

O visual esportivo agrada, mas não é à toa, e não é o principal destaque do carro, este pequeno conceito híbrido do Yaris, conta com uma inovadora e complexa tecnologia.

Acima o esquema da motorização do Yaris Hybrid R, ele conta com dois pequenos motores elétrico na traseira, um sobre cada roda do eixo traseiro

Motorização…
Vamos a ela, o Yaris Hybrid R é empurrado por um motor 1.6 turbo, quatro cilindros, a gasolina, que graças a uma vigorosa preparação rende 300 hp (304 cv) e 42 kgfm de torque, este motor a combustão foi desenvolvido sobre os padrões da FIA e pode ser usado para competição, ele funciona em conjunto com dois pequenos motores elétricos montados sobre cada roda, que juntos desenvolvem mais 120 hp e 8.9 kgfm (60 hp cada um), estes dois motores elétricos ficam responsável em gerar força para as rodas do eixo traseiro, cada um gera força para a roda em que é montado.

Com o modo Track (pista) de condução acionado, durante um curto período de tempo, (5 segundos), todos os motores do carro podem trabalhar em sua capacidade máxima e ao mesmo tempo, desenvolvendo 420 cv, uma marca impressionante e assustadora para um carro pequeno do porte como o Yaris, que na versão híbrida normal pesa apenas 1150kg.

O mais interessante é a forma que este conjunto de motores funciona, vamos tentar explicar. Assim como no super protótipo de corrida da Toyota, o TS030, que a montadora japonesa competiu em Le Mans este ano, os motores elétricos funcionam como geradores quando o carro freia, armazenando energia gerada durante as frenagens, esta energia é usada ajudando o motor à combustão durante as acelerações, ou quando é exigida mais potência, lembrando que o motor a combustão gera energia para o eixo dianteiro e os dois motores elétricos geram energia para as rodas do eixo traseiro.

A energia que é armazenada durante as frenagens, é guardada em um super capacitor, que no caso do Yaris Hybrid R fica localizado sobre o banco traseiro, a maioria dos carros híbridos possuem sistema de baterias NiMh, já com este super capacitor que ainda é pouco comum, a recarga é feita mais rápida, e a descarga da potência extra também, o que na pratica deixa a condução do carro mais rápida e esportiva, com respostas mais ariscas, própria para uma condução mais extrema, ou em um modelo de corrida por exemplo.

E para terminar a aula de elétrica, o Toyota Yarus Hybrid R conta ainda com um terceiro motor elétrico de 60 hp, porém este não interfere na potência do carro, este motor que é montado entre o motor a combustão e o câmbio seqüencial de seis marchas, só entra em ação como gerador em dois diferentes casos: durante a desaceleração para alimentar o super capacitor e durante a aceleração para fornecer força para os dois motores elétricos do eixo traseiro, ou seja este terceiro motor elétrico fornece energia para que o sistema híbrido possa funcionar, ou para simplificar ainda mais, ele funciona como um alternador de um carro normal, que transforma energia gerada pelo motor para recarregar a baterias.

Bem ainda tem muita coisa pra falar deste interessante Yaris Hybrid R, porém vamos tentar resumir tudo nesse parágrafo, o sistema de suspensão e freios foi preparado para pista, ou seja foi todo refeito em comparação ao Yaris normal, suspensão mais baixa e firma e sistema de freios com discos maiores e ventilados estão no pacote. O interior do modelo também traz elementos das pistas, como bancos tipo concha da Recaro,acabamento em Alcantara Azul, e detalhes em alumínio como pedais e alavanca de câmbio e freio de mão. Há e por falar em alavanca de câmbio ela foi reposicionada para ficar mais próxima da mão do motorista e o volante e esportivo.

Pena o Yaris Hybrid R não ter previsão para ser produzido em série, ele é só uma amostrada do que a marca é capaz, há a possibilidade que algumas dessas soluções cheguem as ruas. Vale lembrar que o compacto Yaris já possui uma versão híbrida no Japão e na Europa, ela foi lançada em 2012 e a Toyota foi uma das primeiras montadoras no mundo a produzir em série um carro híbrido, com o Prius em 1997 a fabricante japonesa se tornou líder e abriu caminho para idéia de se juntar motor a combustão com motor elétrico.
O Toyota Yaris Hybrid R será uma das atrações da Toyota no salão de Frankfurt que acontece dos dias 15 a 25 de setembro na Alemanha.

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

3 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.