A fabricante inglesa Triumph, apresentou no final do ano passado (2020) na Europa um dos seus lançamentos mais importantes na última década, a inédita Triumph Trident 660 2021, equipada com motor três cilindros de 660 cc, a moto de visual robusto, chega para ser a nova opção de entrada da marca Triumph no segmento das nakeds, competindo diretamente com motos como Yamaha MT-07, Kawasaki Z650 e Honda CB 650R.
Esse segmento, das nakeds médias, vem crescendo bastante em vendas nos últimos, e com o seu novo lançamento a Triumph espera atrair um maior novo número de publico para as suas motocicletas. Lembrando que esta será o modelo de entrada da linha roadster, ou seja, uma das motos mais barata da Triumph, ficando abaixo da Street Triple de 765 cc, que no Brasil é vendida atualmente por R$ 56.990.
Índice desta matéria
Motor Triumph Trident 660 2021
A Triumph Trident 2022 vem equipada com motor três cilindros de 660 cc, o bloco é baseado no motor da Street Triple 660, porém o propulsor foi aprimorado ganhando 65 novos componentes, ficou mais potente e tem maior toque.
Para desafiar suas rivais japonesas, a Nova Triumph Trident 2022 aposta forte na sua motorização, já que ela tem um torque maior do que as rivais, o bloco de três cilindros em linha e 660 cc da Triumph desenvolve 81 CV de potência a 10.250 rpm, para 6,52 kgfm de torque a 6.250 rpm.
Velocidade máxima Triumph Trident 660 2021
A velocidade máxima estimada da Triumph Trident 2021 fica em 215 km/h, segundo várias revistas especializadas que fizeram testes com ela, lembrando que esta é uma moto naked, ou seja sem carenagem e qualquer auxilio aerodinâmico, portanto seu foco não é velocidade máxima.
Consumo da Triumph Trident
Já o consumo médio da Nova Trident fica em 5.4 L a cada 100 km rodado (18,5 km/l), embora os números oficial de fábrica seja melhor, ficando abaixo dos 5 por litros a cada 100 rodados (20 km/l).
Câmbio de seis marchas com relações mais curtas
O câmbio é o mesmo da Street Triple, ou seja, manual com auxilio para as trocas de marchas e seis velocidades, porém comparada com a Street Triple S, a primeira, segunda, terceira e quarta marchas são mais curtas, enquanto a quinta e sexta marchas são mais longas, para adaptar melhor o desempenho da motocicleta ao novo motor e também para deixa-la mais ágil para rodar no dia a dia nas cidades.
Design da Triumph Trident 660
Além do motor e da sua esportividade, outro destaque da Triumph Trident 660 é o seu design, a naked roadster traz um estilo mais conservador e maduro do que as suas rivais, que apostam em linhas agressivas e ousadas, como no caso da Street Triple.
O desenho da nova Trident 660, agrada pela simplicidade, lembrando um pouco as antigas motos “cafe racing”, na dianteira há um farol único circular, que traz luzes em LED no farol alto e baixo, as setas ficam nas laterais em um conjunto separado, e também são em LED.
O tanque de combustível tem formato circular, além de suportes laterais para apoiar os joelhos do piloto, nas laterais como manda a regra do estilo naked, não há carenagem ou qualquer proteção para o motor, é possível inclusive o chassi da Trident 660, que é do tipo tubular feito em aço.
Porém o que mais chama atenção no estilo da nova Triumph Trident 660 2021 é o desenho do banco e a rabeta extremamente curta e alta, se mantendo fiel ao estilo das motos roadster clássicas, onde menos é mais.
Outros detalhes da nova Triumph Trident
Rodas, pneus e dimensões
A Triumph Trident 2021 vem de série equipada com rodas aro 17 que são calçados por pneus esportivos da Michelin. Equipado com um chassi totalmente novo a Trident 2022 pesa 189 kg e o seu tanque de combustível tem capacidade para acomodar apenas 14 litros, o que infelizmente não garante muita autonomia para quem vai pegar a estrada, a Triple Street por exemplo tem tanque de 17 litros.
Freios
Os freios da Triumph Trident 660 são assinadas pela renomada marca Nissin, trazendo disco duplo de 310 mm na dianteira mordido por pinças de dois pistões, já na traseira há um disco menor de 255 mm de diâmetro, além de pinça de pistão único.
Suspensão
A suspensão da Trident 660 é feita pela marca Showa traz na dianteira garfos do tipo invertido com curso de 120 mm na roda, já na traseira a suspensão é do tipo monochoque, com braços do chassi ao eixo traseiro de ambos os lados, e com possibilidade de ajuste de pré-carga.
Dois modos eletrônico de condução
Há dois modos de condução: Road e Rain (que é voltado para pisos molhados), os modo pode ser acessados e escolhidos atrás da tela TFT do painel, eles alteram vários dos componentes da moto, como a aceleração, o controle de tração e a atuação dos freios ABS.
Painel digital
A tela de TFT do painel de instrumentos da Triumph Trident 660 2021 é digital porém bastante compacto, porém já vem equipado com computador de bordo e o sistema Connectivy, que permite integrar um smartphone com a tela do painel, permitindo acesso ao sistema de telefonia/musica e uma câmera GoPro, os comandos de navegação do painel são feitos por botões no guidão (foto abaixo).
Acessórios
Para os quem busca uma moto ainda mais completa, a Triumph oferecerá uma lista de 44 acessórios opcionais, incluindo um carregador USB, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e uma mala de bagageiro para acoplar no tanque de combustível, alça para o garupa, além de alguns acessórios visuais, como novos retrovisores.
Preços da Triumph Trident
Na Inglaterra onde às vendas começaram no final de 2020, os preços da Triumph Trident 660 partem de 7.1 mil libras (algo em torno de R$ 53.000), nos EUA onde ela já começou a ser vendida agora em janeiro de 2021, o preço da Trident 660 parte de US$ 7.995 (R$ 43.600).
Lançamento da Triumph Trident no Brasil
Por enquanto a marca inglesa ainda confirmou oficialmente o lançamento da Triumph Trident no Brasil, porém provavelmente isso deve acontecer até o final do ano de 2021, já como Triumph Trident 2022, esperamos um valor na faixa das suas principais rivais, ou seja um valor próximo a de motos como Yamaha MT-07 e Honda CB650 R, ou seja, na faixa de R$ 40.000 até R$ 50 mil.