Acima a última unidade do Viper, foi produzida no dia 2 de julho de 2010, e será para um colecionador americano
Nesta sexta-feira 2 de julho, saiu da linha de montagem da Dodge em Conner Avenue, em Detroit, o último exemplar do já lendário Viper. O superesportivo americano foi lançado em 1992 e já impressionava principalmente por trazer debaixo do enorme capô um motor 8.0 V10 de 405 cv totalmente em alumínio, emprestado de um caminhão.
O Viper logo começou a fazer sucesso dividindo espaço ao lados de super carros como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e se tornou um dos últimos carros ícones dos Estados Unidos.
De início ele era vendido apenas na versão RT/10 (conversível).
Viper GTS 1996 – 2001
Em 1996 chegava ao mercado a versão coupe, GTS, o motor V10 agora retrabalhado rendia 456 cv e 68.8 kgfm de torque, o Viper chegava aos 290 km/h na versão coupe GTS e 280 km/h na roadster RT/10. O câmbio era manual de seis marchas.
Dodge Viper SRT/10 2003
Em 2003 a Dodge apresenta a nova geração do Viper, assim como havia acontecido com o lançamento inicial do carro, ele foi lançado apenas na versão roadster porém agora chamada de SRT/10.
A vibora havia sido totalmente redesenhada, ficou com uma aparência mais musculosa, porém manteve-se fiel as linhas e as as suas características originais. O motor também ficou mais forte, ainda o mesmo V10 com bloco em alumínio, porém agora com 8.3 litros e 507 cv de potência e 72.7 kgfm de torque. O Viper estava mais veloz do que nunca alcançando os 305 km/h na versão SRT/10.
Somente no final de 2005 é que a Dodge apresentou o novo Viper Coupe GTS, ele trazia as mesmas mudanças vista no roadster, o mesmo motor era um pouco mais potente com de 510 cv, ele chegava aos 310 km/h.
O tempo passou e o Viper evoluiu, até que em 2008 surge sua última geração, o visual de 2003 foi levemente refeito, porém a principal novidade, era a motorização, os engenheiros da Dodge retrabalharam o motorzão V10, com novos componentes mais modernos e de alta performance ele agora entregava 100 cv a mais passou de 507 para 608 cv e 75.8 kgfm de torque, com isto o Viper ficou mais rápido do que nunca, atingindo 325 km/h de velocidade máxima.
A Viper também fez história nas pistas de corrida, competindo na categoria GT2 em diversas competições ao redor do mundo, chegando a vencer durante os anos de 1998, 1999 e 2000 as 24 Horas de Le Mans na sua categoria.
Porém mesmo tendo um preço considerado atraente em média 75 mil dólares, ele nunca chegou a alcançar números expressivos em vendas, nunca vendeu mais de 2.000 unidades por ano.