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O Volkswagen Golf GTi tem uma verdadeira legião de fãs no Brasil, desde 1994, quando o modelo começou a ser vendido por aqui, já se destacou principalmente pelo seu desempenho e comportamento dinâmico, foi durante muito tempo durante os anos 2000 o carro mais veloz e potente produzido no Brasil. Pois bem todos conhecem o Golf GTI, o que pouca gente sabe é que no ano de 2003, a Volkswagen fabricou no Brasil, uma versão extrema do hatch, o aclamado Golf GTI VR6, era na época um dos hatchs esportivos mais desejados do mundo.
Acima o motor VR6 da Volkswagen, com seis cilindros em um posicionamento único
O Golf GTi VR6 brasileiro, teve apenas 99 unidades montadas na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais no ano de 2003. O grande diferencial do modelo é o seu motor VR6, trata-se de um motor de concepção própria, que mescla seis cilindros, em uma posição diferenciada, ele não é em “V” e também não é em linha, esse posicionamento peculiar dos cilindros, permitiu que este motor VR6 tivesse tamanho reduzido e com isso fosse instalado nos carros comuns da Volkswagen, como no Golf, Passat e Corrado. Este motor foi lançado em 1991 na Alemanha.
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Mas voltando ao VR6 do Golf GTI 2003 vendido no Brasil, ele tinha 2.8 litros, 6 cilindros, 24 válvulas, era aspirado, e gerava 200 cv de potência e 27 kgfm de torque máximo a 3.200 rpm, eram 20 cv e 3 kgfm a mais do que o extraído do motor 1.8 turbo de 180 cv que equipava o nosso Golf GTi comum. O cambio era manual de seis marchas, porém ao contrário da versão europeia a tração era dianteira, e não integral nas quatro rodas como no VR6 da Europa.
Um detalhe interessante é que na época estes motores eram trazidos já montados da Alemanha, e apenas eram instalados nos carros, aqui em São José dos Pinhais.
O desempenho do VR6 era bom mas nada muito fora do comum, de acordo com dados divulgados pela Volkswagen, o Golf GTi VR6 2003 vai de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos, e alcançava os 209 km/h. Isso é o que a fábrica afirmava, na Europa versões do modelo iam além, um detalhe importante é que na época o Golf GTI nacional turbinado alcançava os impressionantes 227 km/h e praticamente empatava em aceleração cravando 0 a 100 km/h em 7.8 s. Porém quem andou no GTI VR6 afirma que o acerto da suspensão, era mais dinâmico e esportivo, do que no GTi brasileiro.
Visualmente o Golf GTI VR6 contava com detalhes aerodinâmicos exclusivos – menos esportivo é verdade do que a versão européia que trazia um novo conjunto de para-choques com tomadas de ar maiores, o brasileiro vinha com um kit mais básico com spoiler dianteiro, saias laterais, aerofólio, exclusivas rodas de liga leve aro 17 calçadas por pneus de baixo perfil 225/45, escapamento com ponteira maior prateada, faróis e lanternas com lentes escurecidas, e o principal, estava disponível apenas com carroceria 2 portas, o modelo foi oferecido nas cores prata e preto.
Por dentro o Golf GTi VR6 2003 contava com bancos esportivos, detalhes com costuras vermelhas no volante e bancos, revestimentos em alumínio polido, pedais esportivos, e um velocímetro diferenciado, que marcava até sugestivos 260 km/h !!. Tome nota que as 99 unidades do Golf GTI VR6 nacional, foram numeradas por uma plaqueta de alumínio polido no porta copos que vai de 01 a 99.
Claro que o modelo era muito bem equipado, contando com itens até então inéditos no Golf vendido no Brasil, como controles de tração ASR, controle de estabilidade ESP, EDL que distribuía corretamente de acordo com a necessidade a tração entre as rodas dianteiras, e ABS com freio a disco nas quatro rodas, além de airbag duplo, e airbags laterais, ar-condicionado automático Climatronic, sistema de som potente da Moonsoon com rádio CD player e toca fitas, é na época os carros ainda vinham com toca-fitas.
A Volkswagen também na época caprichou no preço do Golf GTi VR6 2003 brasileiro, primeiramente porque apenas clientes seletos da marca tiveram inicialmente prioridade de adquirir o carro, que mais tarde também foi disponibilizado através de encomenda nas revendas da marca, e segundo pelo alto preço, na época em 2003 o Golf GTI VR6 chegou com preço exorbitante de R$ 105.000, nada menos do que R$ 45.000 a mais do que o pedido pelo Golf GTi comum na época.
Esta história do VR6, somada com um monte de loucos pelo Golf GTi no Brasil, fizeram o carro se tornar uma jóia rara, apreciada por muitos, porém poucos sortudos tem um VR6 na garagem, o que fez do carro ter um valor sentimental e um preço extremamente salgado até o dias de hoje, um Golf VR6, hoje 2013, 10 anos depois, segundo a tabela Fipe o modelo é vendido por R$ 44.968, enquanto um Golf GTi 1.8 2003 mecânico sai por R$ 23.400.
Ficha técnica VW Golf GTI VR6 2003:
Carroceria:
Hatch 2 portas.
Motor:
VR6, 6 cilindros em V, 24 válvulas
Cilindrada: 2.792 cc de cilindrada
Potência: 200cv a 6.200 rpm
Torque:265 Nm a 3.200 rpm
Curso do pistão: 90.3 mm
Diâmetro do clindro:81.0 mm
Relação de compressão:10.5:1
Transmissão:
Manual, 6 velocidades
Embreagem com acionamento hidráulico
Relação 1ª marcha: 3.357
Relação 2ª marcha: 2.087
Relação 3ª marcha: 1.469
Relação 4ª marcha: 1.150
Relação 5ª marcha: 0.934
Relação 6ª marcha: 0.763
Relação Diferencial: 3.944
Relação Ré: 3.123
Suspensão:
Dianteira: independente, McPherson com molas helicoidais integradas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Traseira: interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Rodas e pneus:
Liga leve 7″x17″
Pneus: 225/45
Freios:
A disco nas 4 rodas, dianteiro ventilado.
Duplo circuito em diagonal, distribuidor eletrônico
de pressão (EBV) e sistema antitravamento (ABS)
Direção:
Hidráulica, de pinhão e cremalheira, com coluna absorvedora de energia e regulagens de altura e profundidade.
Círculo de viragem do veículo 10.9 m, da roda 10.2 m.
Desempenho:
Velocidade máxima: 209 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7.7s
Consumo:
Cidade: 8.9 km/l
Estrada: 12.8 km/l
Dimensões:
Comprimento: 4.189 mm
Largura: 1.735 mm
Altura: 1.444 mm
Entre-eixos: 2.511 mm
Tanque de combustível, 55 litros;
Porta-malas, 330 litros;
Peso, 1.350 kg.
Preço: Em 2003 R$ 105.000
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