Categorias: Peugeot

Vão deixar saudade? Peugeot 308 e 408 saem de linha no Brasil

Agora é oficial a Peugeot confirmou o final das vendas no Brasil do hatch médio 308 e do sedan 408, os modelos que desde 2018 já eram figuras raras nas revendas da Peugeot agora saem de cena de vez, além de terem vendas muito baixas no mercado, o final de vida dos modelos que eram produzidos na Argentina abrirá espaço para novos lançamentos da PSA.

 

O Peugeot 308 foi lançado no Brasil em 2012

O Peugeot 308…

Apesar de nunca ter sido um sucesso de vendas, o Peugeot 308 até que teve uma certa fama e popularidade no mercado brasileiro, ele chegou por aqui em 2012 vindo importado da Argentina já com bastante atraso – o 308 havia sido lançado na Europa em 2008, substituindo o 307. No Brasil o modelo ainda emprestava vários componentes do antigo 307 como o motor 2.0 e o câmbio automático de apenas 4 marchas, bastante criticado.

Interior do Peugeot 308

Em 2012 foi o melhor ano do 308, ele emplacou 12.027 unidades

No final do ano de 2012 a Peugeot passou a equipar o 308 com o moderno motor 1.6 THP, turbo com injeção direta de combustível e 165 cv, além do câmbio automático de seis marchas, porém este conjunto mecânico elogiado estava presente apenas na versão mais cara Feline, que tinha preço salgado para a época (2012) R$ 75 mil.

Nova geração lançada na Europa não veio para o Brasil…
Desde então os anos passaram e o Peugeot 308 ficou parado no tempo, enquanto na Europa no final de 2013, já como modelo 2014 a Peugeot lançava uma geração totalmente nova do 308, maior, mais moderna e equipada, no Brasil o hatch ficou como estava.

Acima o Peugeot 308, com o visual atualizado em 2016

Até que no final de 2015, já como modelo 2016 a Peugeot fez uma leve atualização visual no modelo brasileiro, ganhando alterações na dianteira, além de novos equipamentos e o motor 1.6 Turbo THP agora passava a ser flex. Porém no mais tudo igual ao 308 de 2012, a geração não mudou, e o estilo novo do modelo era de gosto duvidoso “inspirado” na nova geração lançada na Europa.

A última mudança no 308 foi em 2017, quando o modelo passou a vir em todas as versões com o motor 1.6 THP Turbo.

Em 2018 o Peugeot 308 praticamente foi esquecido nas lojas, durante o ano todo vendeu apenas 434 unidades.

A nova geração do 308 lançada na Europa em 2014, nunca chegou e ainda não tem previsão de chegada por aqui.

 

O Peugeot 408 estrou no Brasil em 2011

Um resumo rápido da vida do Peugeot 408 no Brasil…

Apesar de ter qualidades o Peugeot 408 nunca chegou a fazer sucesso em sua vida no Brasil, lançado em 2011, o sedan se destacava pelo bom espaço interno, a lista de equipamentos e o preço mais acessível do que rivais como Honda Civic e Toyota Corolla. Na época em fevereiro de 2011 o 408 tinha três versões de acabamento: Allure, Feeline e Griffe, com preços que iam de R$ 59.500 a R$ 79.900, todas equipadas com o motor 2.0 flex que rendia 151 cv com etanol ou 143 cv com gasolina, um câmbio manual de cinco marchas equipava a versão de entrada Allure, enquanto as demais tinha transmissão automática de 4 velocidades.

No ano seguinte, 2012 o Peugeot 408 passou a contar com o motor 1.6 THP Turbo de 165 cv em sua versão top, porém o preço pedido assustava na época R$ 82 mil.

Em setembro de 2013 a Peugeot passou a equipar o 408, já modelo 2014, com câmbio automático de seis velocidades no lugar da antiga caixa automática de apenas 4 velocidades usada até então.

O Peugeot 408 ganhou novo visual em 2016

Em novembro de 2015, já como modelo 2016, o Peugeot 408 foi reestilizado, ganhando um novo design na dianteira, além de novos equipamentos no interior. Além disso, o motor 1.6 turbo agora passa a ser flex.

Dai por diante sem ter condições para enfrentar os rivais como Corolla, Civic e Cruze que ganharam gerações novas e muito mais modernas, o Peugeot 408 ficou obsoleto no mercado, em 2017 ele passou a ser oferecido apenas na versão top com o empolgante motor Turbo, mas mesmo assim suas vendas diminuíram a cada mês.

Mas mesmo assim a Peugeot insistiu com o 408 que ainda sobrevivia na UTI no mercado brasileiro, com vendas muito baixas, o sedan fechou 2018 com apenas 739 unidades vendidas, o Corolla da Toyota fechou este mesmo ano com mais de 59 mil unidades comercializadas.

Se for comprar um 408 usado fique esperto com a desvalorização…
Um detalhe importante para quem for comprar um Peugeot 408 é sua super desvalorização, um modelo Allure que em 2012 tinha preço de R$ 60.000, já é encontrado hoje em dia (fevereiro de 2019) por cerca de R$ 27 mil, uma desvalorização de mais de 50% em apenas 7 anos.

O futuro da Peugeot na América Latina…

Não é só no Brasil que os modelos 308 e 408 sairão de linha, a Peugeot está fazendo uma reestruturação em seus modelos na América Latina, eles já anunciaram o final da produção de ambos os modelos (308 e 408) na fábrica de El Palomar na Argentina, com a intenção de abrir espaço na linha de montagem para novos e melhores carros que serão produzidos em conformidade com a Europa, como a nova geração do hatch 208, ele será maior e mais requintado do que o atual produzido no Brasil, além de ser feito sobre uma nova plataforma modular chamada CMP, além do 208, esta base será usada por novos lançamentos da Citroën como o SUV compacto DS3 Crossback e a nova geração do C3, ambos que também devem vir ao Brasil, além de futuros modelos globais da Peugeot, para isso a PSA está investindo mais de 320 milhões de dólares na modernização desta fábrica argentina.

Outro modelo que deve sair de linha em breve é o Citroën C4 Louge, também produzido nesta mesma planta em El Palomar, Argentina. Até 2024 a PSA promete colocar nada menos do que 16 lançamentos no mercado da América Latina e a maioria deles modelos em conforme com o resto do mundo, ou seja, a Peugeot mais uma vez quer “tentar” mudar sua imagem na América Latina e principalmente no Brasil.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.