Pela primeira vez em sua longa história o Land Rover Discovery, perdeu aquele seu jeitão quadrado e off-road, para assumir um perfil mais esportivo e urbano, e com desenho próximo de seus irmãos mais novo o Discovery Sport e Evoque. Estilo a parte, o novo Discovery 2017 apresentado hoje no Salão de Paris, traz tudo novo, ficou maior, mais luxuoso, leve e econômico.
Esta talvez tenha sido uma das atualizações mais difíceis de ser realizada pela Land Rover, porque o Discovery em suas cinco gerações praticamente manteve inalterado o seu estilo e perfil, fato que cativou muitos fãs para o nobre 4×4 inglês. O projeto de criar um novo Discovery foi demorado teve inicio em 2014 com o Discovery Vision Concept que serviu de base para este projeto.
Para não perder totalmente seu DNA, a Land Rover tentou manter algumas características consagrada do Discovery, como o teto elevado na traseira, o que além do estilo nostálgico, também é funcional já que permite ao modelo continuar tendo sete lugares e um ótimo espaço no porta malas.
Em comparação com a geração anterior, o novo Land Rover Discovery 2017 cresceu bastante, pela primeira vez o carro chega próximo dos 5 metros (tendo 4.97m), um aumento de nada menos do que 15 cm em relação ao Discovery 2015, a largura também impressiona, agora são 2.07 metros, passando bastante imponência ao SUV. Enquanto os também amplos 2.92 m de entre eixos garante um ótimo espaço interno para até 7 ocupantes adultos com muito conforto, e por falar em interior esta nova geração inaugura bancos inéditos, que no caso da segunda e terceira fileira podem ser configuradas em nada menos do que 21 maneiras diferentes, cada assento pode ser dobrado individualmente de forma elétrica. A melhor parte é que esta operação pode ser controlada por um botão no porta malas ou através de um aplicativo no telefone.
O espaço no porta malas impressiona, são 1.137 litros com a terceira fileira de bancos rebatida, ou ainda 2.406 litros com a segunda fileira também rebatida, já com sete passageiros a bordo o porta malas ainda acomoda 258 litros, há diversas soluções como compartimentos escondidos dentro do carro.
E por falar em alta tecnologia, o Discovery inova em vários detalhes, como os faróis full LED, com um recurso inédito com 5 modos de utilização diferentes, cada um para uma situação: Campo, cidade, alto-estrada, campo de baixa visibilidade e farol alto, além de sete painéis de LEDs que se iluminam de forma diferente de acordo com a condição de luminosidade da estrada.
Maior porém mais leve…
Embora na nova geração tenha ficado maior e mais robusto, este é o Land Rover Discovery mais leve já construído, a dieta foi feita graças a nova plataforma e ao uso intensivo de materiais leves como alumínio em sua construção – agora 85% da carroceria é feito de alumínio, o que rendeu uma dieta de nada menos do que 480 kg em relação a geração passada, a versão mais leve sai de fábrica agora pesando 2.115kg. Esta nova carroceria mais leve deve melhorar em muito o desempenho e principalmente o consumo do Discovery na linha 2017.
E por falar em motores, eles assumidamente focam na diminuição do consumo e nem tanto na potência, pela primeira vez o Discovery virá com motor 2.0 quatro cilindros diesel, com 240 cv da nova família batizada de Ingenium, ainda a diesel o Discovery terá o tradicional bloco 3.0 V6 TD6 de 258 cv. Enquanto que movido a gasolina o modelo terá o potente 3.0 V6 que desenvolve 340 cv e 45 kgfm de torque, e promete levar o novo Discovery de 0 a 100 km/h em 7.1 segundos. Todos os motores virão com câmbio automático de 8 velocidades feito pela marca alemã ZF, além de tração 4×4 com o sistema de tração 4×4 inteligente Terrain Response 2, com quatro modos de condução.
Interior continua sóbrio…
Ao contrário do exterior, por dentro o Land Rover Discovery manteve praticamente a mesma arquitetura tradicional e acertada do painel, com linhas retas e sóbrias e um acabamento de alto nível, já consagrado da Land Rover. Os comandos e botões foram reduzidos, no painel deixando a cabine mais limpa, há ainda um inédito comando seletor giratório no console central, que ficará no lugar da tradicional alavanca de câmbio.
Na Europa o lançamento ocorre agora em outubro, a produção do novo Discovery continua na tradicional fábrica de Solihull no West Midlands, Reino Unido, que produz os veículos Land Rovers desde 1948, enquanto o motor virá da fábrica de Wolverhampton também no Reino Unido, já no Brasil o novo Discovery deve desembarcar em 2017.