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Vergonha – Governo aumenta em 30% o IPI para carros importados

Com o aumento o pequeno Chery QQ pode passar de R$ 23.900 para R$ 31.070

Vergonha, esta talvez seja a palavra que melhor defina o aumento de 30% no imposto IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros importados vindo de fora do Mercosul e México. Na pratica a polêmica medida anunciada na noite de ontem (15 de setembro) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega irá encarecer em até 30% o valor dos veículos importados 0km vendidos no Brasil, o que chega a ser um absurdo. Entenda melhor…

Este aumento de IPI para carros importados nada mais é do que uma medida protecionista para as montadoras nacionais, que estão sendo ameaçada com a forte aumento das vendas dos carros importados principalmente o de marcas chinesas.

O JAC J3 que atualmente é vendido por R$ 37.900 pode custar R$ 49.270, difícil de acreditar não?

De início o polêmico aumento de imposto será válido a partir de hoje (16 de setembro) até o dezembro de 2012.

Um detalhe importante é que este aumento de IPI não englobará carros produzidos no Brasil, a não ser que não tenham 65% de seus componentes produzidos em território nacional. Para ficar livre deste aumento as montadoras precisarão ainda atender a alguns requisitos como ter estampagem, motores, suspensão, câmbio, entre outros componentes montados em solo brasileiro, este controle de nacionalização dos veículos será feito pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior dentro dos próximos 60 dias.

Na pratica este vergonhoso aumento de IPI para veículos importados irá afetar diretamente os veículos chineses de marcas como: JAC Motors, Chery, Hafei, CN Auto, Effa, Chana entre outras, além dos coreanos da Kia Motors e Hyundai, afetando ainda marcas de luxo como Audi, Mercedes e BMW entre outras.

Exemplificando as consequências desta medida, montadora novatas como JAC Motors por exemplo que chegou ao Brasil há poucos meses, e estava vendendo seu modelo J3 por R$ 37.990, terá que sacrificar o lucro ou vender este mesmo modelo por R$ 49.270. Ou seja um pesado aumento que quase inviabilizaria a comercialização do carro. Outro bom exemplo é o pequeno QQ da Chery Motors, ele é vendido atualmente como um dos carros mais baratos do Brasil por R$ 23.900, porém com o aumento do IPI, agora sairá por R$ 31.070, ou seja você acha que a Chery conseguirá vender um QQ pelo preço superior ao pedido por um VW Gol, muito difícil.

O Hyundai IX35 que até então partia de R$ 85.000 agora poderá custar a partir de R$ 110.000

Dando um exemplo de carros de luxo, temos o Hyundai ix35 ou o Kia Sportage que atualmente partem de R$ 85.000 e poderá agora poderão ter seus preços começando em R$ 110.500, um aumento de mais de R$ 25.000 somente devido ao imposto, enquanto a versão mais cara do IX35 sairia por mais de R$ 150.000.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Um Honda Civic nos EUA custa 25mil, na Argentina (feito no Brasil) custa 32mil, e aqui no Brasil Setenta, setenta comprar mas não consegue!!!

  • Esse aumento de IPI é mesmo uma vergonha. Não sei como tem gente que não enxerga e fica aqui defendendo o aumento e achando que o governo está defendendo o emprego dos brasileiros. Ora a Argentina e o México não ficam no Brasil e a maior parte dos carros importados vendidos aqui vem de lá, o restante que vem de outros países fora desse eixo, somam pouco mais de 6%. E para quem não sabe, essa medida foi elaborada em conjunto com a ANFAVEA, justo o maior interessado nesse aumento, ou seja, colocaram o lobo pra cuidar das ovelhas, pois vão poder aumentar o preço das carroças que vendem sem concorrência. Além do mais, se a coisa fosse séria, fariam isso também para outros setores da economia?

  • É uma vergonha! Proteger as montadoras multinacionais não é proteger os operários, estas montadoras não são nacionais, e nunca foram, vale lembrarmos que a única montadora nacional foi a Gurgel, que foi totalmente sufocada pelas "gigantes" aqui estaladas. Os carros chineses com baixo custo é o grande alvo desta "vergonha" de protecionismo "nacional", mas, que nacional? quem perde é o povo brasileiro, mas ninguém, o que o governo brasileiro tinha que fazer era abaixar os impostos dos carros "nacionais" e as montadoras deixarem de ter altos lucros. Vamos ficar ligados!

  • É um absurdo tal posicionamento, descaracterizando uma concorrência totalmente desleal. É preciso repensar em tal medida e deixar tudo como estava antes, o nosso país precisa sair desta linha de pensamento de exploração, para crescer e se tornar uma potência é preciso mudar a forma de pensamento.

  • Como 65% de seus componentes fabricados aqui no brasil ? ;como se no brasil ñ tem nenhuma montadora 100% nacional sendo que a vw é alemã , ford e gm são americanas e fiat é italiana. estamos condenados a pagar 40 ,50% de imposto que o govrno cobra e continuarmos andado com sucatas com desiner defasados e etc etc etc "estou muito decepcionado e revoltado.

  • Querido WSENA:

    Protegeu empregos de quem? Meu é que não foi. Protegeu foi o bolso das 4 grandes, que tem a maior margem de lucro do mundo automobilistico no mercado brasileiro.

    Protegeu apenas o mercado mais injusto do mundo automobilistico. Se nao fossem os impostos mais a ignorancia de consumidores como você, teriamos carros decentes com preços decentes e mais uma montadora fabricando no brasil, gerando MAIS EMPREGOS para os brasileiros. No final quem ganha com a JUSTA CONCORRENCIA somos nós, agora sim, incluindo eu e você.

  • Estava demorando para a dona dilma aprontar, mas a exemplo da Marta suplícy quando prefeita de SP que tinha um conportamento prepotente idêntico tentou a reeleição e não levou, pois é, enquanto que no México dodje charger, camaro são até viaturas policiais por aqui nossas montadoras que até hoje não engoliram a abertura das importações nos anos 90 forçando as a investir em produtos modernos e mais competitivos aguardaram ancíosas pela vinda de um governo estúpido de esquerda para vim com essa conversa fiada de proteção a nossa indústria que essa presidenta medíocre acabou comprando para a alegria dos mesmos que querem voltar a produzir carroças e vender a preço de automóvel, Fernando Collor sabia das coisas!!!!

  • Senhores o governo proteger só as montadoras! E o consumidor?

    A questão do sucesso dos importados ditos populares é porque o nacional vende itens de segurança como opcionais. Se oferecer os mesmos itens a disputa e pela qualidade e assistência técnica.

  • O FIM DO MUNDO PREVISTO PARA DEZEMBRO DE 2012 VAI SER ADIADO NO BRASIL PORQUE NÃO TEMOS CONDIÇÃO DE RECEBER UM EVENTO DESTE PORTE.

  • Pais de 3º mundo é assim os carros importados já são caríssimos em compração ao Estados Unidos por exemplo, um Chevrolet Camaro custa nos EUA pouco mais de 70 mil reais, aqui o carro custa R$ 180 mil reais e agora com o aumento do IPI vai para uns 250 mil. É ABSURDO. Tudo para nós é dificultados, no Brasil itens de tecnologia chegam atrasados em relação a outros paises e por preços altíssimos em relação ao mundo.

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