Categorias: Mercado automotívo

Vergonha – Governo aumenta em 30% o IPI para carros importados

Com o aumento o pequeno Chery QQ pode passar de R$ 23.900 para R$ 31.070

Vergonha, esta talvez seja a palavra que melhor defina o aumento de 30% no imposto IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros importados vindo de fora do Mercosul e México. Na pratica a polêmica medida anunciada na noite de ontem (15 de setembro) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega irá encarecer em até 30% o valor dos veículos importados 0km vendidos no Brasil, o que chega a ser um absurdo. Entenda melhor…

Este aumento de IPI para carros importados nada mais é do que uma medida protecionista para as montadoras nacionais, que estão sendo ameaçada com a forte aumento das vendas dos carros importados principalmente o de marcas chinesas.

O JAC J3 que atualmente é vendido por R$ 37.900 pode custar R$ 49.270, difícil de acreditar não?

De início o polêmico aumento de imposto será válido a partir de hoje (16 de setembro) até o dezembro de 2012.

Um detalhe importante é que este aumento de IPI não englobará carros produzidos no Brasil, a não ser que não tenham 65% de seus componentes produzidos em território nacional. Para ficar livre deste aumento as montadoras precisarão ainda atender a alguns requisitos como ter estampagem, motores, suspensão, câmbio, entre outros componentes montados em solo brasileiro, este controle de nacionalização dos veículos será feito pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior dentro dos próximos 60 dias.

Na pratica este vergonhoso aumento de IPI para veículos importados irá afetar diretamente os veículos chineses de marcas como: JAC Motors, Chery, Hafei, CN Auto, Effa, Chana entre outras, além dos coreanos da Kia Motors e Hyundai, afetando ainda marcas de luxo como Audi, Mercedes e BMW entre outras.

Exemplificando as consequências desta medida, montadora novatas como JAC Motors por exemplo que chegou ao Brasil há poucos meses, e estava vendendo seu modelo J3 por R$ 37.990, terá que sacrificar o lucro ou vender este mesmo modelo por R$ 49.270. Ou seja um pesado aumento que quase inviabilizaria a comercialização do carro. Outro bom exemplo é o pequeno QQ da Chery Motors, ele é vendido atualmente como um dos carros mais baratos do Brasil por R$ 23.900, porém com o aumento do IPI, agora sairá por R$ 31.070, ou seja você acha que a Chery conseguirá vender um QQ pelo preço superior ao pedido por um VW Gol, muito difícil.

O Hyundai IX35 que até então partia de R$ 85.000 agora poderá custar a partir de R$ 110.000

Dando um exemplo de carros de luxo, temos o Hyundai ix35 ou o Kia Sportage que atualmente partem de R$ 85.000 e poderá agora poderão ter seus preços começando em R$ 110.500, um aumento de mais de R$ 25.000 somente devido ao imposto, enquanto a versão mais cara do IX35 sairia por mais de R$ 150.000.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Um Honda Civic nos EUA custa 25mil, na Argentina (feito no Brasil) custa 32mil, e aqui no Brasil Setenta, setenta comprar mas não consegue!!!

  • Esse aumento de IPI é mesmo uma vergonha. Não sei como tem gente que não enxerga e fica aqui defendendo o aumento e achando que o governo está defendendo o emprego dos brasileiros. Ora a Argentina e o México não ficam no Brasil e a maior parte dos carros importados vendidos aqui vem de lá, o restante que vem de outros países fora desse eixo, somam pouco mais de 6%. E para quem não sabe, essa medida foi elaborada em conjunto com a ANFAVEA, justo o maior interessado nesse aumento, ou seja, colocaram o lobo pra cuidar das ovelhas, pois vão poder aumentar o preço das carroças que vendem sem concorrência. Além do mais, se a coisa fosse séria, fariam isso também para outros setores da economia?

  • É uma vergonha! Proteger as montadoras multinacionais não é proteger os operários, estas montadoras não são nacionais, e nunca foram, vale lembrarmos que a única montadora nacional foi a Gurgel, que foi totalmente sufocada pelas "gigantes" aqui estaladas. Os carros chineses com baixo custo é o grande alvo desta "vergonha" de protecionismo "nacional", mas, que nacional? quem perde é o povo brasileiro, mas ninguém, o que o governo brasileiro tinha que fazer era abaixar os impostos dos carros "nacionais" e as montadoras deixarem de ter altos lucros. Vamos ficar ligados!

  • É um absurdo tal posicionamento, descaracterizando uma concorrência totalmente desleal. É preciso repensar em tal medida e deixar tudo como estava antes, o nosso país precisa sair desta linha de pensamento de exploração, para crescer e se tornar uma potência é preciso mudar a forma de pensamento.

  • Como 65% de seus componentes fabricados aqui no brasil ? ;como se no brasil ñ tem nenhuma montadora 100% nacional sendo que a vw é alemã , ford e gm são americanas e fiat é italiana. estamos condenados a pagar 40 ,50% de imposto que o govrno cobra e continuarmos andado com sucatas com desiner defasados e etc etc etc "estou muito decepcionado e revoltado.

  • Querido WSENA:

    Protegeu empregos de quem? Meu é que não foi. Protegeu foi o bolso das 4 grandes, que tem a maior margem de lucro do mundo automobilistico no mercado brasileiro.

    Protegeu apenas o mercado mais injusto do mundo automobilistico. Se nao fossem os impostos mais a ignorancia de consumidores como você, teriamos carros decentes com preços decentes e mais uma montadora fabricando no brasil, gerando MAIS EMPREGOS para os brasileiros. No final quem ganha com a JUSTA CONCORRENCIA somos nós, agora sim, incluindo eu e você.

  • Estava demorando para a dona dilma aprontar, mas a exemplo da Marta suplícy quando prefeita de SP que tinha um conportamento prepotente idêntico tentou a reeleição e não levou, pois é, enquanto que no México dodje charger, camaro são até viaturas policiais por aqui nossas montadoras que até hoje não engoliram a abertura das importações nos anos 90 forçando as a investir em produtos modernos e mais competitivos aguardaram ancíosas pela vinda de um governo estúpido de esquerda para vim com essa conversa fiada de proteção a nossa indústria que essa presidenta medíocre acabou comprando para a alegria dos mesmos que querem voltar a produzir carroças e vender a preço de automóvel, Fernando Collor sabia das coisas!!!!

  • Senhores o governo proteger só as montadoras! E o consumidor?

    A questão do sucesso dos importados ditos populares é porque o nacional vende itens de segurança como opcionais. Se oferecer os mesmos itens a disputa e pela qualidade e assistência técnica.

  • O FIM DO MUNDO PREVISTO PARA DEZEMBRO DE 2012 VAI SER ADIADO NO BRASIL PORQUE NÃO TEMOS CONDIÇÃO DE RECEBER UM EVENTO DESTE PORTE.

  • Pais de 3º mundo é assim os carros importados já são caríssimos em compração ao Estados Unidos por exemplo, um Chevrolet Camaro custa nos EUA pouco mais de 70 mil reais, aqui o carro custa R$ 180 mil reais e agora com o aumento do IPI vai para uns 250 mil. É ABSURDO. Tudo para nós é dificultados, no Brasil itens de tecnologia chegam atrasados em relação a outros paises e por preços altíssimos em relação ao mundo.

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.