A Dodge anunciou hoje simplesmente o Viper de rua mais veloz já construído, trata-se do Viper ACR 2016, a volta da versão extrema lançada em 2010. Embora o carro traga o mesmo motor V10 de 8.4 litros, com 645 cv e 81 kgfm de torque, no caso acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, porém o ACR (American Club Race), ele traz uma série de recursos vindo das pistas de corrida, que entre outros fatores, reduziu o peso, melhorou o equilíbrio, aumentou o down force, melhorando significantemente o desempenho deste Viper, que é praticamente um carro de corrida, com permissão para se andar nas ruas.
As alterações são muitas, ao começar pelo kit aerodinâmico, o novo Viper ACR 2016, traz uma aerodinâmica totalmente nova, segundo a Dodge é o pacote mais avançado instalado em um carro de rua, ele traz spoiler frontal em fibra de carbono totalmente ajustável, apêndices aerodinâmico, novo capô com novas fendas que também podem ser fechadas, difusor similar ao do carro de competição na traseiro, mas o grande destaque deste conjunto é o enorme aerofólio com duas lâminas que mede exagerados (1,876-mm) de largura, é uma asa bastante similar ao usados pelos carros de GT.
Para se ter uma ideia no poderio aerodinâmico deste conjunto, segundo a Dodge o pacote “Extreme Aero”, produz 1 tonelada de downforce quando o carro está em 285km/h, ou seja, praticamente gruda o Viper no chão.
A distribuição de peso do novo Viper ACR é perfeita 50% na dianteira e 50% na traseira, a Dodge não revelou o peso total do carro, mas afirma que ACR abre mão de uma série de coisas. O sistema de áudio premium de versão convencional por exemplo de lugar a um áudio mais simples, com apenas 3 alto falantes, os bancos são de competição, sem ajustes elétricos (mais leves), foi removido do interior os revestimentos, por exemplo ate o carpetes são novos, mais leves do que os originais.
Por fim o conjunto traz outras alterações – novas rodas de alumínio forjado, mais leves e resistentes do que as originais aro 19, com pneus de alta performance Kumho Ecsta V720 feitos exclusivamente para o Viper ACR, com medidas de 295/25/19 na dianteira e 355/30/19 na traseira, este pneus traseiros são os mais largos já colocados em um carro de rua, tendo 28 cm de largura.
Há ainda freios de cerâmica e carbono da marca Brembo, com discos de 390 mm na dianteira e 360 mm na traseira, na dianteira há pinças enormes com seis pistões. A suspensão também é nova com peças da marca Bilstein, ela é totalmente ajustável em 10 níveis, podendo ser alterada em até 7.6 cm.
Podemos falar ainda do controle de tração que funciona em cinco modos, Full-on, Sport, Track, Rain, Full-off modes, e o sistema de exaustão que é inédito para o carro.
O preço ainda não é conhecido, o Dodve Viper ACR 2016 será produzido na fábrica da Chrysler de Conner Avenue Assembly Plant, e na cidade de Detroit, ele será montado a mão, ou seja de forma artesanal, a previsão e de que as vendas comecem no terceiro trimestre de 2015.
Lembrando que esta é a terceira geração do Viper ACR, a primeira foi lançada em 1999, baseada na segunda geração do esportivo, tinha 460 cv, enquanto a segunda foi lançada em 2008 já trazendo uma série de novidades, como menor peso, suspensão ajustável e motor mais potente com 600 cv e foi produzida ate 2010. Este Viper ACR de 2009, era extremamente rápida, uma prova disto é que cravou no circuito de Nürburgring Nordschleife que tem mais de 20.7 km de extensão, o tempo de 7min:22S e 1.
Abaixo o vídeo oficial de apresentação do Novo Dodge Viper ACR:
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.