A Volkswagen está lançando no Brasil o novo Virtus 2023, o sedan foi reestilizado, ganhou interior luxuoso, equipamentos inéditos como piloto automático ACC e uma nova opção de motor. Com esta atualização a Volkswagen planeja que o novo Virtus suba de categoria, com preços que vão de R$ 104.000 até R$ 145.000, o sedan agora deve enfrentar tantos modelos mais baratos como Onix Plus e HB20S, até sedans mais caros como Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. Será que ele tem qualidades para isso? Vamos descobrir.
Compare nas fotos acima e abaixo a diferença entre o Virtus renovado e o modelo antigo, lançado em 2018
Índice desta matéria
Preços do novo Volkswagen Virtus 2023:
Virtus 170 TSi manual – R$ 103.990
Virtus 170 TSI automático – R$ 112.990
Virtus Comfortline 200 TSi automático – R$ 121.990
Virtus Highline 200 TSi automático – R$ 130.030
Virtus Exclusive 250 TSi automático – R$ 144.990
Visual atualizado…
Falando rapidamente do visual, esta é a primeira mudança sofrida no Virtus desde o seu lançamento que aconteceu em 2018, o sedan basicamente trocou todo o conjunto dianteiro, se desprendendo do parentesco com o Polo e virando uma espécie de Golf Sedan.
Há novos faróis Full LED em todas as versões, além de mais bonitos possuem maior poder de iluminação, alcançando até 130 metros, trazem também luzes de condução diurna DRL.
Há ainda uma nova grade frontal com abertura maior e filetes cromados, novo para-choque com estilo mais robusto e esportivo, além de um acabamento mais sofisticado com apliques em Black piano e cromados, novos e maiores faróis de neblina em LED, com lâmpadas que acompanham a direção do volante nas curvas, por fim, o capô também é novo e tem um volume maior.
Nas laterais não há mudanças, a não ser novas rodas em liga leve de série em todas as versões, aros: 15, 16, 17 e 18. Há ainda uma nova opção de cor para a carroceria, a pintura Azul Biscay, que antes era exclusiva da GTS, agora será disponibilizada para todas as versões do Virtus, que pode vir com pintura sólida: Branco Cristal e Preto Ninja, além das metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Passando para a traseira, o Virtus 2023 apresenta novas lanternas. Apesar de manterem o mesmo desenho do modelo original, ganharam iluminação totalmente em LED, efeito 3D de profundidade e novas lentes fumê. As lanternas ficaram muito bonitas, deixaram o Virtus com um ar mais premium e moderno, virão de série em todas as versões.
Ainda na traseira o para-choque foi retocado, ficou mais sofisticado, passou a vir com detalhes cromados nas versões mais caras e novas luzes refletoras. A tampa do porta malas tem agora o nome do carro em destaque ao centro, logo abaixo da placa.
Como um opcional para todas as versões haverá o Pacote Black, agregando rodas exclusivas, capa dos retrovisores em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras das portas e capa para chave, porém a Volks ainda não divulgou fotos do carro com este pacote.
Interior do Novo Virtus Highline
Interior luxuoso do novo Virtus 2023
A cabine do Virtus 2023 também foi atualizada, apesar do desenho do painel não ter mudado, o nível do acabamento interno evoluiu. A cabine demasiadamente simples, uma das maiores criticas de donos do Virtus, foi melhorada principalmente a partir da versão intermediária Comfortline.
O painel agora conta com revestimento em material que imita couro com costuras duplas, o acabamento das portas também foi revestido, há agora tecido e materiais soft touch, inegavelmente este banho de loja fez muito bem ao Volkswagen Virtus. Vale comentar que este acabamento será exclusivo do Brasil, nenhum outro país do mundo recebeu estes detalhes.
Os revestimentos dos bancos foram melhorados, há novos tecidos nas versões mais baratas, enquanto a partir da versão intermediária Comfortline, o Virtus 2023 passa a vir de série com bancos em couro, enquanto na versão Highline a cabine ganhou revestimento interno em dois tons, com bancos e painel com detalhes na cor Marrom Mocca.
Enquanto na nova versão top de linha, chamada de Exclusive, a cabine é rica em detalhes, trazendo revestimentos exclusivos no painel, portas e nos bancos, confira nas fotos abaixo.
Caro, porém bem equipado…
O Virtus 2023 ficou muito mais equipado, alias o Volkswagen Virtus passa a ser o sedan mais equipado da categoria, apesar de não custar barato – a versão de entrada TSi com câmbio manual sai por salgados R$ 104.000, valor maior em relação aos rivais, que por este preço já entregam câmbio automático.
Tentando justificar o preço mais elevado, a Volks aposta na boa lista de equipamentos que virá no sedan desde sua versão mais acessível. Há de série motor 1.0 turbo, faróis e lanternas Full LED, painel digital de 8 polegadas, central multimídia de 6.5 polegadas, seis airbags, carregamento wireless para smartphones, rodas em liga leve aro 15, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante multifuncional com regulagem, entre outros itens.
R$ 104.000 com câmbio manual vale a pena?
Porém não custa lembrar que o Virtus mais barato 170 TSi (de R$ 104.000) tem câmbio mecânico, enquanto os rivais por este preço já ofertam câmbio automático. E ai, você prefere equipamentos ou o conforto do câmbio automático? Deixe sua opinião mais abaixo.
Surpreende positivamente os itens da versão 170 TSI automática, que custa R$ 113.000. Há itens raros na categoria, como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, sistema Start/Stop, borboletas atrás do volante, sistema de frenagem pós colisão, controle de tração com diferencial de bloqueio eletrônico XDS+ e muito mais. Por este valor, o Virtus é o mais equipado da categoria.
Motores do Virtus 2023
Com relação a parte mecânica a grande novidade é a estreia do bloco 170TSi, é o mesmo bloco já usado no Polo 2023, trata-se do 1.0 três cilindros, turbo, que rende até 116 cv e 16.5 kgfm. Pode vir tanto com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, este conjunto equipará as versões mais baratas do Virtus 2023, chamada apenas de 170 TSi.
Enquanto que as versões Comfortline e a Highline, seguem sem mudanças na parte mecânica, ou seja, usam o motor 200TSi, 1.0 turbo, três cilindros, que rende até 128 cv de potência e 20 kgfm. Combinado sempre com câmbio automático de seis marchas.
Por fim a nova versão Exclusive (foto acima) será a nova top de linha do Virtus, substituindo a esportiva GTS, de quem emprestou o motor 250TSi, 1.4 turbo, quatro cilindros, 150 cv de potência e 25 kgfm de torque. Esta versão também tem apenas câmbio automático.
Confira abaixo o conteúdo e preços de cada versão do novo Virtus 2023:
Acima o Novo Virtus 2023 em sua versão mais barata, a 170 TSI
Virtus 170 TSi Manual – R$ 103.990
Painel digital de 8 polegadas, faróis e lanternas Full LED, 6 airbags, rodas em liga leve aro 15, carregador wireless para smartphones, duas tomadas USB do tipo “C”, volante multifuncional com ajuste de altura, piloto automático, multimídia Composition Touch com tela de 6.5 polegadas, 4 alto falantes, direção elétrica, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com função tilt down no lado do passageiro, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado com saída para o banco traseiro e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Virtus 170 TSi Automático – R$ 112.990
Além dos itens da versão 170TSi manual, a configuração 170 TSi automática agrega recursos de segurança e tecnologias como piloto automático adaptativo ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática, sistema start/stop – que desliga o motor quando o carro para para economizar combustível, Detector de fadiga do motorista, sistema de frenagem pós colisão, diferencial XDS+, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, volante revestido em couro, borboletas atrás do volante, descansa braço central e câmbio automático de seis marchas.
Acima o Novo Virtus Comfortline
Virtus Comfortline 200 TSi – R$ 121.990
Além dos itens já citados nas versões mais baratas, a Comfortline usa motor mais potente 200TSi com 128 cv (contra 116 cv da versão 170TSi), além de rodas maiores aro 16 com pneus 250/55, ar-condicionado automático digital Climatronic com comandos do tipo touch, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, bancos em couro, revestimentos das portas em couro, painel com revestimento soft-touch, câmera de ré, faróis de neblina em LED, sistema de som com 6 alto falantes e freio a disco nas quatro rodas.
Virtus Highline 200 TSi R$ 130.030
A tradicional versão Highline, custa agora cerca de R$ 9.000 a mais em relação a Comfortline, por esse investimento extra, entrega painel digital maior e mais evoluído com tela de 10,25 polegadas, multimídia VW Play com tela de 10 polegadas e Wi-Fi, faróis com acendimento automático, limpadores do para-brisa com sensor de chuva, rodas maiores, aro 17 com pneus 205/55, sensor de estacionamento também na dianteira, retrovisores com rebatimento automático ao estacionar, função frenagem automática de manobra, além de três revisões gratuitas.
Virtus Exclusive 250 TSi – R$ 144.990
Por fim a versão top de linha Exclusive, traz como diferencial o motor potente 250TSi de 150 cv, uma roupagem mais esportiva e elegante, com detalhes exclusivos nos para-choques, saias laterais, rodas aro 18 com pneus de baixo perfil 205/45, quatro modos de condução: ECO, Normal, Sport e Individual, suspensão esportiva, além de acabamento interno mais luxuoso.
Porém esta versão, só chega posteriormente as lojas, de acordo com a Volkswagen ainda no primeiro semestre de 2023, enquanto as demais já estarão disponíveis a partir de março.
Virtus está maior por fora…
Vale comentarmos que graças aos novos para-choques, o Volkswagen Virtus ficou maior, o comprimento foi aumentado em quase 8 cm, porém este aumento não chegou ao interior do carro, já que não houve alterações na distância entre eixos, que se manteve em 2,65 metros. Alias o VW Virtus segue tendo um dos maiores espaços internos da categoria, a exemplo do seu porta malas, com 521 litros, é o maior entre os sedans da categoria.
Consumo do Virtus 2023
Virtus 170 TSI manual:
O Novo Virtus 170 TSi manual tem o consumo de combustível mais baixo de todas as versões, faz na gasolina 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, mesmo com câmbio automático consumo do motor 170 TSi agrada, faz 12,4 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada.
Virtus 200 TSI Automático:
O consumo do Virtus 200 TSI é com gasolina é de 12 km/l na cidade ou 14.9 km/l na estrada.
Virtus 250TSi Automático
Apesar de ser muito mais potente e ter maior torque, o motor 1.4, 250 TSi não foge muito do 1.0 turbo em relação a economia de combustível, faz com gasolina 11.9 km/l na cidade e 14.7 km/l na estrada.
Rivais…
Atualmente há três tipos de sedans produzidos no Brasil. Os compactos de entrada: Chevrolet Onix Plus (R$ 87.590 – R$ 112.900), Hyundai HB20S (R$ 88.690 – R$ 117.900) e Fiat Cronos (R$ 83.890 – R$ 106.790). Os sedans compactos premium: Toyota Yaris Sedan (R$ 96.490 – R$ 120.190), Honda City (R$ 117.300 – R$ 135.600). Por fim temos os sedans médios, onde se encontram: Chevrolet Cruze LT que começa em R$ 148.650 e Toyota Corolla GLi que sai por R$ 146.890.
Ou seja, com este novo patamar de mercado, o Volkswagen Virtus que tem preço entre R$ 104.000 até R$ 145.000, tentará disputar compradores em todos estes três segmentos citados acima. As versões 170TSi (R$ 104.000 até R$ R$ 113.000) disputarão mercado com os sedans de entrada, enquanto as versões Comfortline e Highline (R$ 121.000 e R$ 130,000) encararão os sedans compactos premium.
Por fim a nova versão Exclusive (R$ 145.000) terá a missão de roubar compradores das versões mais baratas dos sedans maiores como Cruze e Corolla.
Uma meta pra lá de ambiciosa para um sedan que em 2022 esteve praticamente esquecido nas lojas, vendendo apenas 5.626 unidades durante o ano todo, quase o mesmo patamar de vendas do BMW Série 3, que em 2022 emplacou 4.909 unidades, detalhe que o BMW é um sedan de luxo que custa mais de R$ 300.000.
E ai você acha que estas mudanças serão suficientes para fazer o Volkswagen Virtus vender bem? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Respostas de 2
Como um vendedor da Fiat me falou outra vez:
“Me diz o tamanho da corda que eu dou o nó” podemos ver qual o nó que farão neste virtus automático.
Este virtus ficou show!
Vai vender muito.
Se a Volkswagen não crescer o ôlho e não subir o preço à revelia sou forte candidato a comprar um exclusive.