*Atualizado em 5 de novembro 2025
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata do sedan. De acordo com informações apuradas pelo site AutosSegredos.com.br, esta nova configuração, que ainda não consta no site da Volkswagen, chegará em dezembro custando a partir de R$ 103.990, lembrando que hoje o Virtus mais barato parte de R$ 115.390, porém calma que ninguém da café grátis ainda mais no Brasil, para custar mais barato esta nova versão Sense terá uma lista de equipamentos mais simples em relação as demais.
Índice desta matéria
Esteticamente o novo Virtus Sense 2025 terá aquele pacote visual que já conhecemos quando se trata de uma versão focada no preço baixo, retrovisores e maçanetas virão sem pintura, as rodas serão aro 15 em aço com calotas na cor grafite, porém um dos pontos positivos é que esta versão manterá os faróis Full LED com luzes de condução diurna DRL presente nas versões mais caras, assim como as lanternas traseiras, também em LED.
A lista de equipamentos também será reduzida, afinal esta versão Sense custará cerca de R$ 11 mil a menos em relação ao Virtus 170 TSi manual que hoje sai por nada atrativos R$ 115.390.
O Virtus Sense 2025 não terá central multimídia, virá apenas com o rádio “Media Plus II” sem tela touch no lugar da moderna central VW Play de 10 polegadas com Wi-Fi presente nas demais versões do sedan, esta versão mais barata também perderá também a partida do motor por botão e o sistema keyless para abertura das portas, outras ausências importantes são os retrovisores elétricos, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro e o carregador wireless para smartphones.
Apesar de ser mais simples, a lista de equipamentos ainda será muito interessante, trazendo ar-condicionado, painel digital de 8 polegadas, direção elétrica, ajuste de altura e profundidade para o volante, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, 4 alto falantes, seis airbags, auxílio para partidas em ladeiras, piloto automático, controles de estabilidade e de tração, monitoramento da pressão dos pneus, chave com controle remoto para as portas, vidros e porta malas, além de bloqueio eletrônico do diferencial e banco do motorista com ajuste de altura.
Com relação a motorização e câmbio não haverá novidades no Virtus Sense 2025, seguirá o mesmo conjunto da versão 170 TSI manual, ou seja, motor 1.0 turbo, 3 cilindros, com injeção direta, flex, capaz de desenvolver 109 cv com gasolina ou 116 cv com etanol, para um torque de 16,8 kgfm independente do combustível. O câmbio é manual de cinco marchas.
De acordo com dados de fábrica o Virtus Sense 2025 manual faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 196 km/h com gasolina ou 201 km/h com etanol.
Um dos diferencias do sedan Virtus da Volkswagen é o seu tamanho e espaço interno, ele mede 4,56 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, sua distância entre eixos é de 2,65 metros, seu porta malas tem 521 litros. Dimensões que superam as de rivais como o Honda City, Toyota Yaris Sedan, Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus.
Assim com as demais versões do sedan a única pintura de série, sem custo adicional, é o preto Ninja, cor ai padrão dos carros da Volks, sendo que a pintura branca sólida (branco Cristal) custa R$ 900, enquanto as opções metálicas: Prata Sirius, Cinza Platinum e a Azul Biscay custam cada uma R$ 1,650 adicionais, ou seja, com pintura metálica o preço final do Virtus salta para R$ 105.640.
Abaixo você confere como ficará a linha 2025 do Volkswagen Virtus:
Sense 170TSi Manual – R$ 103.990
170 TSI Manual – R$ 115.390
170 TSI Automático – R$ 119.990
Comfortline 170 TSi AT- R$ 134.990
Highline 170 TSi AT- R$ 145.490
Exclusive 250 TSI AT – R$ 158.990
Inegavelmente o Virtus em sua reestilização sofrida em 2023 subiu de nível e de patamar no mercado, a versão mais cara já encosta nos R$ 160 mil, apesar de hoje as vendas do sedan da Volks serem razoáveis, emplacando de janeiro até setembro 23.294 unidades, praticamente empatado com o Hyundai HB20S, a Volkswagen quer tornar o Virtus um pouco mais popular, a intenção é competir com o Onix Plus, atual líder entre os sedans compactos no Brasil, que de janeiro até setembro vendeu 44.398 unidades.
Por R$ 103.990 o VW Virtus tem hoje talvez o melhor custo benefício entre os sedans de entrada no Brasil, apesar de ser uma versão de entrada, o Chevrolet Onix Plus parte de R$ 102.990 porém é menos equipado, não traz por exemplo faróis Full LED e painel digital e tem motor aspirado de apenas de 82 cv, enquanto o Virtus já é turbo e tem 118 cv. O Toyota Yaris Sedan na versão XL custa R$ 101.490 e já vem com câmbio automático, porém é menor, tem motor aspirado 1.5, 8 cv menos potente em relação ao Virtus, tem distância entre eixos 10 cm menor em relação ao Volkswagen, além de ter porta malas quase 50 litros menor. O Hyundai HB20S em sua versão mais barata sai por R$ 97.690 porém é menor, menos equipado e tem motor aspirado de 82 cv, com motor turbo e câmbio automático o HB20S sai por R$ 115 mil, outro rival o Honda City, parte de salgados R$ 117.990 ou seja, está em outra categoria de preço.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.