A Volkswagen divulgou a primeira imagem e informações oficiais sobre a Nova Amarok 2027, trata-se de um modelo exclusivo feito para a América do Sul e que será produzido na Argentina a partir de 2027. Esta nova geração terá uma estilo visual único trazendo proposta futurista e bastante chamativa.
A Nova Volkswagen Amarok 2027 terá base chinesa
Apesar da Volkswagen não ter divulgado detalhes técnicos sobre a nova picape, tudo indica que ela será feita sobre uma plataforma chinesa da SAIC, fabricante parceira de longa data da Volkswagen na China. A base desta Nova Amarok 2027 tudo indica será emprestada da Maxus T90 (foto abaixo).
Isso também nos da uma base do que esperar com relação as dimensões da nova VW Amarok 2027, a picape chinesa Maxus T90 tem um bom tamanho com 5,39 m de comprimento e 3.15 m de distância entre eixos, dimensões maiores em relação a Amarok atualmente nas lojas que tem 5,25 m de comprimento e distância entre eixos de 3.10 m, ou seja, a picape da Volks crescerá.
Não há informações com relação a motorização e conjunto mecânico.
Produção na Argentina e mega investimento
Apesar de provavelmente esta nova geração contar com base chinesa, sua produção continuará localizada em General Pacheco na Argentina, a Volkswagen anunciou um mega investimento de US$ 580 milhões de dólares (R$ 3.2 bilhões) para desenvolver o projeto e atualizar a fabrica para passar produzir a nova Amarok.
Segundo o CEO mundial da Volkswagen Thomas Schäfer, esta nova picape será desenvolvida e produzida na América Latina para a América Latina, segundo o executivo, picape terá ajustes e componentes feitos exclusivamente para atender as necessidades do mercado local, como tipo de uso e condições de terrenos.
Segundo o chefão da Volkswagen eles optaram por desenvolver um produto exclusivo para atender a América Latina ao invés de trazer para cá uma picape global (uma referência a versão global da Amarok que usa a base da Ford Ranger e está sendo produzida na África do Sul).
Lembrando que a produção da VW Amarok na Argentina começou em 2010, desta então foram mais de 770.000 unidades da picape produzidas por lá e distribuídas para toda a América Latina nestes 15 anos. Para fazer esta nova picape a fábrica deve ser bastante atualizada, ganhando novas máquinas, tecnologias e melhorando a eficácia da produção e sustentabilidade.
Novos lançamentos da Volkswagen
Após passar por tempos difíceis recentemente, a Volkswagen está buscando fazer uma completa atualização em seus produtos a nível mundial, a montadora alemã promete ter até 2017 nove lançamentos na Europa até 2027, incluindo ai o novo elétrico compacto ID.1 que terá porte similar ao Up. Sendo que aqui para o Brasil entre as novidades da marca está uma nova picape média feita sobre chassi monobloco, tendo o mesmo porte e proposta da Fiat Toro. Esta nova picape que deve ser chamada de Udara ou Tarok será produzida no Brasil e já roda em testes, deve ser lançada no final de 2026.