Categorias: Volkswagen

Volkswagen Bora 2009 – Ele é bom mas os concorrentes são melhores

Sedan intermedíario da Volks, o Bora apresenta um visual conservador e um tanto sem personalidade, até mesmo em comparação com os próprio modelos da marca. Porém o modelo sai completo de fábrica, além de ser um carro de fácil dirigibilidade e com  um bom nível de conforto. Bom o problema do Bora são seus concorrentes, Corolla, Civic, C4 e Vectra, que oferecem um pouco mais que o sedan da Volks pelo mesmo preço.

Para 2009, o Bora ganhou um novo conjunto frontal, que incluem faróis e grade inspirado no Passat, já na parte traseira, ele ganhou lanternas maiores assim como a tampa do porta malas que foi redesenhada.

O sedan da Volks conta com uma única motorização 2.0 8v de 120cv a gasolina, a diferença entre as dua versões está no câmbio . Na versão com câmbio manual o modelo é capaz de atingir os 205 km/h indo dos 0 aos 100 km/h em 9.2 segundos. Já a automática e capaz de ir aos 190 km/h sendo dois segundos mais lento.

Entre os itens de série do sedan mexicano estão: ar condicionado, air bag para o motorista e passageiro, freios ABS, porta copos, tomada 12 v que fica localizada no porta mala, fárois de neblina e rádio com CD player com função MP3 e entrada USB. Como opcional a Volkswagen ofereçe o teto solar elétrico.

Quando começou a ser vendido no Brasil, em 2001 a expectativa era que o Bora viesse a substituir o Passat, mas o modelo nunca se tornou um sucesso de vendas tendo sofrido uma grande queda nas vendas com o desebarque de sedans médios com Ford Fusion, C4 Pallas, Honda Civic entre outros. Em busca do tempo perdido a Volks lançou em 2007, o Jetta modelo que afundou de vez o Bora. A sensação que temos é que o sedan se tornou  uma especie de ovelha negra da família.

Preço e concorrentes:

O Bora tem preço partindo de R$61.500, na versão com câmbio mecânico, já com câmbio automático o preço salta para R$65.500. Bom, preço regular se comparados com os outros sedans do mercado, por exemplo, o recém lançado Civic 2009, tem preço partindo de R$64.500, já o Corolla parte de R$62.400, na versão XLi 1.8 Flex, para terminar há ainda o Citroën C4 Pallas que parte de R$68.900 na versão 2.0 Flex automático.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Brasileiro é muito de seguir a "onda". Infelizmente, porque o bora é um carro lindo, gostoso de dirigir, confortável, anda bem... Tive um 2001 e atualmente tenho um 2009. Só não terei outro porque não fabricam mais.

  • Eu tenho um bora 2009 com 37 mil KM e digo é um ótimo carro, além de ter estabilidade é bonito e completo.

    Comprei ele faz um ano, e vale a pena o investimento, nunca me incomodou.

  • bora... esse sedan e uma loucura mesmo ter saido de linha ki eu acho ki foi um pecado da vw ele e exelente eu digo isso pq eu tenho um bora lindo demais tiptronic com teto solar e posso dizer ki ele e melhor do que o grand siena ki meu pai tinha(agora deu de entrada numa hilux ki por sinal e exelente)economico confortavel gostoso de dirigir (e detalhe eu so tenho 15 anos)

  • Sou mais um proprietário de mais uma MÁQUINA dessa. Aachei esse carro maravilhoso, além de contar com muitos opicionais de série, o custo/benefício e além da conta.

  • pessoal...quem tem um bora nao quer outro carro pois o carro e extraordinario cara, ele e otimo na cidade e melhor ainda na estrada, ele tem uma estabilidade maravilhosa, confortavel macil, anda bem pra caramba...economico...adquira um vc vai se surpreender...isso eu falo pois tenho um 2009.exelente....

    • Valdirdr

      Realmente o VW Bora não fez muito sucesso no Brasil, assim como em outros países, o carro se deu melhor no México onde é produzido, alguns dizem que é devido ao seu design com linhas um tanto quadradas, bem ao contrário do Golf, de quem ele traz sua base.

      Atualmente o Volkswagen Bora está defasado tanto visualmente quando tecnologicamente, principalmente se comparado ao concorrentes como Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4, Ford Focus e Chevrolet Vectra, o Bora é praticamente o mesmo desde que foi lançado no Brasil em 2001.

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.