Das dez maiores montadoras do mundo, a Volkswagen pode ser considerada uma das que menos possui presença no segmento de modelos elétricos ou hibrídos. Querendo mudar isso a VW irá apresentar na 63 edição do Salão de Frankfurt o conceito E-UP. Modelo que é baseado na nova família que a montadora deve lançar dentro de dois anos.
O protótipo mede apenas 3.2 metros e tem capacidade para acomodar até 4 ocupantes. O E-UP acelera de 0 a 100 km/h em 11.3 segundos, já a velocidade máxima é de 135 quilômetros por hora, nada mal para um carro totalmente elétrico equipado com um motor de 60 kW (81 CV).
De acordo com a Volks a bateria do E-UP leva cinco horas para ser recarregada em um tomada com 230 volts, a autonomia não foi revelada.
O interior do VW UP, traz bancos flexíveis, que podem ser dobrados para melhorar a capacidade de carga.
As primeira unidades do E-UP devaram ser produzidas em 2013, mas a produção em massa para varíos países não deve começar antes de 2020. Por enquanto a Volkswagen acredita que o mercado de modelos elétricos ainda é muito pequeno, já que os carros híbridos e até mesmo os a diesel estão suprindo esta demanda, com motores menos poluentes e econômicos.
A Volkwagen deve apresentar em 2011, a nova família UP, o carro será equipado com motor híbrido TSI ou TDI, há expectativa inclusive de que este modelo seja comercializado no Brasil, e em outros mercados emergentes.