A Volkswagen resolveu criar uma versão ainda mais endiabrada do Golf R – seu atual modelo mais potente e veloz, chamado de Golf R-400 o carro conceito traz um insano bloco 2.0L Turbo TSi a gasolina de 400 CV, emprestado do bólido de rali Polo WRC e será uma das atrações da marca alemã no Salão de Pequim – que começou nesse final de semana na China.
Toda essa cavalaria só poderia resultar em um desempenho digno de um supercarro: 0 a 100 km/h em 3.9 segundos enquanto a velocidade máxima anunciada é de 282 km/h. Para ser ter uma ideia o Golf é apenas dois décimos de segundo mais lento do que uma Ferrari 458 no 0 a 100 km/h( detalhe a Ferrari conta com 570 CV) e supera em velocidade final um Porsche Cayman S. Toda a força do bloco Turbo é despejado nas rodas por meio de uma caixa de câmbio de dupla embreagem de seis velocidades (DSG) com paddler shift, o propulsor alcança 400 CV e 45 kgfm de torque entre 2.400 e 6.00 rpm.
O design também é de tirar o fôlego, o hatch ganhou uma série de refinamentos visuais, como por exemplo os para-choques reestilizados, o sistema de escape com duplas saídas, além de spoilers, sistema de suspensão de perfil mais baixo e um pequeno aerofólio feito de fibra de carbono.
Com acabamento diferenciado – o painel é revestido com fibra de carbono e black piano
Outro detalhe presente apenas nessa edição são as rodas de 20 polegadas forjadas em alumínio. Já o interior também foi inteiramente customizada nesse modelo, o painel recebeu acabamento diferenciado, repleto de apliques em fibra de carbono, inclusive o volante é forrado com carbono. Os bancos de corrida forrados com Alcantara e com costura amarela – é outro acessório que deixa claro que esse não é um Golf qualquer.
Quem sabe em um futuro próximo a VW não pensa em criar uma versão de produção do Golf R 400, uma edição limitada criada a partir do modelo seria uma baita presente para os milhares de fãs do Golf.