A Volkswgen apresentou nos EUA o Jetta 2025 e o Jetta GLi 2025, ambos ganharam melhorias no desenho na dianteira e na traseira, além de melhorias no interior e novos equipamentos de segurança. Nos EUA os modelos renovados chegarão as lojas entre setembro ou outubro de 2024, porém aqui no Brasil o lançamento da versão GLI – única configuração ainda vendida no país, deve acontecer apenas em 2025.
Índice desta matéria
O desenho do Novo Jetta 2025 incorpora um perfil mais limpo e fluído na dianteira, a Volkswagen instalou novos faróis Full LED, além de uma nova grade mais estreita e com uma lâmina de LED que acende junto com os faróis principais, porém a grade luminosa, similar a do VW Taos, será opcional nas versões mais baratas do sedan.
Há ainda na dianteira um novo para-choque com estilo mais esportivo e com tomadas de ar maiores, tanto a versão normal quanto a esportiva têm o mesmo desenho de para-choque, a única diferença é o acabamento, as versões SE e SEL têm acabamento prateado, enquanto na GLI possui detalhes em vermelho, além da grade com padrão em colmeia (foto acima).
Nas laterais não há mudanças, a não ser novas rodas em liga leve aro 17 para a versão mais barata SE e aro 18 para as versões SEL e GLi. Na traseira as lanternas também foram redesenhadas e agora são ligadas por uma barra em vidro fumê. Há ainda novas opções de cores para a carroceria, o azul perolizado Monterey Blue Pearl e o cinza Monument Gray, ambas mostradas nos carros neste post.
Por dentro as mudanças também foram interessantes. O painel do Jetta foi parcialmente redesenhado, sendo que a parte superior é nova – mudaram as tomadas de ar, o revestimento que agora passa a ser em Black Piano, além da posição e a moldura do sistema multimídia, um detalhe interessante é que as saídas da ar agora têm desenho retangular, sendo que a do lado do passageiro passa a ser camuflada. Porém teve muita coisa que não mudou, como por exemplo, o painel de instrumentos, o volante, as saídas de ar centrais e o console central. Pelo menos lá no mercado norte-americano, todas as versões do Jetta 2025 saem de fabrica com uma multimídia pequena, com apenas 8 polegadas, além de ar-condicionado digital Climatronic com botões do tipo touch.
Ainda na cabine, o Jetta GLI 2025 conta com novas opções de acabamento para os bancos e forrações das portas, além do padrão preto Titan Black, há a opção de acabamento em cinza Titan Grey (foto acima), com detalhes e costuras em vermelho.
Com relação as motorizações do Volkswagen Jetta 2025 não há novidades, as versões normais: S, SE, SEL vêm com motor 1.5 turbo TSI, quatro cilindros com bons 158 cv, combinado sempre com câmbio automático de oito velocidades. Enquanto a famosa versão esportiva GLi segue equipada com o 2.0 TSi EA888, turbo, quatro cilindros, capaz de entregar 228 cv de potência, tendo duas opções de câmbio, automatizado DSG de sete velocidades dupla com embreagem ou uma divertida transmissão manual de seis marchas.
Lembrando que a versão GLI ainda conta com um pacote mecânico muito mais evoluído, com recursos vindo do famoso Golf GTI, como diferencial com travamento eletrônico XDS, amortecedores adaptativos DCC, um sistema de escapamento único com ronco mais alto e duas saídas, além de um sistema de freios esportivo com discos e pastilhas de alta performance, maiores do que as das demais versões, há ainda um complexo controle eletrônico da distribuição do torque por vetor VAQ.
Todas as versões do Jetta 2025 passam a vir de série com um novo pacote de condução autônoma IQ.Drive, com uma câmera frontal e vários radares ultrassónicos que monitoram o que se passa ao redor do carro e a estrada. Há neste pacote o Travel Assist (um sistema de condução semiautomática para auto estradas), alerta de colisão dianteira com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, piloto automático adaptativo ACC com sistema Stop and Go, capaz de acompanhar de forma automático o anda e para do transito, alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da faixa, capaz de fazer pequenas correções no volante.
Infelizmente o Volkswagen Jetta no Brasil virou um carro de nicho, atualmente a Volks comercializa apenas o Jetta GLi por aqui, o modelo apesar de ter muitas qualidades tem preço salgado de R$ 246.000, fazendo com que suas vendas sejam bastante tímidas. De acordo com dados da Fenabrave, de janeiro até junho de 2024, o Jetta emplacou apenas 1.279 unidades, enquanto o rival Toyota Corolla vendeu 13.313.
Importante comentar é que mesmo vendendo uma média modesta, o Jetta segue sendo o terceiro mais vendido na categoria, perdendo para o Toyota Corolla e Nissan Sentra, ficando a frente do Honda Civic. Lembrando que o Chevrolet Cruze não é mais comercializado.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.