Volkswagen lança Golf com motor 1.0 TSI de três cilindros por R$ 74.990

O Golf sempre foi admirado pelo seu bom desempenho, principalmente por sua versão esportiva GTi, por isso o lançamento de uma versão do hatch com motor 1.0 TSi de apenas três cilindros, deve fazer muita gente estranhar: “poxa um Golf com motor 1.0 ??”, pois é, pode acreditar, são os novos tempos, as montadoras estão decidas antes de qualquer coisa a diminuir o consumo de seus motores, e uma solução pratica para isso é fazer o chamado “downsizing”, ou seja, diminuir o tamanho e a cilindrada dos blocos compensando esta perda com a adoção de um turbo compressor.

No caso do Golf, a versão 1.0 TSI adota o mesmo motor já visto no compacto Up TSI, o moderno bloco 1.0 turbo com injeção direta de combustível, que bebe gasolina e etanol, porém este motor traz varias mudanças em relação ao usado pelo Up! estas melhorias fazem do Golf ter 20 cv e 3.6 kgfm de torque a mais que o Up!, totalizando 125 cavalos e um torque de 20.4 kgfm (com gasolina a potência é de 116 cv), foram instalados um novo intercooler e uma nova turbina maior e mais resistente, passando de 0.9 bar para 1,3 bar de pressão, além de novas bielas, pistões, válvulas, novas velas e juntas, foram instalados radiadores maiores sendo o principal 68% maior do que o usado no Up, e o secundário é 170% maior, ou seja, em suma o motor 1.0, 3 cilindros do Golf é bastante diferente do utilizado pelo Up.

Inicialmente o Golf 1.0 TSi virá exclusivamente com uma transmissão manual de seis marchas, com relações mais curtas e uma sexta marcha mais longa em relação ao Up, por enquanto ainda não há previsão da opção de um câmbio automático para o motor 1.0 TSi, lembrando que na Europa esta mesma versão já conta com a opção do câmbio DSG automático de dupla embreagem e 7 velocidades – no Brasil este câmbio é pareado apenas com a versão GTi.

Já em comparação ao bloco 1.6 MSi (aspirado) que continuará sendo oferecido, o 1.0 turbo desenvolve 5 cavalos e 4.6 kgfm de torque a mais.

A grande vantagem do motor 1.0 TSi em relação ao 1.6 aspirado, é apresentar um desempenho superior, porém com consumo bem mais contido, de acordo com dados divulgados, o consumo com gasolina impressiona 11.9km/l na cidade e 14.3 km/l na estrada, já rodando com etanol o Golf 1.0 faz 8.4 km/l na cidade e 10.1 km/l na estrada, sendo classificado como nota “A” pelo Inmetro. Já o o desempenho se mostra mais veloz que o 1.6 aspirado, fazendo o 1.0 TSI de 0 a 100km/h em 9.7 segundos contra 10.4 segundos do 1.6, enquanto a velocidade subiu de 188 km/h do 1.6 para 194 km/h do 1.0.

Visualmente…

Para quem vê de fora, vai ser difícil diferenciar um Golf 1.0 TSi dos demais, já que o modelo não traz qualquer alteração visual em relação as demais versões, e na traseira o logo TSI ainda está lá, porém não faz qualquer menção de ser 1.0, e o carro poderá ser equipado com os mesmos equipamentos das demais versões como rodas maiores e teto solar.

Reposicionamento das versões…

Com a chegada do Golf 1.0 TSi a Volkswagen fez um reposicionamento das versões do hatch, ao contrário do que se imaginava, pelo menos por enquanto o Golf 1.0 não será a versão de entrada, a Volks decidiu rebaixar o preço da versão Comfortline 1.6 aspirada promocionalmente para R$ 73.130 (R$ 5 mil a menos) e o Golf com motor 1.0 custará R$ 74.990, ficando acima do 1.6 e bem abaixo dos R$ 95.670 pedidos pela versão Highline com bloco 1.4 TSi de 150 cv.

Tudo indica que os dias no mercado da versão 1.6 aspirada de 120 cv estão contados, oficialmente a Volkswagen por hora não fala nada.

Equipamentos…

De série o Golf 1.0 TSi virá bem equipado, contando com rodas de liga leve aro 16, central multi-mídia App-Connect, com tela touch de 6.5 polegadas com Bluetooth e entrada USB, ar-condicionado manual, retrovisores elétricos com aquecimento, faróis e lanternas de neblina, alarme, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de sete airbags e controles de tração e de estabilidade.

Haverá três pacotes de equipamentos opcionais:

Pacote Elegance R$ 3.200…

Este primeiro pacote agrega piloto automático, rodas de liga leve aro 17, volante multi-funcional, sensores de chuva e de acendimento dos faróis e retrovisor interno anti-ofuscamento.

Pacote Exclusive R$ 9.549…

Além dos itens do pacote Elegance, acrescenta uma central multi-mídia mais completa com GPS, comandos de voz e espalhamento da tela do smartphone, porém o preço é salgado e assusta R$ 9.549.

Pacote Comfort R$ 4.632…

Este último pacote estranhamente só pode ser adquirido para quem comprar o pacote Elegance ou o Exclusive, ele acrescenta ao Golf 1.0 ar-condiciondo digital com duas zonas de temperaturas independentes com controles separados para motorista e passageiro, além de bancos em couro, o preço também não é barato R$ 4.632.

A parte disso tudo o comprador poderá equipar seu Golf 1.0 com teto solar panorâmico por R$ 4.560.

Análise…

Resumindo, o comprador do Golf 1.0 TSi terá a sua disposição um motor moderno com bons números de desempenho e principalmente em termos de consumo, além do um razoável pacote de equipamentos por um preço (R$ 74.990) nos dias de hoje justificável – atualmente o Uno 1.0 2017 parte de R$ 41.000, porém esse argumento cai por terra se o comprador quiser deixar seu carro mais completo tendo que pagar um preço alto demais por isso, valendo ai uma reflexão do custo e benefício, já que com todos os equipamentos disponíveis o preço do Golf 1.0 pode superar os R$ 90.000, o que não faz muito sentido, se levarmos em consideração o fato do carro vir com um motor 1.0 de 125 cv.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.