Volkswagen lança Golf com motor 1.0 TSI de três cilindros por R$ 74.990

O Golf sempre foi admirado pelo seu bom desempenho, principalmente por sua versão esportiva GTi, por isso o lançamento de uma versão do hatch com motor 1.0 TSi de apenas três cilindros, deve fazer muita gente estranhar: “poxa um Golf com motor 1.0 ??”, pois é, pode acreditar, são os novos tempos, as montadoras estão decidas antes de qualquer coisa a diminuir o consumo de seus motores, e uma solução pratica para isso é fazer o chamado “downsizing”, ou seja, diminuir o tamanho e a cilindrada dos blocos compensando esta perda com a adoção de um turbo compressor.

No caso do Golf, a versão 1.0 TSI adota o mesmo motor já visto no compacto Up TSI, o moderno bloco 1.0 turbo com injeção direta de combustível, que bebe gasolina e etanol, porém este motor traz varias mudanças em relação ao usado pelo Up! estas melhorias fazem do Golf ter 20 cv e 3.6 kgfm de torque a mais que o Up!, totalizando 125 cavalos e um torque de 20.4 kgfm (com gasolina a potência é de 116 cv), foram instalados um novo intercooler e uma nova turbina maior e mais resistente, passando de 0.9 bar para 1,3 bar de pressão, além de novas bielas, pistões, válvulas, novas velas e juntas, foram instalados radiadores maiores sendo o principal 68% maior do que o usado no Up, e o secundário é 170% maior, ou seja, em suma o motor 1.0, 3 cilindros do Golf é bastante diferente do utilizado pelo Up.

Inicialmente o Golf 1.0 TSi virá exclusivamente com uma transmissão manual de seis marchas, com relações mais curtas e uma sexta marcha mais longa em relação ao Up, por enquanto ainda não há previsão da opção de um câmbio automático para o motor 1.0 TSi, lembrando que na Europa esta mesma versão já conta com a opção do câmbio DSG automático de dupla embreagem e 7 velocidades – no Brasil este câmbio é pareado apenas com a versão GTi.

Já em comparação ao bloco 1.6 MSi (aspirado) que continuará sendo oferecido, o 1.0 turbo desenvolve 5 cavalos e 4.6 kgfm de torque a mais.

A grande vantagem do motor 1.0 TSi em relação ao 1.6 aspirado, é apresentar um desempenho superior, porém com consumo bem mais contido, de acordo com dados divulgados, o consumo com gasolina impressiona 11.9km/l na cidade e 14.3 km/l na estrada, já rodando com etanol o Golf 1.0 faz 8.4 km/l na cidade e 10.1 km/l na estrada, sendo classificado como nota “A” pelo Inmetro. Já o o desempenho se mostra mais veloz que o 1.6 aspirado, fazendo o 1.0 TSI de 0 a 100km/h em 9.7 segundos contra 10.4 segundos do 1.6, enquanto a velocidade subiu de 188 km/h do 1.6 para 194 km/h do 1.0.

Visualmente…

Para quem vê de fora, vai ser difícil diferenciar um Golf 1.0 TSi dos demais, já que o modelo não traz qualquer alteração visual em relação as demais versões, e na traseira o logo TSI ainda está lá, porém não faz qualquer menção de ser 1.0, e o carro poderá ser equipado com os mesmos equipamentos das demais versões como rodas maiores e teto solar.

Reposicionamento das versões…

Com a chegada do Golf 1.0 TSi a Volkswagen fez um reposicionamento das versões do hatch, ao contrário do que se imaginava, pelo menos por enquanto o Golf 1.0 não será a versão de entrada, a Volks decidiu rebaixar o preço da versão Comfortline 1.6 aspirada promocionalmente para R$ 73.130 (R$ 5 mil a menos) e o Golf com motor 1.0 custará R$ 74.990, ficando acima do 1.6 e bem abaixo dos R$ 95.670 pedidos pela versão Highline com bloco 1.4 TSi de 150 cv.

Tudo indica que os dias no mercado da versão 1.6 aspirada de 120 cv estão contados, oficialmente a Volkswagen por hora não fala nada.

Equipamentos…

De série o Golf 1.0 TSi virá bem equipado, contando com rodas de liga leve aro 16, central multi-mídia App-Connect, com tela touch de 6.5 polegadas com Bluetooth e entrada USB, ar-condicionado manual, retrovisores elétricos com aquecimento, faróis e lanternas de neblina, alarme, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de sete airbags e controles de tração e de estabilidade.

Haverá três pacotes de equipamentos opcionais:

Pacote Elegance R$ 3.200…

Este primeiro pacote agrega piloto automático, rodas de liga leve aro 17, volante multi-funcional, sensores de chuva e de acendimento dos faróis e retrovisor interno anti-ofuscamento.

Pacote Exclusive R$ 9.549…

Além dos itens do pacote Elegance, acrescenta uma central multi-mídia mais completa com GPS, comandos de voz e espalhamento da tela do smartphone, porém o preço é salgado e assusta R$ 9.549.

Pacote Comfort R$ 4.632…

Este último pacote estranhamente só pode ser adquirido para quem comprar o pacote Elegance ou o Exclusive, ele acrescenta ao Golf 1.0 ar-condiciondo digital com duas zonas de temperaturas independentes com controles separados para motorista e passageiro, além de bancos em couro, o preço também não é barato R$ 4.632.

A parte disso tudo o comprador poderá equipar seu Golf 1.0 com teto solar panorâmico por R$ 4.560.

Análise…

Resumindo, o comprador do Golf 1.0 TSi terá a sua disposição um motor moderno com bons números de desempenho e principalmente em termos de consumo, além do um razoável pacote de equipamentos por um preço (R$ 74.990) nos dias de hoje justificável – atualmente o Uno 1.0 2017 parte de R$ 41.000, porém esse argumento cai por terra se o comprador quiser deixar seu carro mais completo tendo que pagar um preço alto demais por isso, valendo ai uma reflexão do custo e benefício, já que com todos os equipamentos disponíveis o preço do Golf 1.0 pode superar os R$ 90.000, o que não faz muito sentido, se levarmos em consideração o fato do carro vir com um motor 1.0 de 125 cv.

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Citroën Basalt chega por R$ 89.990 (R$ 96.990) porém repete os mesmos erros do C3 Aircross

O Citroën Basalt está chegando ao mercado brasileiro em três versões: Feel, Feel Turbo e…

2 dias atrás

Novo Chevrolet Tracker 2026 é flagrado pela primeira vez

Em 2025 o mercado automotivo brasileiro terá uma série de novidades, uma delas é o…

3 dias atrás

Novo Ford Territory 2025 é mostrado na China com visual atualizado

Uma péssima notícia para quem comprou recentemente um Ford Territory, foi apresentado esta semana na…

3 dias atrás

Novo Nissan Kicks 2026 – Confira versões, equipamentos e expectativa de preços

O Novo Nissan Kicks 2026 começou a ser produzido no México esta semana, em sua…

5 dias atrás

Nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

1 semana atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.