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Volkswagen Parati – Confira tudo o que você precisa saber na hora de comprar uma usada

A Parati ainda segue sendo vendida, acima o modelo 2010 (Parati G4)

Houve um tempo no Brasil em que as peruas dominavam e eram o sonho de consumo de toda família, uma das referências neste tipo de carro no país foi a Volkswagen Parati, o modelo conseguiu a façanha de vender muito bem por praticamente 20 anos. Ela traz como grande atrativo uma mecânica robusta e confiável, baixa manutenção, espaço interno razoável, porém, apresenta alguns defeitos como interior pobre em detalhes, é pouco equipada, e o principal deles, com o sucesso de vendas e peças baratas, se tornou um carro muito visado pelos ladrões, fato que encareceu em muito o seu seguro.

Parati 1983

foto: Revista Quatro Rodas / Marco de Bari

Um pouco de história…

A Parati foi lançada em 1982 já como modelo 1983, nas versões S, LS e GLS, todas equipadas com motor 1600 refrigerado a ar, de 75 cv de potência, o câmbio tinha apenas quatro marchas. A transmissão com cinco marchas só veio em 1985.

Parati 1986

Logo a Parati caiu no gosto do público e se tornou sucesso em vendas, o tempo passou e a Parati evoluiu passando por mudanças em 1988, quando foi redesenhada e ganhou acabamento mais caprichado. Outra novidade nesta época foi a chegada do motor mais forte, 1.8 AP de 95 cv, na versões top GL e GLS. Em 1989 a Parati passou ser oferecida com versões a álcool ou gasolina.

Parati 1988

Em 1991 a Parati sofreu mais uma mudança visual, ganhando novos faróis, grade, para-choques, capô e lanterna traseira. A perua da Volkswagen ficaria assim até 1996, quando passou por sua mais importante mudança. Porém antes disto o modelo recebeu em 1993 o conhecido motor AP 1.6 de 80 cv (90cv com álcool), que começou a equipar a versão CL, no lugar do modesto 1.6 AE de 75 cv da Auto Latina que era oferecido na Parati desde 1990.

Parati 1994

Uma nova Parati surge em 1996…

Em janeiro de 1996, a Volkswagen lançava a nova Parati, (Parati “bolinha”), ela trazia praticamente tudo novo, desde a parte mecânica, passando pela carroceria, e interior. Porém infelizmente uma característica foi mantida ela tinha apenas 2 portas, o que não facilitava a vida de que usava a perua para levar a família.

Acima a Parati de 1996 até 1999, modelo que marcou época

foto: Revista Quatro Rodas

A nova Parati chegava ao mercado nas versões CLi, GLi (intermediária) e GLSi (top de linha mostrada na foto acima), a gama de motores era a mesma que equipava a perua até então porém agora dotando de uma moderna injeção eletrônica, sendo o 1.6 AP de 75 cv (82 cv a álcool), 1.8 AP 90 cv (96 na versão a álcool) e o bom 2.0 de 109 cv de potência, este equipava a versão top de linha (esportiva) GLS e garantia um ótimo desempenho a Parati.

O porta malas da Parati é um dos grande atrativos da perua acomoda até 360 litros

foto: Revista Quatro Rodas

Equipamentos VW Parati (1996 em diante)

Um dos pontos fracos da Parati sempre foi o fato da perua ser pouco equipada confira o que cada versão trazia em 1996:

Parati CL (Parati 1.6) – Era a versão mais barata da linha, e claro a menos equipada, de série vinha com banco do motorista com regulagem de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Até o rack “bagageiro” no teto era opcional.

Parati GL (1.6 e 1.8) – Trazia acabamento interno com tecidos de melhor qualidade, além de contar de série com direção hidráulica e vidros e travas elétricas, encosto de cabeça no banco traseiro rack no teto, cintos traseiros de três pontos. As rodas de alumínio eram opcionais.

Interior da Parati GLSi de 1996

foto: Revista Quatro Rodas

Parati GLS 2000 (Parati 2.0) – Era a versão mais equipada da linha, e uma exceção as outras Paratis, vinha recheada de equipamentos, como bancos esportivos Recaro, rodas de alumínio aro 14, ar-condicionado, trio elétrico, além de direção hidráulica, computador de bordo,  e rádio. Como opcionais esta versão podia receber, freios com ABS, rádio com CD Player, pintura especial brilhante, e alarme com acionamento a distância.


1997 – Novos motores Mi, 1.0 16v e 2.0 16v.

Em 1997, para tentar deter o sucesso da Fiat Palio Weekend que havia sido lançado no começo daquele ano e começava a ameaçar o reinado da Parati, a Volkswagen decidiu inovar e lançar duas novas versões da sua perua: A Parati 1.0 16v e a nova versão esportiva Parati GTi 2.0 16v, outra boa novidade é que todos os motores ganharam injeção multiponto de combustível (Mi), o que deixou os motores mais potentes.

Parati 1.0 16v:

A Parati 1.0 16v, conseguia aliar economia fazendo 12 km/l na cidade e até 16.5 km/l na estrada, e o desempenho era superior aos 1.0 normais, graças aos 70cv de potência, a Parati 1.0 16 válvulas ia de 0 a 100km/h em 14.9 segundos e tinha velocidade máxima de 161 km/h.

Parati GTI:

Trazia acabamento detalhado, com bancos esportivos, suspensão com acerto mais rígido, pneus de alta performance, e claro um esperto motor 2.0 16v de 145 cv de potência emprestado do Gol GTi, o que se traduzia em 0 a 100km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 205 km/h, marcas fora do comum para uma perua.

Motor 2.0 Mi…

O motor 2.0 Mi 8v que equipava a perua desde o seu lançamento em 1996, ainda continuava sendo oferecido normalmente na versão top de linha GLSi, ele desenvolve 109 cv e 17.9 kgfm de torque.

Acima a Parati 4 portas com motor 1.0 16v

foto: Revista Quatro Rodas / Marco de Bari

1998 – Enfim a Parati ganha 4 portas

Na verdade ela foi apresentada em outubro de 1997, mas só chegou praticamente em 1998. A Parati estava perdendo cada vez mais espaço, e a Volkswagen demorou mais finalmente lançou a Parati com 4 portas, que passou a vir em todas as versões menos na esportiva GTi. Detalhe apesar de ter ganhado duas portas, o espaço interno continuou o mesmo, já que a carroceria não sofreu alterações nem a distância entre-eixos.

Interior da Parati 4 portas 1999

 

1999 – Mais uma reestilização (Parati G3)

Seguindo mais uma vez os passos do Gol, em junho de 1999, a Volkswagen fez mais uma boa reestilização na Parati, a perua, ganhou um conjunto visual totalmente novo, assim como o interior que traz um novo painel e acabamento de melhor qualidade, a parte mecânica também foi revista, porém os motores continuaram os mesmos.

2000 Parati 1.0 16v Turbo

No ano 2000 a Volkswagen inovou ao lançar o motor 1.0 16v turbo, este propulsor passou a equipar tanto o Gol quanto a Parati. O turbocompressor fez milagres com o pequeno motor 1.0, garantindo um desempenho e torque muito acima dos carros desta categoria, confira alguns números: 112cv de potência e 15.8 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 10.8 segundos e velocidade máxima de 188 km/h, desempenho quase semelhante a um carro 2.0.

O consumo de combustível era razoável, segundos testes da revista Quatro Rodas a Parati 1.0 Turbo faz 6.5 km/l na cidade e 13 km/l na cidade, claro médias bastante elevadas para um carro com motor 1.0, porém razoáveis perante ao bom desempenho do carro. Um dos pontos negativo é que esta versão tinha uma manutenção mais elevada que o modelo 1.0 comum e não vingou como o esperado saindo de linha em 2003.

Acima a Parati 1.0 Turbo ano 2000

Foto: Revista Auto Técnica

Com a chegada da nova geração, agora não existe mais as denominações CL, GL e GLS, as versões passam a ser distinguida apenas pelo motor, exemplo: Parati 1.0, Parati 1.6 e Parati 1.8 e 2.0 Mi.

No ano de 2001 a VW Parati era oferecida com as seguintes opções de motores: 1.0 16v de 69 cv, 1.0 16v Turbo de 112 cv, 1.6 a gasolina 92 cv e 1.6 a álcool que desenvolvia 98 cavalos, 1.8 8v capaz de entregar 99 cv e a top de linha Parati 2.0 8v com seu motor de 111.5 cv.

2002 – Leves mudanças visuais e na motorização

A Parati sofreu uma pequena reestilização na linha 2002

No final de 2001 já como modelo ano 2002, a Volkswagen deu alguns pequenos retoques no visual da Parati, a parte dianteira ganhou uma nova grade, o para-choque foi retocado e ganhou novos detalhes. O motor 1.0 16v ficou um pouco mais potente com 76 cv e agora chamado de “Power”.

2003 – Versão Crossover e primeira versão bi-combustível e o fim do motor 1.0

Tentando dar uma resposta as boas vendas da Palio Weekend Adventure, a Volkswagen lançou a Parati Crossover, porém o modelo foi um fiasco em vendas e vinha com motor 2.0 8v de 112cv.

Visto que as vendas da perua já não eram as mesmas, a Volkswagen deixou de oferecer a Parati com motor 1.0 16v, e agora restavam os motores 1.6 e 1.8 e o 2.0.

No final de 2003 a Volks, lança a versão 1.6 City já com motor bi-combustível (álcool e gasolina).

2004 – fim do motor 1.0 16v Turbo

Com o fim dos motores 1.0 na linha da perua, a Volkswagen deixou de produzir em 2004, o épico motor 1.0 Turbo.

2005 – A Parati passa por sua última reestilização (Parati G4)

Acima o interior da Parati G4

Em 2005 a perua sofreu novamente modificações visuais, ganhando novamente tudo novo, capô, para-choque, faróis, lanternas traseiras e o interior que recebeu um novo painel, novos bancos e revestimentos, por fim a parte mecânica foi aprimorada.

Acima a Parati Track Field

A Volkswagen apresenta neste mesmo ano de 2005 a versão Track & Field (foto acima), uma espécie de versão aventureira da Parati esta continua no mercado até hoje.

Dando início a onda dos carros bi-combustível, tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 agora são Total Flex (gasolina e álcool).

2006 – Com os altos índices de roubo da Parati, as seguradoras estavam cobrando uma verdadeira fortuna pelo seguro do carro, e para tentar compensar este fato, a Volkswagen passa a oferecer de série e de graça na Parati, um rastreador por satélite.

A traseira da Parati G4 modelo que ainda é vendido atualmente

2010 – Prestes a sair de linha ela ainda insiste

A Parati já não vende mais como antes há tempos suas vendas são quase insignificantes, e a tradicional perua deve mesmo sair de linha em breve, e pelo menos por enquanto a Volkswagen não tem planos de lançar uma nova geração da perua, seguindo as mudanças do Gol G5.

Mas a perua guerreira ainda segue no mercado, mesmo sem qualidades para enfrentar os concorrentes mais jovem e melhores. Atualmente ela ainda é vendida em três versões: 1.6, Titan (uma espécie de versão aventureira porém de acabamento rústico) e a top de linha Surf. Todas equipadas apenas com motor 1.6 Flex.

Os preços também não são nada atrativos confira: 1.6 G4 (flex)R$ 40.720, Titan R$ 41.870, Surf R$ 48.560.

Fichas técnicas Volkswagen Parati (de 1996 até 2006)

Parati GTi 2.0 16v – 1997

Potência : 145 cv
Torque 19 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 9 segundos
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo cidade: 10.6 km/l
Consumo estrada: 14 km/l
(*Dados de fábrica)

Parati 1.0 16v – 1997

Potência : 70 cv
Torque 9.5 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 14.9 segundos
Velocidade máxima: 161 km/h
Consumo cidade: 11 km/l
Consumo estrada: 16.7 km/l
(*Dados de fábrica)

Parati 1.0 16v Turbo – 2000 a 2003

Potência : 112 cv
Torque 15.8 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 10.9 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo cidade: 6.6 km/l
Consumo estrada: 12.9 km/l

Parati 1.6 – 1996 – 2003

Potência : 92.2 cv
Torque 13.9 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 14 segundos
Velocidade máxima: 176 km/h
Consumo cidade: 11 km/l
Consumo estrada: 16 km/l
(*Dados de fábrica)

Parati 1.8 – 1996 – 2003

Potência : 99.2 cv
Torque 14.5 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 11.2 segundos
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo médio 10.7 km/l

Parati 2.0 Mi 8v – 1996 a 1999

Potência : 109 cv
Torque 17.9 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 11.6 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo cidade: 9.1 km/l
Consumo estrada: 14.2 km/l

Dados versão GLSi 4 portas em teste realizados pela Quatro Rodas em Outubro de 1997.

Parati 2.0 Mi 8v – 2000 a 2003

Potência : 111 cv
Torque 17.3 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 12.7 segundos
Velocidade máxima: 187 km/h
Consumo cidade: 6.6 km/l
Consumo estrada: 12.6 km/l

Dados teste Quatro Rodas Parati 2.0 Tour Sportline 2.0 realizado em setembro de 2002.

Parati 1.6 Total Flex – (2006 em diante)

Potência : 97 cv (gasolina) e 103 cv com álcool
Torque 14.1 kgfm gasolina e 14.4 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h: 11.8 segundos
Velocidade máxima: 183 km/h gasolina e 184 álcool
Consumo cidade 10 km/l (gasolina) 7.4 km/l (álcool)
Consumo estrada 15.4km/l (gasolina), 11.4 km/l (álcool)

Parati 1.8 Total Flex – (2006 em diante)

Potência : 103 cv gasolina, 106 cv com álcool
Torque 15.5 kgfm gasolina e 16 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h: 10.5 segundos (álcool)
Velocidade máxima: 190 km/h álcool
Consumo cidade: 7.6 km/l (álcool) 11.6 km/l (gasolina)
Consumo estrada 11 km/l (álcool) 15 km/l (gasolina)

Dados gerais:

Parati 1996 – 1999

Comprimento 4.08 metros; Largura 1.62 m; Entre-eixos 2.46 m
Tanque de combustível: 53 litros
Porta Malas 360 litros

Parati 2001 – 2005

Comprimento 4.13 metros; Largura 1.62 m; Entre-eixos 2.46 m, altura 1.41m
Tanque de combustível 51 litros
Porta malas: 374 litros

Parati 2006 até 2010

Comprimento 4.21 metros; Largura 1.65 m; Entre-eixos 2.47 m, altura 1.48m
Tanque de combustível 53 litros
Porta malas: 417 litros

Dicas na hora de comprar uma Parati usada:

Fique esperto com o valor do seguro, por ser muito visada pelos ladrões, a perua da Volks tem um  dos seguros mais caros do Brasil, em muito casos o jeito é optar pelo rastreador ou procurar outro carro para não correr riscos.

A Parati está se tornando ruim de revenda, principalmente pelo fato que o modelo esta praticamente fora de linha.

Se o dinheiro deixar tente optar por uma versão mais recente, quanto mais novo for o carro menor será a manutenção e a desvalorização.

Os revestimentos internos como painel, portas volante e bancos são bastante frágeis, por exemplo é comum achar o volante se desfazendo literalmente, em alguns casos os componentes do painel ou porta podem rachar ou se desprender, o que vem a causa ruídos ou vibrações. Em um carro que era bem tratado pelo dono anterior, a situação tende a ser um pouco melhor.

Rack (bagageiro no teto), é indispensável, mesmo se você nunca for usar, já que sem ele, segundo os revendedores, o carro costuma ter um valor menor de revenda.

Como a Parati e as peruas em si, já não vendem a muito tempo como vendia na década de 90, haverá uma grande dificuldade na hora de revender o carro, tanto é que segundo donos de concessionárias, em alguns casos os lojistas nem mesmo chegam a aceitar mais o carro, como acontece com os modelos da geração de 1996 a 1999, principalmente nas versões com 2 portas.

Portanto pense bem, considere principalmente por quanto tempo você está pretendendo ficar com o carro, quanto você está pagando e quanto o carro poderá desvalorizar no futuro, para isto compare na tabela como está sendo a desvalorização ano a ano.

Boa sorte !!!

Confira os preços médios da VW Parati segundo a tabela FIPE (28 de junho 2010):

Preços médios Volkswagen Parati (1996 até 1999)

Parati CL 1.6 Mi 2 portas 1997 – R$ 12.390

Parati CL 1.6 Mi 4 portas 1997/1998 – R$ 13.450

Parati CL 1.6 Mi 4 portas 1999 (mod G3) – R$ 16.173

Parati 1.0 16v 1997 2 portas – R$ 11.530

Parati 1.0 16v 1999 4 portas – R$ 13.827

Parati GL 1.6 / GL 1.6 Mi  2 portas – 1997 – R$ 12.620

Parati GL 1.8 / GL 1.8 Mi  2 portas e 4 portas – 1997 – R$ 13.483

Parati GL 1.8 / GL 1.8 Mi  2 portas e 4 portas – 1999 – R$ 16.476

Parati GLS 2.0 Mi  2 portas e 4 portas – 1997 – R$ 13.661

Parati GLS 2.0 Mi  2 portas e 4 portas – 1999 – R$ 17.101

Parati GLS 2.0 / GLS – 2 portas – 1996 – R$ 14.291

Parati GLS 2.0 / GLS – 2 portas – 1996 – R$ 14.291

Parati GTi 2.0 1997 – R$ 16.563

Parati GTi 2.0 1999 – R$ 21.055

Preços médios Volkswagen Parati G3 (1999 até 2005)

1.0

Parati 1.0 16v 1999 – R$ 13.827

Parati 1.0 16v 2001 – R$ 16.440

Parati 1.0 16v 2001 Plus 2001 – R$ 17.060

Parati 1.0 16v Turbo 2001 – R$ 17.643

Parati 1.0 16v 2001 – R$ 17.060

Parati 1.0 16v 2003 – R$ 19.959

Parati 1.0 16v Plus 2003 – R$ 20.128

Parati 1.0 16v Turbo 2003 – R$ 22.324

1.6

Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2000 – R$ 18.075

Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2002 – R$ 20.436

Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2003 – R$ 21.696

Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2005 – R$ 25.145

1.8

Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2000 R$ 18.818,00

Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2002 R$ 20.750,00

Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2004 R$ 24.812,00

Parati 1.8 Mi Crossover 2004 R$ R$ 25.081,00

Preços médios Volkswagen Parati G4 (2005 até 2009):

1.6

Parati 1.6 Mi Total Flex 2005 – R$ 24.346

Parati 1.6 Mi Total Flex 2007 – R$ 26.796

Parati COMFORTLINE 1.6 Mi Total Flex 2006 R$ 27.458

Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2006 R$ 28.481

Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2007 R$ 30.271

Parati 1.6 Mi Total Flex 2009 – R$ 31.191

Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2009 R$ 33.419

1.8

Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2005 R$ 25.819,00

Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2007 R$ 28.211,00

Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2009 R$ 32.301,00

Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2005 R$ 27.185,00

Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2007 R$ 30.331,00

Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2008 R$ 33.079,00

 

Preços Volkswagen Parati G4 (0km 2010 2011)

Parati 1.6 G4 (flex)R$ 40.720

Parati Titan 1.6 G4 (flex) R$ 41.870

Parati Surf 1.6 G4 (flex) R$ 48.560

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Caros Senhores, tenho uma Parati GLI 1.8 1996 , gasolina e estou precisando de uma Ficha Técnica completa desse veículo. Comprei recentemente para recuperar seu estado geral e preciso destes dados.
    O manual do proprietário ou aquele de oficina, original, seria ótimo!!! Deve ter um custo e eu entendo.
    Aguardo seu contato.
    Muito obrigado

  • Eu tenho uma Parati 1.8 completa flex 05/06 estou tentando vender e não sei o modelo pq no documento só mostra Parati 1.8 flex e nada mais
    Não consigo achar a tabela dela muitos dizem que pode ser Comfortline por que tem escrito na lataria mais não consta no documento alguém sabe me dizer valor e se realmente ela pode ser esse modelo
    ?

  • Boa tarde. Faz 11 anos que tenho uma Confortiline 1.8. O carro é impecável, motor resistente e fácil manutenção. Os problemas crônicos do modelo são o modulo de injeção eletrônica, por volta dos 60 mil km, que derruba a rotação do motor a zero quando andando e depois de quente, todos associam o problema com sensor de rotação, bomba de combustível, más o problema é o modulo !! Basta fazer o teste, antes de sair trocando peças e observar. Outro problema crônico é o atuador da marcha lenta, costuma dar pau a cada 2 anos, o carro fica acelerado, basta trocar com uma boa limpeza na Tbi. Tirando isso, o resto é manutenção básica, cebolinha de óleo, tampa de óleo do motor (assim evita sujidades por causa do ressecamento da borracha), troca de fluidos. Eu sempre usei o magnatec exclusive 10w40 castrol, sei que o original é o 5w, mas teve uma boa época que a volks estava usando o 10w e por isso continuo usando e estou satisfeito. Não existe motor mais resistente e de manutenção barata que os AP. O carro foi desvalorizado por causa do seguro, com certeza, porém isso vem mudando com os APs com mais de 10 anos. Quem quer emblema cromadinho, ar digital dual zone, trocentos mil sensores eletronicos e direção eletrica.... compra i30 !!! Quem quer carro pra rodar 500 mil km dentro de uma realidade de valor de peças e mão de obra, compra ou mantém seus APs e CHTs.

  • Boa noite amigos estou com uma parati g4 2009 frex motor AP 1.6 . o carro está muito fraco engargando e morrendo já troquei velas cabos levei o carro pra escanear duas vezes e não acusou nada por último troquei de posto de gasolina não obtive resultado nem um alguém pode me dar alguma dica

    • Olá... verifique a bomba de gasolina que fica no tanque... muitas vezes ocorrem problemas com ela. Abraços

  • Olá, boa tarde eu tenho uma Parati G2 GLI 1.8 AP ano 1996, vermelha, sou apaixonado por ela, estou reformando por inteira, fiz o motor inteiro, retífica etc, e breve funilaria, muito bom espaço e conforto, porém achei estranho este modelo não ter DH nem AC. É normal ? Em questão da DH ? GLI. Outra dúvida em relação ao motor AP 1.8 Gasolina, ela está equipada com Monoponto 1 bico, tem informações dela ? Obrigado.

    • Olá... nesse modelo GLi a direção hidráulica e o ar condicionado saíram como opcionais, nem sempre esses modelos serão encontrados completos. Abraços

  • Boa tarde, gostaria de uma opinião, eu estou querendo uma parati a tempo e agora estou com dinheiro para comprar, porém me surgiram dúvidas, estou com uma parati 96 bolinha completa com direção e ar mas 1.6 8v e a outra uma parati 99 4 portas 1.0 16v comum. e a minha dúvida é a seguinte, venho pesquisando já um tempo e quase todo mundo fala muito bem da 1.6 8v que gasta pouca coisa mais que a 1.0 16v e tem mais motor, além de claro ser 8v. Minha dúvida é em termos de economia e o que você acha do motor 16v? é ruim como falam? ou estando bem cuidado vale a pena?

    • Olá... Recomendo a compra da Parati 1.6 pois o custo benefício vale muito a pena com essa motorização, sem contar que você encontrou um modelo completo porém sem as portas traseiras... Vale lembrar que o motor AP 1.6 8V foi um dos melhores projetos de motor que a VW lançou no mercado pois podemos dizer que é na medida certa para o dia a dia, forte e econômico... Quanto ao motor 1.0 16v infelizmente foi um dos grandes micos entre os motores da VW, principalmente se tratando da Parati que é um carro pesado... A cultura dos brasileiros em não praticarem a manutenção preventiva em seus veículos culminou-se com a derrocada desse motor no mercado pois muita gente adquiriu o veículo e não se preocupou com as trocas de óleo estipuladas no manual, resultando em formação de borras no motor e consequentemente excesso de fumaça pelo escapamento dentre outros problemas...Caso você encontre uma Parati 1.0 16v 4 portas completa, com baixa quilometragem e em ótimo estado de conservação, talvez vale a pena a compra se você manter rigorosamente a manutenção preventiva e se você não se importar em ficar um bom tempo casado com o carro já que o mercado de revenda desse modelo é extremamente difícil se comparado aos motores 1.6 8v. Abraços

    • Olá... Primeiramente devemos saber qual o modelo da sua Parati 89, se é CL, GL ou GLS... Normalmente nos modelos CL e GL são usados a medida 175/70 R13... Já os modelos GLS são equipados com rodas aro 14 com pneus 185/60 R14. Abraços

  • Boa tarde! Estou para comprar uma parati 1.6 TREND 2008 - total flex 4 portas preta.
    Fiz o teste e percebi que ela esta trepidando um pouco, a porta esquerda (motorista) esta com barulho, e o freio de mão ta muito alto. Falei com o vendedor, e o mesmo falou que o mecânico da loja vai arrumar tudo.
    Pergunta: Vale a pena comprar?
    Obs: R$ 19.990,00

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