Lançado oficialmente em 2002, tendo passado por uma restilização no ano de 2006. Atualmente o modelo tem ainda boas vendas no Brasil, o mesmo acontece em varíos países do mundo, Em setembro de 2009, a volks lançará um novo Polo na Europa, o carro deverá passar por uma reformulação completa. Mas não se anime pois, no Brasil o novo Polo deverá chegar somente na metade de 2010.
O modelo tem como público alvo, as pessoas jovens e aqueles que buscam o seu primeiro carro.
O Polo é vendido em duas linhas Hatch e Sedan (versão que falaremos melhor em outra matéria).
A versão Hatch 1.6 e 1.6 Sportline e GT, a versão 1.6 conta com motor de 1.6 TotalFlex de 101cv com álcool e 104cv com gasolina, segundo a Volks ele faz de 0 a 100km/h em 11.2 segundos, quando movido a álcool, o Polo 1.6 traz como itens de série, direção hidráulica, ar condicionado, computador de bordo, break-light e ajuste manual de altura para o banco do motorista.
O Polo Sportline é a versão intermediaria, sendo equipada com o mesmo motor 1.6L VHT, trazendo todos os equipamentos da vesão 1.6 mais, rodas de liga-leve aro 15, sensores de estacionamento no para-choque traseiro, travamento elétrico das portas com acionamento a distância, além de um acabamento interno mais refinado.
Já o Polo GT é a top de linha, vindo praticamente completa, com todos os itens da outra versões, além de detalhes em aluminio no interior, o Polo GT conta com rádio com MP3 com Bluetouth e USB, ar-condicionado climatronic e espelhos externos elétricos com rebatimento automático em marcha ré, por fora ele conta com rodas esportivas aro 15, faróis com mascara negra, além de poteiras dupla de escapamento, o motor é um 2.0 TotalFlex de 120cv.
A seguir o preço da versões:
Polo 1.6 R$45.700
Polo 1.6 Sportline R$52.400
Polo GT 2.0 R$57.600