Lançada no Brasil em janeiro de 2018, a atual geração do Volkswagen Polo até então nunca tinha, de fato, emplacado no mercado nacional. Preços salgados e campanhas de marketing polêmicas ajudaram a prejudicar a vida do modelo, que encerrou o ano de 2022 com apenas 8.200 unidades vendidas, ocupando a 41ª posição no ranking nacional. Apenas para ilustrar, no ano passado, o Toyota SW4, mesmo com valores acima de R$ 350.000, vendeu quase o dobro do VW Polo.
Entretanto, o cenário mudou radicalmente para a Volkswagen em 2023. O Polo saltou da 41ª para a 1ª posição em vendas no Brasil, estando agora praticamente empatado com o Chevrolet Onix na liderança do mercado, com mais de 62 mil unidades emplacadas de janeiro a agosto de 23. Vamos conhecer o Polo 2024.
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Para reerguer o Polo no Brasil, a Volkswagen focou no aspecto mais importante para o consumidor: o custo/benefício. Na linha 2023, juntamente com uma atualização visual e a introdução de novos equipamentos, a Volkswagen reduziu os preços de todas as versões do Polo, tornando o modelo muito mais competitivo. No entanto, o verdadeiro “game changing” foi a chegada da versão Track, que assumiu a difícil tarefa de substituir o Gol.
O público que estava acostumado com o veterano, mas bastante simplório, Volkswagen Gol, por praticamente o mesmo preço, passou a poder levar para casa um Polo mais simples, porém estiloso e muito bem construído. A estratégia da Volkswagen parece ter sido um grande sucesso, com o Polo Track tornando-se no mês de julho de 2023, o mais vendido do Brasil. O aspecto mais interessante é que, apenas o Polo Track durante o mês de julho, vendeu mais do que todas as versões juntas durante todo o ano de 2022.
Vale lembrar que há muito tempo a Volkswagen não conseguia emplacar um carro entre os mais vendidos no Brasil. Desde a época áurea do Gol, lá em 2012, um carro da Volkswagen não liderava o mercado nacional. Mas qual é o motivo desse sucesso do Polo?
A real é que quando o Polo chegou ao Brasil em 2018, tinha status de carro premium, sendo considerado até uma espécie de mini Golf. No entanto, agora ele custa o mesmo que os rivais de entrada como o Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo, todos começando na casa dos R$ 80.000, assim como o Polo Track.
O Polo Track se destaca ainda por ter visual mais atraente do que as opções mais básicas dos rivais, além de oferecer um bom acabamento interno e uma lista de equipamentos bastante generosa para um modelo de entrada. Outro detalhe importante é que o Polo, com seu entre-eixos de 2,57 metros, tem o maior espaço interno da categoria. A confiabilidade e a baixa desvalorização dos carros Volkswagen também pesam na escolha do consumidor.
O Polo 2024 oferece uma variedade de versões para atender a diferentes gostos e orçamentos. Existem um total de 7 configurações: Track, MPi, TSi, Sense, Comfortline, Highline e a esportiva GTS. Os preços oficiais variam de R$ 85.990 a R$ 149.990, embora na prática os valores nas concessionárias sejam menores. É importante mencionar que o valor de mercado real é determinado pela tabela FIPE, que também é usada para cotações de seguros, por exemplo, por isso a seguir cotamos os valores oficiais da Volkswagen e o da tabela FIPE.
O Polo Track vem de série com uma extensa lista de equipamentos para um carro de entrada no Brasil, incluindo ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, 4 airbags, ajuste de altura e de profundidade para o volante, faróis de rodagem diurna, assistente de partidas em rampas HHC (que impede que o carro volte em ladeiras), controles de tração e de estabilidade, bloqueio de diferencial EDS, indicador de pressão dos pneus, chave com controle remoto, porta-malas e abertura elétrica da tampa de combustível, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 15 com pneus 185/65 R15.
A partir da linha 2024, o Polo Track passou a vir de série também com volante multifuncional, sistema de som Media Plus II com Bluetooth e 4 alto-falantes, antena no teto, tomada USB do tipo “C”, travamento elétrico das portas e computador de bordo. Como opcional para o Polo Track 2024, há um sistema multimídia Composition Touch com tela sensível ao toque por R$ 650 adicionais.
O motor do Polo Track é o 1.0 MPI de 3 cilindros, aspirado, que produz 77 cv com gasolina ou 84 cv com etanol, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Financiamento do Polo Track pelo banco Volkswagen
No que diz respeito ao financiamento, a Volkswagen oferece um plano especial por meio de seu próprio banco. Com uma entrada de R$ 56.000 e mais 48 parcelas de R$ 780, é possível adquirir o Polo Track.
Em comparação com a opção mais acessível, o Track, o Polo MPI 2024 já conta com o facelift, que inclui um visual mais premium, com novos faróis Full LED, luzes de DRL em LED, para-choques e grade com perfil mais moderno, espelhos retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo. Os retrovisores ainda têm setas integradas em LED. Curiosamente, na MPI, as rodas têm 5 parafusos em vez de 4, embora ambas tenham as mesmas medidas e sejam de aço. O interior mantém o mesmo padrão de acabamento do Track 2024.
A lista de equipamentos do Polo MPI 2024 oferece poucas diferenças em relação ao Track, como alarme com controle remoto, traz de série o sistema multimídia que é opcional no Track, a opção de desativar o airbag do lado do passageiro, vidros elétricos mais modernos com função one-touch no motorista e iluminação nos botões, além de regulagem elétrica de altura do farol. Pode-se dizer que os R$ 4.000 adicionais em relação à opção Track são mais voltados para a estética do que para os equipamentos.
O motor 1.0 é exatamente o mesmo da versão Track.
A versão TSI, com um acréscimo de R$ 10.000 em relação à MPI, substitui o motor aspirado de 88 cv pelo turbo de 116 cv, mais precisamente o 170 TSI. Além disso, apresenta novos equipamentos, como rodas de liga leve aro 15, retrovisores com regulagens elétricas e função Tilt Down no lado direito, painel digital colorido de 8 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos também nas portas traseiras.
O interior do Polo TSI possui bancos com revestimento superior em relação às versões mais baratas MPI e Track, e o painel é revestido com plástico brilhante que imita fibra de carbono.
Uma novidade na linha 2024 é o Polo Sense, que retorna ao mercado, destinado exclusivamente ao público PCD. A lista de equipamentos é essencialmente a mesma da TSI, exceto pelas rodas de aço em vez de liga leve. Além disso, adiciona o câmbio automático de seis marchas, piloto automático, borboletas atrás do volante, sistema keyless com partida por botão, e sistema Start Stop, que desliga o motor em paradas breves. Lembrando que para comprar esta versão é necessária apresentar as documentações necessárias, após isso é aplicada alguns abatimentos nos impostos, que podem reduzir o preço para R$ 87.028.
A versão Comfortline compartilha a lista de equipamentos da TSI, acrescentando descanso de braço central com porta-objetos, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros e entrada USB traseira. Também oferece a manopla do câmbio revestida em couro, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15, sistema keyless com partida por botão, sistema Start Stop, acabamento interno brilhante no painel, volante mais moderno com revestimento em couro e novas funções, além de detalhes cromados na grade e no para-choque frontal.
O motor do Comfortline é o mesmo 1.0 TSI de 116 cv das demais versões, e a transmissão é automática de seis marchas.
A Highline é a versão “normal” mais cara da linha Polo, se destacando das demais pelo visual mais refinado e uma lista de equipamentos ainda mais recheada. Além dos itens já mencionados, oferece rodas maiores aro 16 com acabamento diamantado e pneus 195/55 R16, sensores de chuva e de acendimento automático dos faróis, painel digital com tela maior de 10,2 polegadas, sistema de som com 6 alto-falantes, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas e mais funções, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
No interior, o Polo Highline oferece bancos em couro sintético, ar-condicionado automático digital Climatronic, câmera traseira, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, carregamento sem fio para smartphones, retrovisor interno antiofuscante, luzes de leitura dianteiras e traseiras, vidros one-touch para as quatro portas e detalhes cromados na grade e no para-choque frontal.
O motor do Polo Highline é o mesmo 1.0 TSI de 116 cv das demais versões, e a transmissão também é automática de seis marchas.
A versão GTS é uma exceção entre as demais, não sendo um Polo “normal”. Seu preço já deixa isso claro, custando R$ 32.000 a mais que a Highline. Se vale a pena ou não, é uma questão subjetiva. O fato é que o GTS é o único da linha a vir com motor 1.4 TSI de 150 cv, além de um ajuste exclusivo de suspensão, direção e freios. Seu interior apresenta acabamento exclusivo, com bancos esportivos em couro e costuras em vermelho, além de um painel revestido com material que imita couro, com detalhes em vermelho no acabamento. O GTS também oferece pedaleiras em alumínio.
Outros destaques da versão GTS incluem faróis em LED com tecnologia adaptativa IQ Light, com regulagem automática de acordo com as condições de iluminação e capacidade de iluminar até 170 metros. Há também uma grade frontal com iluminação em LED, câmera multifuncional, para-choques esportivos, diferentes modos de condução, função ECO, lanternas traseiras em LED, rodas esportivas aro 18 com acabamento diamantado e spoiler na traseira.
A linha Polo oferece cinco opções de cores, mas apenas o Preto Ninja não tem custo adicional. O Branco Cristal sólido custa R$ 900 adicionais, enquanto as pinturas metálicas, como Cinza Platinum, Prata Sirius e Vermelho Sunset, têm um acréscimo de R$ 1.650.
Motor 1.0 MPi tem 3 cilindros e injeção comum de combustível, desenvolve 77 cv com gasolina ou 84 cv com etanol, para um torque de 9,6 kgfm com gasolina e 10,3 kgfm com etanol. Faz de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos, alcançando os 173 km/h de velocidade máxima.
O 1.0 TSi, também tem 3 cilindros, porém além do turbo conta com injeção direta de combustível, entrega 109 cv com gasolina ou 116 cv com etanol, para um torque de 16,8 kgfm independente do combustível. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, alcançando os 192 km/h de velocidade máxima.
Por fim, a GTS com seu motor 1.4 TSi, turbo entrega 150 cv tanto com gasolina quanto com etanol, para um torque máximo de 25 kgfm. O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, alcançando os 206 km/h.
Etanol: 9,6 km/l cidade e 10,9 km/l estrada
Gasolina: 14 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada
Etanol: 9,6 km/l cidade e 11,5 km/l estrada
Gasolina: 14 km/l cidade e 16,4 km/l estrada
Etanol: 8,7 km/l cidade e 10,8 km/l estrada
Gasolina: 12,55 km/l cidade e 15,3 km/l estrada
Etanol: 8,4 km/l cidade e 10,5 km/l estrada
Gasolina: 12,1 km/l e 14,9 km/l estrada
Etanol: 8 km/l cidade 9,8 km/l estrada
Gasolina: 11,4 cidade e 14,1 km/l estrada
Comprimento: 4,07 m
Distância entre eixos 2,57 m
Largura 1,75 m
Largura com espelho aberto 1,96 m
Altura 1,47 m altura
Peso: Track 1054 kg / MPi 1069 kg / 1111 kg Comfortline 1154 kg Highline 1154 kg GTS 1222 kg
Porta malas: 300 litros
Tanque de combustível: 49 litros (52 litros versão Track)
Fonte e maiores informações: Volkswagen
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