Está pensando em comprar um carro grande, com manutenção baixa, preço acessível e não se preocupa tanto com o estilo. Uma boa opção é o VW Santana. Atualmente um modelo completo com ar condicionado, direção hidráulica e rodas de liga-leve, ano 2003 sai por R$ 18.000. Confira um pouco dos pontos positivos e negativos do Santana.
Lançado em 1984, o Volkswagen Santana chegou inaugurando um novo e até então inédito conceito de sedans grandes no Brasil, ele impressionava principalmente pelo espaço interno generoso, bom porta-malas e uma mecânica confiável da Volkswagen, que fez dele um carro com um ótimo custo e benefício, que logo se refletiu em um bom número em vendas. A perua batizada de Quantum veio logo em seguida.
Em 1991 o Volkswagen Santana foi totalmente reformulado, ganhando status de carro de luxo, vindo com câmbio automático, banco de couro, teto solar, ar-condicionado entre outros itens, porém o tempo passou e o Santana não evoluiu. A motorização também era nova, o Santana 1992 trazia um motor 2.0 de 125 cv de potência seu consumo ficava em 7.9km/l na cidade e 12.4 na estrada.
A partir de 1994 o VW Santana e a perua Quantum (foto acima), receberam motor com injeção eletrônica.
Em 1996 o Santana ganhou uma nova versão CLi com motor 1.8 AP de 96 cv, ele tinha versões a álcool e a gasolina.
Já em 97 o Santana era vendido em quatro versões 1.8 Mi, 2000 Mi, Evidence (versão esportiva e bem equipada) e a top de linha Evidence.
Em 1998 o Santana sofreu sua segunda reestilização, porém nada muito radical, o modelo que já estava envelhecido ainda vendia muito bem. Ele recebeu uma nova grande frontal integrada com um pára-choque mais envolvente e novos faróis. A traseira também foi redesenhada ganhou lanternas com visual mais limpo, assim como o para-choque. O antiquado quebra-vento nas portas-dianteiras foi retirado.
O interior do VW Santana 1998 recebeu um painel revisto os botões foram reposicionados, e o volante também foi renovado, os revestimentos dos bancos e portas receberam novos tecidos bem melhores do que o da geração anterior.
Apesar de não terem sido profundas as mudanças sofridas pelo VW Santana em 1998, foram suficientes para dar um sobrevida ao sedan. Já a perua Quantum saiu de linha em 2002, enquanto que o Santana ainda agradava e continuou sendo produzido até março de 2006. Atualmente ele ainda é vendido na China.
O motor mais comum no Santana é o 2.0, ele tem versões a gasolina e a álcool, a partir de 1998 ele foi retrabalhado e passou a desenvolve 114 cv, o suficiente para levar o sedan de 4.6 metros de comprimento de 0 a 100km/h em 12 segundos, a velocidade máxima é de 186km/h. O consumo do Santana 2.0 modelo 1998 em seguida fica em 9.1 km/l na cidade e 13.5km/l na estrada, isto com gasolina.
O motor 1.8 Mi 8v também foi revisto a partir de 1998, ele ganhou alguns cavalos extra, e a partir dai passou a entregar 99 cv e tem consumo anunciado de 10.7km/l na cidade e 15km/l na estrada, existem proprietários que falam em 16.5km/l.
Equipamentos:
Apesar de ser relativamente um sedan grande, a versões mais recentes de 2000 para cá, não são tão equipadas assim, trazem de série em sua maioria apenas direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e rodas de liga-leve eram opcionais. Fuja das versões sem ar-condicionado e conjunto elétrico, elas apesar de serem um pouco mais baratas, tem desvalorização maior na hora da revenda.
Carro visado…
Justamente por ter uma mecânica bastante conhecida e robusta, o VW Santana assim como o Gol e Golf, se tornou um carro bastante visado por ladrões, o que torna o valor do seguro relativamente alto.
Cuidados:
Fuja do Santana branco, 95% deles foram usados como taxis.
Atenção prefira o Santana com câmbio manual, a versão automática tem manutenção maior.
Note o estado dos bancos e revestimentos, marcas amarelas nos encostos, e forração do teto com marcas e um pouco solta indicam que o carro já rodou bastante.
O porta-malas em alguns modelos apresenta falha na vedação, para saber o carro possui este problema, procure por machas no carpete do porta-malas.
A suspensão também merece uma olhada com atenção, em carros bastantes rodados pode vir a apresentar ruídos, mas nada que as trocas das buchas da suspensão não solucione.
Confira alguns preços do VW Santana:
Santana 2.0 2005 R$ 22.900 a 24.500
Santana 2.0 2002 2003 R$20.000 a 22.900
Santana 1.8 2000/2001 R$15.900 a 19.000
Santana 2.0 1999 R$ 13.900 a R$ 16.000
Santana 1996 1997 R$ 11.000
Respostas de 8
Eu gostaria de saber se alguém tem os bancos e forros de porta do Santana confortine tel11 4787_0917
vc que disse que o santana não é bonito, não tem bom gosto, tenho um verde metalico, lindo, econômico, espaçoso, confortavel,… e muito lindo,
boa tarde tenho um pequeno problema com o meu santana 2001 2.0 se eu rodar uns 20 km com ele quando desligo o carro e se for ligar ele uns 5 minutos depois ele custa a pegar e a parte na volto do freio de mão fica supe quente. Oque pode ser
pode ser problema de aquecimento da bobina. Peça pra um eletricista conferi-la pra você
o santana e carro que eu adibiro muita ,por causa de sua performacee conforto ,o meu tio tem santana desde de quanto eu era bebe,o que ele tem agora e um santana 2006 confortline,por isso a paixão pelo santana e quatum
Dicas para todas marcas de carros.
Mecanica ou Eletricas me procure
gildovaldomoura@yahoo.com.br
Ah eu não tenho um. Meu amigo tem um 2.0 2002 e o carro é otimo
O Santana não é bonito, mas é bastante confortavel, e tem uma mecânica ótima, o motor ap é bastante economico.
boa materia