A Volkswagen AG se tornou nesta semana maior montadora do mundo, ultrapassando a Toyota. No ano a fabricante alemã, comercializou 4.4 milhões de carros, 400 ,000 unidades a mais do que a sua concorrentes japonesa.
A fusão com a Porsche e o aumento das vendas nos mercado emergentes, são apontados com os dois principais motivos para que a Volkswagen tenha se tornado a maior do planeta. Com a queda nas vendas em seu dois principais mercados ( Japão e EUA) a Toyota teve que diminuir a produção e cortar custos.
Nos últimos 100 anos apenas quatro montadora ocuparam o posto de maior do mundo: Ford, General Motors, Toyota e agora Volkswagen. A GM que foi líder durante 72 anos e chegou a deter quase 80 % do mercado americano e agora apenas a quinta colocada nas lista.
Apesar de ter perdido o posto de maior montadora, a situação da Toyota é bastante diferente da GM. Em 2008 a gigante japonesa lucrou US$ 17 bilhões de dólares, o que faz dela a montadora mais lucrativa e a sétima maior empresa do mundo.
É claro que em 2009 o lucro será bem menor do que no ano passado porém em um ou no máximo dois anos a Toyota, muito provavelmente irá voltar a ganhar tanto dinheiro quanto em 2008, prometendo voltar a disputar o topo da indústria automotiva mundial.