O Volkswagen T-Cross fechou o ano de 2023 como o SUV mais vendido do Brasil, emplacando mais de 72 mil unidades. Na linha 2024 o modelo praticamente não traz novidades, a não ser reajustes nos preços que partem de R$ 119.890 na versão básica Sense, indo até salgados R$ 175.990 na top de linha Highline. Todas as versões já vêm com câmbio automático combinado com motor 1.0 TSi de 128 cv, enquanto a top de linha Highline é a única com o 1.4 TSi de 150 cv. Um dos destaques do T-Cross é sua boa oferta de equipamentos, com exceção da versão de entrada Sense, todas as demais já vem de fabrica com recursos como piloto automático adaptativo ACC, painel digital e sistema multimídia. As versões mais baratas do T-Cross 2024 tem um bom custo benefício, agradam pelo que entregam, porém as opções mais caras: Comfortline e Highline esbarram no preço elevado.
Índice desta matéria
Ao contrário do que era previsto, basicamente não há novidades na linha Volkswagen T-Cross 2024, as mudanças esperadas ficaram para o segundo semestre, ou seja, estrearão apenas no T-Cross 2025 que deve trazer pequenas mudanças visuais, assim como no interior e nos equipamentos, seguindo o que a Volkswagen fez com o modelo 2024 na Europa (foto acima).
Primeiramente é bom comentarmos a razão da enorme diferença de R$ 23.100 no preço da versão de entrada Sense e para a versão 200TSi. A versão Sense até então era uma opção destinada apenas para o publico PCD, porém a partir da linha 2022 o modelo passou a ser dispobilizado também para o publico geral como uma versão básica focada no custo/benefício.
A opção de entrada do T-Cross não conta com sistema multimídia, sequer vem com rádio, traz apenas os alto falantes nas portas, as rodas ao invés de alumínio são em aço aro 16 com calotas plasticas, o acabamento interno é mais simples e não há opcionais. Porém, mesmo sendo uma versão básica, o modelo já vem com motor turbo e câmbio automático, além da maioria dos itens essenciais hoje em um carro deste tipo, confira os equipamentos da T-Cross Sense 2024 abaixo:
A versão 200 TSi custa R$ 23.000 mais cara que a Sense, esta diferença é devido principalmente a presença do piloto automático ACC que é capaz de manter uma distância segura do veículo à frente, além de frenagem frontal automática com detecção de pedestres e cicistas e o painel digital de 8 polegadas. Equipamentos que não existem nos rivais nesta faixa de preço, porém encareceram bastante o T-Cross 200TSi que até então era uma versão de entrada e hoje já alcança os R$ 143 mil. Confira a lista abaixo:
A versão Comfortline do T-Cross 2024 supera os R$ 160 mil, parece que aqui a Volkswagen perdeu um pouco da noção dos preços, apesar do modelo vir bem equipado é um preço muito elevado pelo que o T-Cross Comfortline entrega. Não recomendamos esta versão, a não ser se você reamente for fã do T-Cross e faz questão dos equipamentos que esta versão traz (lista abaixo).
Vale comentar que por apenas 1.590 reais adicionais em relação ao preço do T-Cross Comfortline você já pode levar para casa um Corolla Cross XR (foto abaixo), a versão de entrada do SUV da Toyota custa R$ 162.590 e já vem com um pacote de segurança mais avançado, contando com recursos inexistentes no Volkswagen, como auxílio para manter o carro dentro da faixa e faról alto inteligente, além de ser um SUV maior e com motor muito mais potente, traz um bloco 2.0 4 cilindros de 177 cavalos contra o modesto 1.0 3 cilindros de apenas 128 cv do T-Cross Comfortline.
A configuração top de linha Highline custa R$ 15.000 a mais em relação a Comfortline, por este investimento adicional entrega uma lista de equipamentos mais recheada, trazendo acabamento interno mais sofisticado com direito a bancos parcialmente em couro, porém o grande destaque do T-Cross Highline é seu conjunto mecânico, emprega o motor 1.4 TSi de 150 cv e 25 kgfm de torque, que faz uma baita diferença no desempenho do SUV da Volks, principalmente na estrada, estamos falando de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos e consumo praticamente similar ao bloco 1.0.
O T-Cross Highline entrega um conjunto interessante, porém cobra muito caro por isso, a não ser que você tenha o pé pesado e faça questão de desempenho neste caso o motor 1.4 TSI vai valer cada centavo investido. Porém caso desempenho não seja importante pra ti, talvez seja mais negócio economizar R$ 8 mil e pegar um Hyundai Creta Platinum já com teto solar panorâmico por R$ 167.690, que apesar de vir com motor 1.0 turbo é muito mais equipado que o T-Cross, traz assistente de permanencia na faixa, alerta de saída de faixa, monitoramento de pontos cegos, farol Full LED com faro alto inteligente auto ajustável, além de acabamento interno muito mais sofisticado com bancos 100% em couro e revestimentos softouch no painel e portas, outro destaque é o sistema de câmeras 360 graus.
Lembrando que você pode colocar teto panorâmico e farol em LED no T-Cross Highline, porém terá que desembolsar mais R$ 11.330, fazendo o preço do T-Cross Highlien ir para quase R$ 190 mil (R$ 187.290).
CONSUMO
Consumo 1.0 TSi:
Etanol: 8,3 km/l cidade – 10 km/l estrada
Gasolina: 12 km/l cidade – 14,4 km/l estrada
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 s (E) / 10,7 s (G)
Velocidade máxima: 187 km/h (E) /182 km/h (G)
MOTOR
Cilindrada: 999 cm³
Potência máxima: 128 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500rpm
Torque máximo: 20,4 kgfm (E/G) – 2.000/3.500 rpm
FREIOS
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos
PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento: 4.199 mm
Distância entre eixos: 2.651 mm
Largura:1.760 mm
Largura com Espelho: 1977 mm
Altura: 1.571 mm
PESOS
Em ordem de marcha
1.240 kg
Carga útil máxima
470kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Porta malas: 373 l a 420 l (VDA) 414 l a 469 l (Volume teórico máximo)
DIREÇÃO
Direção:Elétrica
TRANSMISSÃO
Transmissão: Automática de 6 velocidades
RODAS E PNEUS
Sense: 205/60 aro 16 / aço aro 16
200TSi: 205/60 R16 / liga leve 16
Comfortline 205/55 R17 / liga leve aro 17
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
Reservatório de combustível: 52 litros
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
Número máximo de passageiros: 5
CONSUMO
Consumo 1.4 TSi:
Etanol: 8,2 km/l cidade – 10 km/l estrada
Gasolina: 11.8 km/l cidade – 14,2 km/l estrada
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,6 s (E) / 8,8 s (G)
Velocidade máxima: 204 km/h (E) / 202 Km/h (G)
MOTOR
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência líquida máxima: 150 cv (E/G)
Torque líquido máximo: 25,5 kgfm (E/G) – 1.500/4.000 rpm (E)/ 1.500/3.800 rpm (G)
FREIOS
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos
PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento: 4.199 mm
Distância entre eixos: 2.651 mm
Largura: 1.760 mm
Largura com Espelho: 1977 mm
Altura:1.575 mm
PESOS
Em ordem de marcha: 1.343 kg
Carga útil máxima: 438 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Compartimento de carga: 373 l a 420 l (VDA) 414 l a 469 l (Volume teórico máximo)
DIREÇÃO
Direção: Elétrica
TRANSMISSÃO
Transmissão: Automática de 6 velocidades
RODAS E PNEUS
Pneus:205/55 R17
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
Reservatório de combustível: 52 litros
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
Número máximo de passageiros: 5
Fonte: Volkswagen.com.br
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.