Volkswagen T-Roc ganha versão conversível na Europa

A Volkswagen apresentará em setembro no Salão de Frankfurt na Alemanha, uma inédita e diferente versão conversível do SUV compacto T-Roc, este será o primeiro SUV da categoria a contar com uma versão sem capota. Ele tem várias mudanças em relação ao T-Roc normal e chegará às ruas da Europa em 2020 com motor 1.0 ou 1.5, ambos dotados de turbo.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

O T-Roc

Lançado na Europa em novembro de 2017, o Volkswagen T-Roc por enquanto não tem data para vir ao Brasil, ele ocupa uma posição intermediaria na linha de SUVs atuais da Volks, ficando entre o T-Cross e o Tiguan, ambos já vendidos por aqui. Por enquanto o mercado alvo do T-Roc é mesmo a Europa e por lá ele vem fazendo muito sucesso, com pouco mais de um ano e meio de vida já foram mais de 360 mil unidades vendidas.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Será que o T-Roc Cabriolet vai agradar ?

Esta não é a primeira empreitada de colocar um SUV conversível no mercado, o verdadeiro percursor deste segmento praticamente inexistente foi o Nissan Murano CrossCabriolet, lançado em 2011 ele foi o primeiro SUV sem capota produzido em série, porém não agradou, suas vendas ficaram muito abaixo do esperado, obrigando a Nissan a tira-lo de linha ao final de 2014, o caso mais recente de SUV conversível é o Land Rover Evoque Convertible, lançado na Europa em 2016, e vendido no Brasil desde 2017, ele é praticamente o único modelo deste tipo no mercado, porém é tão raro quanto uma mosca branca. Será que o Volkswagen T-Roc conversível conseguirá conquistar compradores e criar um novo segmento de SUVs ? Ou será mais uma empreitada frustrada ? Isso só o tempo e as vendas irão dizer.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Para tentar vender o T-Cross Cabriolet traz várias exclusividades

Certo é que o T-Cross Cabriolet traz a sensação de andar sem capota pela primeira vez em um SUV acessível, o que por si só já é algo interessante, além disso, a Volkswagen não apenas arrancou o teto do carro e o chamou de cabriolet, a montadora fez um trabalho extenso de engenharia e esta versão do T-Roc traz várias exclusividades, a carroceria tem dimensões diferentes do T-Roc normal, além de ter recebido diversos reforços estruturais para compensar a falta do teto, por isso ele tem apenas duas portas e a traseira está mais curta, já o porta malas, que agora acomoda a capota ficou menor, tem apenas 284 litros – o mesmo tamanho do porta malas do VW Up, contra 445 litros do T-Cross normal.

A capota também rouba espaço do banco traseiro que está mais estreito, há apenas 2 lugares no banco traseiro, não há colunas laterais o que deixa a carroceria com uma aparência limpa e fluída, o carro tem um recurso só visto em conversíveis de luxo, o santo-antônio retrátil, em caso de capotamento há um santo antônio – barras de proteção escondido, que se erguem em segundos para proteger os ocupantes.

O teto do T-Roc Cabriolet é tradicional forrado em lona com armação em estrutura metálica, possui mecanismo totalmente elétrico com comando de abertura e fechamento feito por um botão no console central, a operação de abaixar ou erguer a capota demora apenas 9 segundos, e pode ser feita mesmo com o carro em movimento, desde que em velocidades de até 30 km/h.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Carroceria exclusiva com medidas próprias para o T Roc Cabriolet…

A carroceria do T-Roc Cabriolet tem dimensões diferentes da versão com capota, ele é mais comprida em 4 cm,tendo 4.27 m de comprimento a largura é a mesma sendo de 1.81 m sem contar os retrovisores, o carro conversível é 5 cm mais baixo, sua altura é de 1.52 m com a capota erguida, outra diferença é a distancia entre-eixos do T Roc Conversível 4 cm mais longo, sendo de 2.63 metros.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Versões do T Roc Cabriolet…

O T-Roc Cabriolet terá inicialmente duas versões de acabamento Style e R-Line, sendo que a primeira virá com rodas aro 17 e um estilo mais simples, já a R-Line terá uma aparência esportiva com para-choques mais sofisticados pintados totalmente na cor da carroceria, além de rodas maiores aro 19 e interior mais equipado. Sendo que desde a versão de entrada o T Roc Cabriolet virá com sistema multimídia Composition Touch com entrada USB e Bluetooth, além de radar frontal com frenagem de emergência na cidade com detecção de veículos, ciclistas e pedestres, além de auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

 

A versão R-Line (foto acima), agregará detalhes como bancos esportivos com ajustes elétricos e revestimento em couro acolchoado e costuras brancas, volante com assistência esportiva que se ajusta de acordo com a velocidade, faróis de neblina e rodas maiores aro 19.

Porém para manter o preço acessível, itens famosos e queridos pelos consumidores continuarão como opcional para a versão Cabriolet do T-Roc, como o painel digital Active Info Display de 11.7 polegadas, e o sistema multi-mídia (MIB3) mais avançado com tela de 8 polegadas e internet, também será opcional um sistema de som Premium da marca Beats com 12 canais e 400 watts de potência, que garantirá um som de qualidade mesmo com o teto do carro aberto.

Mecânica não traz novidades…

Na parte mecânica o T-Roc Cabriolet traz o conjunto mecânico já conhecido do T-Roc normal, serão duas opções de blocos, o 1.0 três cilindros Turbo de 115 cv e 20 kgfm de torque, ou o 1.5, quatro cilindros turbo com 150 cv de potência e 25 kgfm de torque, ambas vem de fábrica com câmbio manual de seis marchas, porém a versão mais forte 1.5 pode opcionalmente trazer o câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem. Lembrando que a tração do T-Roc Cabriolet é sempre 4×2 dianteira.

 

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

 

Apresentação oficial acontece no Salão de Frankfurt…

A apresentação oficial do Volkswagen T Roc Cabriolet acontecerá no Salão do Automóvel de Frankfurt na Alemanha, evento que acontece durante os dias 12 a 22 de setembro, porém as vendas do SUV sem capota da Volks começam apenas no primeiro trimestre de 2020, os preços ainda não foram divulgados.

O T-Roc Cabriolet não deve vir ao Brasil…

Se você gostou do diferente T-Roc Cabriolet, infelizmente o SUV conversível não deve ser trazido para o mercado brasileiro. A vinda do T Roc normal também é incerta, houve no ano passado até rumores que a Volkswagen iria produzir o modelo no Brasil, já que ele compartilha a mesma plataforma do nosso T-Cross, porém o modelo teria uma fatia muito estreita de mercado para atual, que não justificaria sua produção nacional, ocupando uma pequena lacuna entre o T-Cross e o Tiguan Allspace, por aqui é mais provável que a Volks aposte em um SUV maior o Tarek, para rivalizar diretamente com o Jeep Compass, atual líder da categoria.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.