A Volkswagen apresentará em setembro no Salão de Frankfurt na Alemanha, uma inédita e diferente versão conversível do SUV compacto T-Roc, este será o primeiro SUV da categoria a contar com uma versão sem capota. Ele tem várias mudanças em relação ao T-Roc normal e chegará às ruas da Europa em 2020 com motor 1.0 ou 1.5, ambos dotados de turbo.
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Lançado na Europa em novembro de 2017, o Volkswagen T-Roc por enquanto não tem data para vir ao Brasil, ele ocupa uma posição intermediaria na linha de SUVs atuais da Volks, ficando entre o T-Cross e o Tiguan, ambos já vendidos por aqui. Por enquanto o mercado alvo do T-Roc é mesmo a Europa e por lá ele vem fazendo muito sucesso, com pouco mais de um ano e meio de vida já foram mais de 360 mil unidades vendidas.
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Esta não é a primeira empreitada de colocar um SUV conversível no mercado, o verdadeiro percursor deste segmento praticamente inexistente foi o Nissan Murano CrossCabriolet, lançado em 2011 ele foi o primeiro SUV sem capota produzido em série, porém não agradou, suas vendas ficaram muito abaixo do esperado, obrigando a Nissan a tira-lo de linha ao final de 2014, o caso mais recente de SUV conversível é o Land Rover Evoque Convertible, lançado na Europa em 2016, e vendido no Brasil desde 2017, ele é praticamente o único modelo deste tipo no mercado, porém é tão raro quanto uma mosca branca. Será que o Volkswagen T-Roc conversível conseguirá conquistar compradores e criar um novo segmento de SUVs ? Ou será mais uma empreitada frustrada ? Isso só o tempo e as vendas irão dizer.
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Certo é que o T-Cross Cabriolet traz a sensação de andar sem capota pela primeira vez em um SUV acessível, o que por si só já é algo interessante, além disso, a Volkswagen não apenas arrancou o teto do carro e o chamou de cabriolet, a montadora fez um trabalho extenso de engenharia e esta versão do T-Roc traz várias exclusividades, a carroceria tem dimensões diferentes do T-Roc normal, além de ter recebido diversos reforços estruturais para compensar a falta do teto, por isso ele tem apenas duas portas e a traseira está mais curta, já o porta malas, que agora acomoda a capota ficou menor, tem apenas 284 litros – o mesmo tamanho do porta malas do VW Up, contra 445 litros do T-Cross normal.
A capota também rouba espaço do banco traseiro que está mais estreito, há apenas 2 lugares no banco traseiro, não há colunas laterais o que deixa a carroceria com uma aparência limpa e fluída, o carro tem um recurso só visto em conversíveis de luxo, o santo-antônio retrátil, em caso de capotamento há um santo antônio – barras de proteção escondido, que se erguem em segundos para proteger os ocupantes.
O teto do T-Roc Cabriolet é tradicional forrado em lona com armação em estrutura metálica, possui mecanismo totalmente elétrico com comando de abertura e fechamento feito por um botão no console central, a operação de abaixar ou erguer a capota demora apenas 9 segundos, e pode ser feita mesmo com o carro em movimento, desde que em velocidades de até 30 km/h.
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A carroceria do T-Roc Cabriolet tem dimensões diferentes da versão com capota, ele é mais comprida em 4 cm,tendo 4.27 m de comprimento a largura é a mesma sendo de 1.81 m sem contar os retrovisores, o carro conversível é 5 cm mais baixo, sua altura é de 1.52 m com a capota erguida, outra diferença é a distancia entre-eixos do T Roc Conversível 4 cm mais longo, sendo de 2.63 metros.
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O T-Roc Cabriolet terá inicialmente duas versões de acabamento Style e R-Line, sendo que a primeira virá com rodas aro 17 e um estilo mais simples, já a R-Line terá uma aparência esportiva com para-choques mais sofisticados pintados totalmente na cor da carroceria, além de rodas maiores aro 19 e interior mais equipado. Sendo que desde a versão de entrada o T Roc Cabriolet virá com sistema multimídia Composition Touch com entrada USB e Bluetooth, além de radar frontal com frenagem de emergência na cidade com detecção de veículos, ciclistas e pedestres, além de auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
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A versão R-Line (foto acima), agregará detalhes como bancos esportivos com ajustes elétricos e revestimento em couro acolchoado e costuras brancas, volante com assistência esportiva que se ajusta de acordo com a velocidade, faróis de neblina e rodas maiores aro 19.
Porém para manter o preço acessível, itens famosos e queridos pelos consumidores continuarão como opcional para a versão Cabriolet do T-Roc, como o painel digital Active Info Display de 11.7 polegadas, e o sistema multi-mídia (MIB3) mais avançado com tela de 8 polegadas e internet, também será opcional um sistema de som Premium da marca Beats com 12 canais e 400 watts de potência, que garantirá um som de qualidade mesmo com o teto do carro aberto.
Na parte mecânica o T-Roc Cabriolet traz o conjunto mecânico já conhecido do T-Roc normal, serão duas opções de blocos, o 1.0 três cilindros Turbo de 115 cv e 20 kgfm de torque, ou o 1.5, quatro cilindros turbo com 150 cv de potência e 25 kgfm de torque, ambas vem de fábrica com câmbio manual de seis marchas, porém a versão mais forte 1.5 pode opcionalmente trazer o câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem. Lembrando que a tração do T-Roc Cabriolet é sempre 4×2 dianteira.
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A apresentação oficial do Volkswagen T Roc Cabriolet acontecerá no Salão do Automóvel de Frankfurt na Alemanha, evento que acontece durante os dias 12 a 22 de setembro, porém as vendas do SUV sem capota da Volks começam apenas no primeiro trimestre de 2020, os preços ainda não foram divulgados.
Se você gostou do diferente T-Roc Cabriolet, infelizmente o SUV conversível não deve ser trazido para o mercado brasileiro. A vinda do T Roc normal também é incerta, houve no ano passado até rumores que a Volkswagen iria produzir o modelo no Brasil, já que ele compartilha a mesma plataforma do nosso T-Cross, porém o modelo teria uma fatia muito estreita de mercado para atual, que não justificaria sua produção nacional, ocupando uma pequena lacuna entre o T-Cross e o Tiguan Allspace, por aqui é mais provável que a Volks aposte em um SUV maior o Tarek, para rivalizar diretamente com o Jeep Compass, atual líder da categoria.
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