volkswagen tera
A Volkswagen Tera foi revelado oficialmente neste domingo 02 de março, o novo SUV de entrada da marca agrada pelo seu visual moderno e imponente, tem interior bem construído e bem equipado. O Tera usará motor 1.0 aspirado MPI e 1.0 Turbo TSi, terá opção de câmbio manual ou automático. Porém, calma, apesar de estar sendo revelado agora a Volkswagen ainda faz segredo com relação as versões, preços e dados técnicos, outro ponto importante é que o SUV vai demorar ainda alguns meses para chegar as lojas, a VW fala apenas que o lançamento acontecerá no primeiro semestre.
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O design do Volkswagen Tera agrada, o modelo segue um estilo próprio, ele é mais um fruto do designer brasileiro José Carlos Pavone, responsável por modelos bem sucedidos como Nivus e T-Cross, assim como estes SUVs o VW Tera é um projeto 100% brasileiro, ele foi desenhado, desenvolvido e será produzido aqui no Brasil.
Sua produção será localizada na fábrica da Volks em Taubaté SP, de lá o VW Tera será exportado ainda em 2025 para mais de 25 países, incluindo ai Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.
Importante comentar que o Tera é apenas o 4º de uma série de 16 lançamentos que a Volkswagen promete lançar no Brasil até 2028, entre estes modelos novos estão previstos a picape média Tarok no mesmo porte da Chevrolet Montana, além de uma nova geração para a VW Amarok exclusiva aqui para a América Latina.
Um dos diferenciais do Volkswagen Tera é sem dúvidas o seu visual, apesar de ser um modelo compacto este novo SUV tem uma carroceria robusta e imponente, na dianteira chama atenção os faróis full LED, além do capô elevado e o principalmente o para-choque com largas tomadas de ar funcionais.
Nas laterais do Tera as caixas de rodas são grandes e tem bastante projeção para fora, conferindo um aspecto alargado ao SUV, por falar em rodas elas são aro 17 na versão top de linha – única que foi apresentada até agora e devem ser aro 16 e 15 nas demais versões.
O teto é baixo, tem desenho curvo sendo mais baixo na parte traseira, a coluna “C” alargada também ajuda a dar um perfil de coupé esportivo ao Tera. Por fim na traseira chama atenção o desenho das lanternas, elas contam com tecnologia em LED na maior parte das lâmpadas, apenas a luz de ré é tradicional, tendo ainda uma função de iluminação dinâmica chamada “click-clack” é o mesmo efeito visto nos carros mais caros da Volks como Tiguan e Passat.
Por dentro também o Volkswagen Tera agrada, apesar do modelo compartilhar a mesma plataforma do Polo e Nivus ele é totalmente diferente, o painel tem desenho exclusivo, este é o primeiro carro da Volks no Brasil a trazer um conceito de acabamento sem plástico duro, portas e painel são revestidos em um tipo de plástico de melhor qualidade em comparação ao presente no Polo e Nivus.
A versão mostrada por enquanto é a top de linha e tem um bom acabamento, conta com material softouch que imita couro presente no painel e nas forrações das portas, as saídas de ar tem acabamento em Black Piano, assim como o console central, os comandos do ar-condicionado e as portas.
Como dissemos por enquanto a Volks ainda faz segredo com relação ao conteúdo das versões, mas o VW Terá não ficará devendo em nada para os SUVs maiores da marca, pelo menos na versão mais cara o VW Tera virá com sistema multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, painel digital de 8 polegadas, carregador sem fio para smartphones, iluminação em LED “Ambient Light” na cabine, rodas aro 17 diamantadas, faróis e lanternas em LED, ar-condicionado digital e até mesmo o pacote ADAS com recursos como frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo ACC.
Mas calma que nem tudo são flores o grande ponto fraco do Volkswagen Tera deve ser o seu espaço interno, apesar da carroceria de aspecto robusto, este novo SUV é feito sobre a mesma base do Polo Track, inclusive sua distância entre eixos e espaço interno serão os mesmos do Polo.
A Volkswagen ainda não divulgou as dimensões oficiais, porém a distância entre eixos ficará em 2.56 metros, o comprimento terá algo em torno dos 4.10 metros e seu porta malas ficará abaixo dos 400 litros. Não que seja ruim, mas não espere aqui o mesmo espaço interno visto em outros SUVs da Volkswagen como Nivus ou T-Cross. Podemos dizer que o tamanho e espaço interno do Tera terá o mesmo padrão encontrado no Fiat Pulse.
Na parte mecânica não há novidades, o VW Tera terá duas opções de motores, as versões intermediárias e a mais caras virão com o motor 1.0 170 TSI, três cilindros, turbo com até 116 cv de potência e 17 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Enquanto as versões mais baratas virão com motor 1.0 MPI aspirado 3 cilindros de 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, que virá sempre com câmbio manual de cinco marchas.
A Volkswagen também mantém segredo com relação aos preços do Tera, porém como ele ficará entre o Polo e o Nivus, esperamos valores começando da casa dos R$ 100.000 a R$ 110.000, alcançando até os R$ 145.000.
Com a chegada do Tera o Polo perderá espaço no mercado, afinal os modelos têm praticamente os mesmos preços, por isso a Volkswagen deve retirar de linha as principais versões do Polo, ou seja, TSi, Comfortline, Highline e GTS, restando em linha apenas as mais baratas, Track, Robust e Sense, que custam hoje entre R$ 90.000 até R$ 105.000.
No vidro traseiro do Volkswagen Tera há um detalhe curioso, o desenho do Tera ao lado do Gol e Fusca. Ou seja, a Volkswagen tem grandes pretensões para este modelo. Talvez quem sabe ele entre neste seleto hall dos carros mais vendidos da história da marca ao lado de Gol e Fusca? Tá, ok, exageros a parte, hoje o mercado brasileiro mudou muito em relação a época de Fusca e Gol que eram populares e acessíveis, e também porque não haviam muitos concorrentes.
No caso do Tera estamos falando aqui de um modelo que vai beirar os R$ 150 mil e não podemos chama-lo de acessível, além disso, o que mais temos no mercado são SUVs compactos, hoje temos vários modelos chineses com preço bastante competitivos. Mas se a Volkswagen não se emocionar nos preços o Tera tem sim qualidades para vender bem e até mesmo brigar pela liderança do mercado, mas ai alcançar o mesmo sucesso e popularidade de Gol e Fusca ai é outra história. Enfim deixa ai sua opinião.
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