A estratégia de mercado da Volkswagen para o Brasil as vezes é difícil de ser entendida, lançado no mercado externo em 2021, somente agora em setembro de 2023 a montadora está iniciando a pré-venda do novo Tiguan Allspace no nosso país. Batizado oficialmente de Tiguan 2024, o SUV está de volta ao mercado nacional após um hiato de 2 anos, chega em versão única R Line 7 lugares, equipado com novo motor 2.0 turbo de 186 cv e um preço salgado, R$ 278.990. Vamos conhecer o que o velho, novo Tiguan traz.
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Em comparação com o Tiguan vendido no Brasil até 2021, o novo modelo 2024 traz a dianteira levemente reestilizada, há novos faróis, com visual mais moderno e tecnologia adaptativa IQ.Light Matrix que ajusta sua luminosidade de forma automática de acordo com o ambiente, a grade frontal também foi modificada e agora tem uma barra em LED que acende junto com os faróis, o para-choque assumiu um perfil mais esportivo, tem agora tomadas de ar maiores e detalhes em Black Piano.
Nas laterais não houve mudança, a não ser as rodas aro 19 que ganharam um novo desenho e acabamento diamantado, elas são calçadas por pneus 235/50. Enquanto que na traseira temos novas lanternas em LED, além de um novo para-choque com acabamento em preto brilhante, novas ponteiras de escapamento cromadas.
Na cabine do novo Tiguan 2024 brasileiro, as alterações foram sutís, há um novo volante com pegada mais esportiva, sistema de aquecimento e novos botões do tipo touch com superficie lisa. Os comandos de acionamento do ar-condicionado foram reprojetados, agora são também do tipo touch, o que na época, em 2021, era uma novidade, mas hoje já existe até mesmo no Polo, lembrando que o Tiguan se diferencia por ter um sofisticado e poderoso ar-condicionado Climatronic Tri-Zone, com três zonas independentes de temperatura.
A central multimídia do Tiguan não mudou, segue a Discovery Media com tela de apenas 8 polegadas, mas apesar da tela pequena, ela oferece GPS nativo, ou seja, não depende do smartphone ou de internet para traçar rotas. O painel de instrumentos digital também seguiu sem mudanças, segue o Active Info Display com tela configurável de 10,25 polegadas.
Vale comentar que o rival Jeep Commander, já dispõe de uma central multimídia mais evoluída, com tela maior 10 polegadas, internet 4G e serviços remotos via smartphone, recursos inexistentes no Volkswagen Tiguan.
Ainda na lista de equipamentos, o Tiguan traz apenas o que é esperado para um carro deste preço no país (R$ 280.000), vem com bancos dianteiros elétricos, sendo que o banco do motorista possui ainda memória para os ajustes e sistema de climatização, há 7 lugares, bancos em couro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de estacionamento automático Park Assist, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, câmera de ré, quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual, iluminação interna com pontos de LED com 30 opções de cores configuráveis, sistema Start/Stop que desliga o motor de forma automática em paradas momentâneas, carregador por indução para smartphones, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento por botão ou por gestos.
É lamentável que, mesmo custando quase R$ 280.000, a Volkswagen brasileira ainda ofereça o teto solar panorâmico como um item opcional para o Tiguan 2024, o teto em vidro custa R$ 10.000 adicionais, elevando o preço final do veículo para R$ 288.990. Vale lembrar que rivais mais baratos como, Chery Tiggo 8 que custa R$ 189.990, e o Jeep Commander Overland que tem o mesmo valor do Tiguan R$ 278.990, ambos já vêm de série com teto solar panorâmico.
Outra novidade é que o Tiguan 2024 recebeu uma atualização no pacote de condução semi-autonoma “Travel Assist”, que tem agora piloto automático adaptativo com função Stop and GO e funcionando combinado com o Lane Assist – auxílio para manter o carro na faixa de rolagem, agora o modelo no transito segue o carro da frente, acelerando e freando de forma automática acompanhando o fluxo, além de se manter centralizado dentro da faixa de rolagem nas estradas. Há ainda neste pacote, frenagem frontal automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos e monitoramento de trafego cruzado traseiro.
Importante comentar que, apesar destes novos recursos de condução e segurança serem novidades para o Tiguan no Brasil, não é um diferencial na categoria, já que os rivais como Chery Tiggo 8 e Jeep Commander já contam com os mesmo equipamentos de segurança custando menos. Alías, o Jeep Commander oferece diferenciais como airbags para os joelhos do motorista, inexistente no Tiguan.
Também está presente no Tiguan 2024 o “Park Assist”, que estaciona o carro praticamente de forma automática, tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares, basta o motorista se aproximar da vaga que deseja estacionar, acionar o sistema e indicar com a seta o lado que deseja estacionar, isso em velocidade de até 20 km/h.
Ainda na área da segurança, há um util sistema de frenagem de manobras para evitar colisões na hora de estacionar, evitando acelerações involuntárias em garagens, o SUV vem ainda com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e o bloqueio eletrônico de diferencial XDS+ que garante mais segurança em curvas.
Um dos trunfos do Tiguan R Line no Brasil era seu robusto e esportivo conjunto mecânico, o modelo era um dos únicos da categoria a vir com tração 4×4, pois era. Na linha 2024 a Volkswagen optou por trazer ao Brasil uma versão mais simples, sem o sistema de tração integral 4Motion, dotada apenas de tração 4×2 dianteira. Além disso, o famoso motor 2.0 TSi também foi simplificado, ao invés do potente bloco EA888 do Golf GTi que tinha 220 cv e 35 kgfm de torque, o novo Tiguan 2024 faz uso de um 2.0 TSi com 186 cv de potência e 30 kgfm de torque, são 34 cv a menos em relação ao antigo motor usado até 2021.
Importante comentar que o câmbio também mudou, saiu a polêmica caixa automatizada DSG de dupla embreagem, para dar lugar a um câmbio mais normal, automático de 8 marchas, que promete também deixar o Tiguan mais econômico.
A Volkswagen não tem planos de trazer de volta ao Brasil as versões mais baratas do Tiguan AllSpace, lembrando que no México e Estados Unidos, além da R Line que é a top de linha, há ainda as versões Trendline e Comfortline, ambas equipadas com o motor 1.4 TSi de 150 cv do Taos.
Serão cinco opções de cores para a carroceria do novo VW Tiguan 2024, a sólida Branco Puro, as metálicas Prata Pryrit, Azul Atlantic e Cinza Platinum, além da perolizada Preto Mystic.
A demora para chegar ao Brasil pode custar caro para o Volkswagen Tiguan, a versão melhorada foi lançada nos Estados Unidos em maio de 2021, portanto, esta desembarcando no nosso país com mais de 2 anos de atraso. Tanto é que, em 2024 esta geração deixará de ser produzida, a Volkswagen acaba de apresentar na Europa um Tiguan totalmente novo (leia aqui) foto acima, que chegará as ruas como Tiguan 2025.
Para quem já é fã do Tiguan e suas inquestionáveis qualidades, não deve se importar, porém, para um consumir novo, todos nós sabemos que não é muito legal investir em um carro que estar prestes a ser descontinuado. A geração atual do Tiguan tem no máximo mais 1 ano de produção.
O preço elevado também complica a vida do SUV no Brasil, lembrando que quando saiu de linha em 2021 este mesmo Tiguan R Line, custava R$ 220 mil, sendo que além de ter encarecido cerca de R$ 60 mil, ele ficou menos potente e perdeu a tração 4×4.
Ainda na tematica preço, claramente a Volkswagen ao pedir R$ 278.990 optour por um valor pouco competitivo para o novo Tiguan, sendo que por R$ 251.690 é possível comprar um Jeep Commander Limited que oferece 7 lugares e os mesmos equipamentos custando cerca de R$ 30.000 mais barato que o VW.
Por R$ 240.000, é possível comprar um Chery Tiggo 8 Pro Hybrid Plugin (foto acima), também com sete lugares e mais equipado que o Tiguan, tendo como destaque um potente sistema híbrido de 317 cv, além da capacidade de ser carregado na tomada e rodar sem gasolina, tudo isso por quase R$ 40.000 a menos que o Volkswagen, ou seja, uma baita diferença.
Caso não haja necessidade de 7 lugares, por R$ 65.000 a menos que o Tiguan, há o GMW Haval H6, o SUV chinês que está vendendo muito bem e será produzido no Brasil a partir de 2024, atualmente é encontrado nas lojas por R$ 214.000, sendo dotado de um sistema híbrido de 243 cv de potência, capaz de rodar 830 km com um tanque cheio na cidade. Ou seja, os rivais acabam tendo custo/benefício muito melhor que o Tiguan.
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