Volkswagen Virtus – Confira em detalhes o novo sedan que chega custando entre R$59.990 a R$79.990

O principal lançamento da Volkswagen em 2018 acaba de chegar às vendas, a marca começa a vender de forma oficial, o sedan Virtus. Com design moderno e bom espaço interno, o carro chega as ruas custando a partir de R$ 59,990.

O Virtus é basicamente um Polo Sedan. O carro chega para bater de frente, com modelos como Chevrolet Cobalt, Honda City e o ainda não lançado Fiat Cronos ( a versão sedan do Argo). Ao todo haverão três opções de acabamento, a gama começa com o Virtus MSI, equipado com motor 1.6 MSI e câmbio manual, em sequencia há o Virtus Comfortline (R$ 73,490) e o Virtus Highline (R$ 79,990), ambos são equipado com motor Tsi 1.0L turbo e câmbio automático de seis velocidades.

Sua propostra é tentar ser uma opção para quem busca algo mais espaçoso do que um sedan compacto, como o Voyage ou o Logan, porém por um preço não tão salgado, quanto um sedan médio, modelos que ultimamente chegam a custar mais de R$ 100,000. Sem duvidas um dos principais forte do carro é o seu espaço interno, ele mede 4.48 m de comprimento e possui 2.65 m de entre-eixos, mesma marca do Jetta atual. O porta-malas também é amplo, tendo generosos 521 litros.

O estilo do Virtus é moderno e atraente, porém falta um pouco de harmonia ao conjunto, parece que a Volkswagen pegou a frente de um carro e a traseira de outro. A marca deveria ter dado estilo próprio também a dianteira e não simplesmente copiado a frente do Polo. Na versão de entrada as rodas são de 15 polegadas em aço, enquanto na top de linha Highline são de 17 polegadas em alumínio.

Interior:

Por dentro a arquitetura também é a mesma do Polo, o acabamento é discreto e o estilo do painel minismalista e agrada pelo desenho moderno. O destaque fica por conta do painel de alta definição posicionado acima do volante. A tela de 10.25 polegadas tem três modos de visualização e exibe as imagens do GPS. Há ainda outra tela de 8 polegadas posicionada no painel, que exibe os comandos da central multimídia, chamada de Discover Media, ela vem com aplicativos como Waze, sensor de aproximação, câmera de ré, GPS e MirrorLink. A versão Comfortline traz painel de instrumentos normal e multimídia mais simples com 6 polegadas.

Motor:

Em termos de performance, o Virtus 1.6L desenvolve 110 CV com gasolina e 117 CV com etanol, o torque é de 15,8 kgfm com gasolina e 16,5 kgfm com etanol. Segundos dados de fábrica, com câmbio manual de cinco velocidades, o vai de 0 a 100 km/h em 9.8 segundos e tem velocidade máxima de 195 km/h. Em breve a VW vai lançar essa versão MSi com câmbio automático, porém ela será voltada para clientes PCD.

Já as versões Comfortline e Highline, trazem o motor 1.0L 200 TSi a potência é de 115 CV com gasolina e 128 CV com etanol. Nessa configuração ele vai de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos e atinge velocidade final de 194 km/h. O destaque do motor 1.0 turbo é o torque, são 20 kgfm tanto com gasolina quanto com álcool, dai o 200 agregado ao nome do motor.

O consumo anunciado para o modelo 1.6 é de 11.9 km/l na cidade e 13.8 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol os numeros são de 8.2 km/l na cidade e 9.5 km/l na estrada. Enquanto o motor 1.0L faz 11.2 km/l na cidade e 14.6 km/l na estrada, com gasolina. Já com álcool os números são 7.8 km/l na cidade e 10.2 km/l na estrada para o 1.0 turbo.

Equipamentos de Serie:

Virtus Msi: R$ 59,990:

A versão de entrada MSI (foto acima) conta com ar condicionado, direção elétrica, airbags frontais e laterais, freios ABS com EBS, computador de bordo, rádio media plus com Bluetooth e sistema de som com quatro alto falantes, como opcional a VV oferece o pacote Connect, que inclui um rádio mais sofisticado, volante multifuncional, display TFT no cluster, além de rodas de liga leve aro 15 (ao invés de rodas de aço), sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, o preço é de R$ 2,950.

Há ainda o Safety Pack, que inclui TFT no cluster, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletronico do diferencial, com preço de R$ 1,050.

Virtus Comfortiline 1.0 TSi R$ 73,490:

Em sequencia há o Virtus Comfortline (foto acima) R$ 73,490, ele traz motor 1.0 turbo e câmbio automático, além dos itens da versão MSI, mais vidros dianteiros com função one-touch, farois de neblina, USB no banco traseiro, I-System com Eco Comfort, banco traseiro bipartido, alarme, lanternas traseiras escurecidas, retrovisores elétricos com função tilt dowm, grade frontal em black piano, central multimídia com conectividade para smarthphones com tela de 6 pol, ajuste de altura e profundidade para o volante.

Como opcionais há o Tech 1 (R$ 2,200) que acrescenta borbolatas (paddler-shifts) atras do volante, chave presencial, piloto automático, além de acendimento automático do farois, rodas aro 16, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

Já o Tech II (R$ 3,500) e inclui itens da Tech I além de ar-condicionado automático, porta-luvas refrigerado, organizador de porta-malas, câmera de ré, indicador de pressão dos pneus, detector de fadiga e sistema acionamento automático dos freios pós-acidente.

Por fim a top de linha Highline (R$ 79,990) vem de série ainda com chave presencial, borboletas atrás do volante, câmbio automático com modo manual, piloto automático, ar condicionado automático, porta-luvas refrigerado, rodas aro 16, e farois em LEDs.

Como opcionais, há bancos em couro (R$ 800), rodas aro 17 (R$ 1,200) e Space Pack (R$ 300), acrescenta rebatimento também para o banco dianteiro do passageiro e Tech High (R$ 3,300), adicionado painel de instumetro totalmente digital, central multimídia Discovery de 8 polegadas, camera de ré, organizador de porta-malas, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, detector de fadiga e acionamento automático dos farois.

Apenas o preto é de série:

Por incrivel que pareça até a cor do carro é vendida a parte, a única que sai de graça é a Preto Ninja, já as pinturas sólidas Vermelho Tornado sai por R$ 450, enquanto a paleta métalica custa R$ 1,450 há quatro opçoes: Azul Night, Prata Sirius, Prata Tungstenio e Cinza Platinum.

Conclusão:

Enfim, o VW Virtus é um carro moderno, espaçoso e muito bem equipado, pelo menos nas versões mais caras. O calcanhar de aquiles fica por conta do preço, a versão de entrada é barata, porém vem pelada sem itens que a maioria dos consumidores valorizam como central multimídia, enquanto a top é bem muito bem equipada, porém peca pelo preço salgado, com todos opcionais, o Virtus Highline como pintura metálica, chega a custar mais de R$ 85,000. Ou seja, é o barato que pode sair caro.

Outra ressalva é com relação ao motor 1.0 Tsi, é um motor de alta tecnologia que promete e deve entregar bom desempenho e economia, só que vai ser difício a VW fazer o consumidor pagar R$ 80 mil em um carro 1.0.

Equipe Encontracarros

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