A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (29 de setembro), a aguardada nova geração do Passat, o modelo que é um dos mais populares da marca, teve sua primeira geração lançada em 1973 e chega agora a sua sétima geração trazendo o que existe de mais atual em tecnologia e design, a previsão é que o Novo Passat chega as lojas da Europa no final de novembro e desembarque no Brasil no segundo semestre de 2011, com a missão de recuperar o terreno perdido para os concorrentes nos últimos anos.
Visualmente o Novo Passat 2011 teve seus traços inspirados no Phaeton, sedan de alto luxo da Volkswagen, com uma larga grade cromada de filetes retos, os faróis trazem formas retangulares e 15 luzes LEDs, um conjunto sóbrio, mas que se integra perfeitamente ao resto do design, principalmente ao para-choque com formas limpas, dinâmicas e esportivas, outro destaque é o capô com traços em “V”. Nas laterais a linha de cintura alta do carro passa uma aparência mais musculosa, porém ainda lembram a antiga versão, enquanto na traseira o conjunto é totalmente novo, as linhas foram suavizadas, do para-choque a tampa do porta malas, tudo é novo, assim como as lanternas de formas retas e maiores que a da geração anterior, no geral o conjunto ficou mais simples porém com uma aparência mais moderna e agradável.
No interior a Volkswagen optou por fazer mudanças mais leves, o painel estranhamente conserva o mesmo desenho do Passat atual, com traços sóbrios e sem grande ideias de design, a montadora afirma que os bancos foram reprojetados, assim como o console central que também foi renovado, os materiais usados nos revestimentos, segundo a montadora são de melhor qualidade. Haverá diferentes opções de acabamento e revestimentos de acordo com a versão.
Apesar de ter mudando radicalmente por fora, as medidas não foram alteradas já que a plataforma é a mesma, ele mede 4.769 mm de comprimento, 1.820mm de largura e 1.47 mm de altura.
O Novo Volkswagen Passat 2011 trará novas opções de motorização, no total serão 10 opções de motores, todos com injeção direta de combustível, e todas com 16 válvulas. Serão 4 versão a gasolina, são eles: o 1.4 TSI de 122 cv, 1.8 TSi de 160 cv, 2.0 TSi de 211 cv e a top de linha V6 com 300 cv. Uma das novidades é a versão 1.4 Multifuel, uma espécie de versão Flex, ela entregará 160 cv, podendo rodar tanto com gasolina quanto com E85 – combustível composto de 85% de etanol. Haverá ainda 4 versões movidas a diesel (motor TDi) e outra movida a gás natural TSi 1.4 de 105 cv.
A Volkswagen informa que a versão 2.0 TSi de 211 cv – que possivelmente virá para o Brasil, tem um consumo médio combinado (cidade/estrada) de 13.8 km/l, graças a varias mudanças feitas no motor em pró da economia.
Ainda falando na parte mecânica, o novo Passat virá com opções de câmbio de 6 ou 7 marchas automatizada DSG (dupla embreagem), a versão top de linha 3.6 V6 contará com tração integral nas quatro rodas, 4Motion.
Na parte da segurança, o Novo Passat 2011 trará o que existe de mais avançado em segurança ativa, como o Adaptative Cruise Control, que mantém uma distância segura do carro que vai à frente, podendo em caso de colisões eminentes até mesmo frear o veículo automaticamente. Este sistema ainda pode evitar colisões quando o carro trafega a uma velocidade inferior a 30km/h, ele atuará em conjunto com um interessante sistema eletrônico que analisa o comportamento do motorista, avisando através de alertas e sinais sonoros, quando notado fadiga e cansaço do condutor, sugerindo que ele pare para descansar. Por fim podemos destacar o Dynamic Light Assist, que ajusta a iluminação dos faróis, quando é detectado através de uma câmera a presença de outros veículos ou objetos em movimento vindo no sentido oposto, de modo que o sistema ajusta as lâmpadas que são bi-xenon, de forma que iluminem apenas áreas importantes da estrada, não ofuscando a visão dos outros motoristas, com isto o dono do Passat pode sempre andar com os faróis em máximo alcance, o que gera mais segurança.
A Nova geração do Passat será mostrada oficialmente no Salão de Paris 2010, e segundo a Volkswagen as primeiras unidades chegaram as lojas ainda em novembro, tudo indica que a partir do segundo semestre não aqui do Brasil já tenhamos novo Passat nas ruas.
Respostas de 5
vao se ferra, copia do civic??????painel dos anos 90??????????? O CARRO É LINDO, um sonhho.
oque as empresas tem contra criatividade, o novo passat é mais uma cópia do honda civic velho e no outro modelo o space fox como o Edmilson falou, na minha opinião a vw ta com falta de desiners de carro
QUE PENA QUE OS ACORDOS COM AS REVISTAS BRASILEIRAS, AS OBRIGARAO A DIZER QUE O CARRO É ÓTIMO E MARAVILHOSO. IGUAL FAZ COM TODOS OS CARROS DA MARCA. MAIS SOU RECONHECEDOR QUE A MARCA TEM CARROS BONS. MAIS NAO PRECISA COMPRAR AS REVISTAS. PARA BABAR OS SEUS CARROS. O MESMO FAZ A FIAT. GM E FORD VAO COM A QUALIDADE E A CORAGEM. PENSSSEM NISSO LEITORES PENSSEM BEM ANALIZEM BEM AS CRÍTICAS E COMPARATIVOS DAS REVISTAS, E ENTAO VCS VERAO SE EU TENHO OU NAO RAZAO.
PASSAT OU UM FOX? SINTO MUITO A PERUA TAMBEM PARECE COM A SPACE FOX. SEM FALAR NO PAINEL A MODA DOS ANOS 90. MEUS PARABENS VW. TA PÉSSIMO, SOU MAIS O OMEGA
Adorei o site parabens. Sobre o passat sem duvida o melhor da vw