*Preços atualizados em outubro de 2024
O ano de 2023, provavelmente, ficará marcado como o ano da virada para os carros elétricos no Brasil. Até um passado bem recente, esse tipo de modelo tinha um volume de vendas reduzido no país devido a uma série de fatores, como o preço significativamente mais alto em comparação com veículos a combustão, a baixa autonomia e a escassez de postos de recarga. No entanto, o aumento da demanda global por veículos elétricos desencadeou uma verdadeira revolução nesse segmento, aproximando os carros elétricos em termos de preço e autonomia em relação aos veículos a gasolina. Um exemplo notável dessa transformação é o recém-lançado Volvo EX30, apresentado na quinta-feira, 14 de setembro, no país. Esse SUV 100% elétrico chega ao Brasil com um preço convidativo de R$ 229.950 e tem a capacidade de percorrer até 470 km em sua versão top de linha. O Volvo elétrico, que vem importado da Suécia, custa menos do que um Jeep Compass.
**Preços e Versões do Volvo EX30 2024:**
– Core Single Engine (51 kWh) – R$ 229.950
– Core Single Engine Extended Range (69 kWh) – R$ 249.950
– Plus Single Engine Extended Range (69 kWh) – R$ 280.950
– Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh) – R$ 299.950
Índice desta matéria
Apresentado no início deste ano na Europa, o Volvo EX30 2024 nasceu com a missão de ser um “game changer” – mudará o jogo, tanto para a indústria dos carros elétricos quanto para a Volvo. Este é o segundo modelo da marca sueca totalmente elétrico. No entanto, enquanto o EX90 é um produto de alto luxo (no Brasil, deve custar mais de R$ 600.000) destinado a um público mais restrito, o EX30 nasceu com a tarefa de ser um carro elétrico acessível para as massas, levando a Volvo a um público inédito, conquistando novos compradores e fãs para a marca, não custa lembrar que hoje este elétrico é o modelo mais barato da marca no mundo.
Seu preço inicial de apenas R$ 219.950 (valor atualizado R$ 229.950) é seu grande trunfo, um valor competitivo até mesmo se o EX30 fosse um carro a combustão, afinal estamos falando de um Volvo. O Land Rover Evoque, por exemplo, é equipado com motor a combustão e, embora seja apenas 14 cm maior, custa quase o dobro do preço (R$ 430.000 em sua versão de entrada, de acordo com a FIPE), em comparação com o carro da Volvo.
O preço “barato” do Volvo XC30 no Brasil pode ser explicado por dois fatores, primeiro: a chegada e o sucesso dos carros elétricos chineses, montadoras como a BYD e GWM estão trazendo carros eletrificados com preços até mais baratos do que modelos a combustão, atraindo muita gente e obrigando as montadoras tradicionais a reduzirem os seus valores. O segundo ponto, e que pouca gente sabe, é que o Brasil atualmente conta com isenção de imposto de importação para carros 100% elétricos, por isso a Volvo, consegue trazer ao Brasil o XC30 importado da Europa, com um preço até mais barato que o Jeep Compass S que é produzido lá no Pernambuco (R$ 247.990).
Ao contrário dos outros SUVs da Volvo, como o XC40, que usam plataforma para carro a combustão adaptada para receber motores elétricos, o novo EX30 é construído sobre uma plataforma inédita projetada exclusivamente para veículos elétricos, chamada de SEA, esta nova base foi desenvolvida pela Geely, a marca chinesa controladora da Volvo. A estrutura permite até três opções de motores e dois tamanhos de bateria. Lembrando que esta base será usada nos modelos Polestar 4 e no Smart 1.
Em sua versão de entrada, o Volvo EX30 apresenta um motor único de 275 CV e 34,9 kgfm de torque, posicionado sobre o eixo traseiro e alimentado por uma bateria de 51 kWh. Esse conjunto proporciona uma autonomia máxima de 344 km no ciclo WLTP, que é o padrão de medição usado nos carros elétricos da Volvo, considerado um pouco mais otimista do que o nosso padrão PBEV do Inmetro, que é um pouco mais conservador.
Lembrando que o Volvo XC30 mesmo em sua versão mais barata, já conta com conjunto mecânico superior a rivais elétricos como o BYD Yan, que tem apenas 204 cv de potência e roda 294 km.
Para aqueles que buscam mais autonomia, a configuração “Single Motor Alcance Estendido” traz o mesmo motor da opção de entrada, porém combinado com uma bateria maior, do tipo NMC (composta por lítio, níquel, manganês e cobalto) que permite alcançar impressionantes 470 km de autonomia, disponível em três níveis de acabamento: Core, Plus e Ultra, com preços que variam de R$ 249.950 a R$ 299.950.
Há também o modelo topo de linha do XC30 chamado “Twin Motor Performance”, que adiciona um segundo motor elétrico de 154 CV no eixo dianteiro, elevando a potência combinada para 429 CV, enquanto o torque fica em 54,3 kgfm, tornando-o XC30 o Volvo de aceleração mais rápida de todos os tempos, 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Sua autonomia também é impressionante, com 286 milhas (460 km). Essa variante chegará ao Brasil apenas em um segundo momento ao longo de 2025.
Todas as três versões apresentam aceleração e desempenho impressionantes, com o modelo base Single Motor de 51 kWh alcançando 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. O configuração Single Motor de Alcance Estendido reduz esse tempo para 5,3 segundos.
Por questões de segurança e para não comprometer a autonomia, a velocidade máxima em todas as versões é limitada eletronicamente aos 180 km/h, assim como em todos os Volvos atuais.
O fato de se tratar de um carro elétrico e o baixo preço são os grandes diferenciais do Volvo EX30 2024. No entanto, certamente o que mais chama atenção no modelo é o seu design. Suas linhas exóticas e extremamente futuristas certamente vão chamar muita atenção nas ruas. A impressão que se tem é que se trata de um carro ainda conceitual e não de um modelo prestes a chegar às lojas.
Seu design guarda uma grande semelhança com o do EX90, o elétrico mais caro da marca. A dianteira foi inspirada nos capacetes dos “Stormtroopers” da série Star Wars. Por se tratar de um carro elétrico, não há grade frontal, e os faróis em LED têm formato de “T” invertido, dão uma aparência bem futurista ao carro.
Há uma variedade de opções de rodas de liga leve, com aro variando de 18 a 20 polegadas, além de cores chamativas para a carroceria, inclusive uma inspirada em um tipo de líquen encontrado na Suécia (a cor se chama “Amarelo Moss”).
Ainda falando no design, na traseira se destaca o conjunto de lanternas que é bastante exótico. As duas lanternas em formato de “C” são conectadas em cima e embaixo por duas barras pretas, criando a ideia de se tratar de uma peça única. Outro diferencial são o segundo par de lanternas, embutidas na coluna traseira, ao lado do vidro traseiro, elas são formadas por pequenas barras em LED que tem acionamento dinâmico, com luzes em movimento, aumentando a visibilidade e segurança do modelo durante a noite.
Embora nas fotos não pareça, este é o menor carro da história da Volvo. O EX30 mede apenas 4,23 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,54 metros de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2,65 metros, dimensões similares por exemplo, as do VW T-Cross. No entanto, o tamanho compacto da carroceria cobra seu preço no porta-malas, que tem capacidade de apenas 322 litros, o mesmo tamanho do Jeep Renegade.
O interior apresenta uma arquitetura totalmente diferente dos carros a combustão da Volvo. A cabine chama a atenção pela abordagem minimalista e moderna. Quase todas as informações importantes, inclusive o quadro de instrumentos, foram integradas à tela touchscreen de 12,3 polegadas no centro do painel, sendo que acima do volante não há nenhuma informação.
Há diversas soluções pensadas em função da sustentabilidade e meio ambiente, algumas até polemicas e que devem decepcionar quem está acostumado com o luxo típico dos carros da Volvo. Em vez de alto-falantes nas portas, o carro traz uma barra de som posicionada entre o painel e o para-brisa, ela conta com 5 alto falantes integrados e tem potência variando de acordo com a versão. Não há nenhum alto falante nas portas.
Alias nas portas há apenas os puxadores, até mesmo os botões de acionamento dos vidros ficam localizados entre os bancos, no console central, tanto os dianteiros quanto os traseiros.
O acabamento, apesar de simples, agrada, com materiais de boa qualidade e textura. A impressão que dá é que os materiais foram moldados com a precisão milimétrica de uma impressora 3D, tudo aparenta sem muito bem encaixado e uma combinação de textura e design de muito bom gosto, note as saídas de ar do painel que são um show a parte, assim como os puxadores das portas em alumínio cromado e o console central com porta objetos e porta copos retrateis.
A Volvo estreia nesta cabine um novo tipo de plástico reciclado, presente em partes do painel e das portas, chamado de “Particle”, é um tipo de plástico ecológico reciclado, feito com resíduos de PVC , por isso estes pequenos pigmentos branco no plástico (foto acima).
Ainda falando em sustentabilidade, os bancos tem estafamento com relevo em 3D feito com tecido especial, uma espécie de tricô reciclado Pixel Knit & Nordico, feito em parte com óleo de pinho. Os tapetes em carpetes são produzidos com base em redes de pescas recicladas e outros matérias resistentes reaproveitados.
O Volvo EX30 2024 acomoda confortavelmente até quatro passageiros adultos. Apesar das dimensões compactas, a boa distância entre eixos garante espaço razoável para as pernas dos passageiros do banco traseiro.
O Volvo EX30 2024 conta com três níveis de equipamento: Core (disponível para os modelos de bateria de 51 kWh e 69 kWh), Plus e Ultra.
Desde a versão mais barata Core, o SUV elétrico vem equipado com central multimídia de 12,3 polegadas com Google integrado, pacote ADAS com piloto automático ACC com função traffic jam que funciona em velocidades de até 155 km/h e no transito pode acompanhar de forma automática o veículo a frente, frenagem de emergência automática frontal e traseira, alerta de trafego cruzado traseiro, frenagem de emergência em cruzamentos, faróis Full LED, monitoramento de pontos cegos, sensor de acendimento dos faróis e de acionamento dos limpadores do para-brisa, assistente de partida em rampa, controles de tração e de estabilidades, rodas aro 18, ar-condicionado digital automático, alerta para abertura das portas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro e sistema de som de alta performance com 100w de potência.
A configuração Plus oferece a melhor relação custo-benefício, adicionando itens como sistema de som Harman Kardon com 1.040W de potência e soundbar central com 9 alto falantes, ar-condicionado automático de duas zonas com o recurso bomba de calor que aumenta a autonomia, teto e retrovisores pintado de preto, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento tanto por botão, rodas aro 19, pacote ADAS completo Pilot Assist, com manutenção da faixa de rolagem e alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento também na dianteira, chave inteligente TAG e smartkey, retrovisores com rebatimento automático e iluminação no solo, carregador sem fio para smartphone e tomada USB para o banco traseiro, além de interior com iluminação ambiente em LED.
A versão Ultra, de acabamento superior, adiciona ainda teto panorâmico de vidro, rodas aro 20, sistema de estacionamento 100% automático Park Assist, freio automático de baixa velocidade na traseira, além de sistema de câmeras 360 graus com visão panorâmica 3D do carro e bancos do motorista e do passageiros com ajustes elétricos e memoria para os ajustes e suporte para lombar também com ajuste elétrico.
Em resumo, o Volvo EX30 representa um marco na história da Volvo e deve facilmente se tornar o carro mais vendido da marca no país, colocando a montadora para disputar compradores em um segmento inédito no Brasil, é um carro elétrico estiloso, de uma marca confiável, com motor potente, bom desempenho e autonomia para mais de 300 km, sem falar no preço inicial “interessante”. Apesar de que, como todo carro, ele tem uma série de limitações, sobretudo em relação ao espaço interno e um interior mais simplista que pode não agradar a todos.
Além disso, a versão de entrada que custa R$ 219.950 tem autonomia muito menor do que as versões de 69 kWh (são 344 km contra 470 km), fora que, a lista de itens da versão de entrada Core também não é muito generosa. Ou seja, o XC30 fica legal mesmo apenas nas versões mais caras, como a Plus e Ultra que sai bem menos atrativos R$ 265.000 e R$ 280.000 respectivamente, o que já diminui bastante seu custo benefício. Vamos explicar.
Se o cliente não se preocupa muito com estilo ou grife, por R$ 269.000 a GWM oferece o SUV H6 PHEV 4×4, que é maior, mais equipado e luxuoso em relação ao Volvo, sem falar no fato do rival chinês ser um híbrido plugin com potentes 390 cv, tração 4×4 e autonomia para rodar mais de 1000 km.
E ai você gostou ? Deixei sua opinião sobre o novo SUV compacto elétrico da Volvo.
Apesar de já esta sendo oficialmente vendido no Brasil agora em setembro, o Volvo XC30 ainda é uma novidade a nível mundial, sendo que as primeiras unidades devem ser entregues aos compradores brasileiros apenas no início de 2024.
Fonte e maiores informações em: Volvocars.com.br
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