Lançado no Brasil no inicio de 2015, o Volvo FM combina tecnologia com design moderno, o modelo vendido no mercado brasileiro e praticamente idêntico ao FM disponível no mercado europeu. Atualmente em sua linha 2018 ele conta com quatro versões: FM 380 4X2 R, FM 380 4X2 T (cavalo mecânico), FM 380 6X2 T (cavalo mecânico) e FM 380 8X2 R, com preços que vão de R$ 379.198 a R$ 447.000.
Em sua última e atual geração, lançada na Europa em 2013, e em 2015 no Brasil, o Volvo FM ganhou um design mais moderno e imponente, sua cabine ficou mais aerodinâmica e sofisticada o caminhão foi praticamente inteiramente renovado. Suas linhas são inspiradas no Volvo FH, caminhão top de linha da marca. Destaque para a grade frontal imponente e para os faróis em V com iluminação por LEDs.
O design não é o fator que mais pesa na compra de um caminhão, porém é impossível ficar indiferente ao belo visual do FM, a nova geração do caminhão foi lançado por aqui em 2015
Motor de 12 litros e 380 cv…
O Volvo FM 2018 sai de fábrica equipado com motor D13C380, de 12.8 litros, 6 cilindros, capaz de desenvolver 380 CV de potência entre 1900 a 2400 rpm, e 194 kgfm de torque entre 1000 a 1400 rpm, com configuração de tração 4×2, 6×2 ou 8×2.
Já a transmissão pode ser manual de 14 velocidades (sendo 12 normais e 2 super reduzida), ou automatizada I-Shift (de 12 velocidades), sem pedal de embreagem e que possibilita trocas totalmente automáticas ou manual sequencial através de botões. Ambas as transmissões possuem 4 marchas ré.
Na nova geração lançada em 2015, o FM ganhou uma nova suspensão dianteira, novos amortecedores, e a opção da suspensão traseira a ar.
Segundo a Volvo o FM é destinado para alguns segmentos específicos, como operações como sider (cargas industrializadas) e composições com carretas de três eixos. É útil também para o transporte de líquidos em geral, desde suco de laranja e leite, passando por produtos petroquímicos e também pode se utilizado como cegonheiro (transporte de veículos de passeio).
Interior…
Na sua nova geração o FM ganhou uma cabine mais refinada e moderna, ele foi praticamente toda renovada. O painel ficou mais ergonômico, trazendo comandos e botões mais ao alcance das mãos do motorista. O volante é multi-funcional e conta com botões para controlar o computador de bordo, piloto automático, Bluetooth e sistema de som, o volante pode ser ajustado em 90 mm na vertical e 28 graus na inclinação, já o banco do motorista tem suspensão a ar, e pode ser ajustado em até 20 cm para frente e para trás, e sobe até 10 cm na vertical.
O FM vem de série com vidros elétricos, travas elétricas, rádio, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico por botão e automático, além de iluminação da cabine por LED, opcionalmente há itens como airbag para o motorista e câmera de ré.
O FM está disponível com cabine estendida (sem cama), leito teto baixo ou leito teto alto (foto acima). As duas primeiras cabines tem altura interna de 1.57 m, enquanto a última (leito teto alto), tem altura de interna de 1.96 m.
Versões:
Ao todo são três versões de chassi do Volvo FM: FM 4X2R, FM 4X2T e FM6X2T. A primeira versão FM 4X2R (medidas completas acima), é oferecida em seis opções de tamanho de chassi, com entre eixos de 4,30 m, 4,60 m, 4,90 m, 5,20 m, 5,60 m e 6,00 m, sendo que ela é ideal para aplicações como baú e carroceria e transporte de cargas mais leves.
Independente da dimensão do chassi, todas as versões do Volvo FM 4x2R tem PBT de 20.500 kg, e capacidade máxima de tração (CMT) virando entre 56.000 a 70.000 kg dependendo do modelo do eixo traseiro.
FM 380 4×2 T (cavalo mecânico)…
Já o FM 4X2T tem duas opções de chassi, 3,500 m ou 3.700 m, ele é do tipo cavalo mecânico. O FM 4×2 T tem A cabine pode ser estendida sem cama, leito com teto baixo ou leito com teto alto. O tanque de combustível tem 400 litros.
FM 4×2 Capacidades…
Tanto o FM 4×2 R, quanto o FM 4×2 T, possuem PBT técnico de 20.500 kg, e capacidade máxima de tração CMT, de 56.000, 60.000 ou 70.000 kg, dependendo da configuração do eixo traseiro escolhida.
A cabine do FM 4x2R e 4×2 T pode ser estendida sem cama, leito baixo com cama ou leito alto com cama.
Suspensão…
A suspensão traseira do Volvo FM 4x2R e FM 4x2T pode ser comum com molas parabólicas, ou suspensão a ar, do tipo pneumática, enquanto a suspensão dianteira é sempre com molas.
FM 380 6X2 T (cavalo mecânico)…
Finalmente o modelo FM 6X2T, é um cavalo mecânico com três eixos. É pode sair de fábrica com quatro opções de entre-eixos, 3.00 m, 3,20 m, 3,50 m e 3,70 metros. Seu PBT varia de acordo com o tipo do eixo traseiro, sendo de 27.500 kg ou 28.000 kg, e a capacidade máxima de tração CMT é de 60 toneladas. A suspensão traseira pode ser com molas parabólicas, ou suspensão a ar, do tipo pneumática, a suspensão dianteira é sempre com molas.
O FM 6x2T tem opção de vir com cabine estendida sem cama, cabine leito com teto baixo ou cabine leito com teto alto. Já o tanque de combustível na versão com entre-eixos menor é de 200 litros, enquanto as demais vem com tanque de 400 litros, opcionalmente as versões maiores pode vir com tanque extra com mais 400 litros.
FM 380 8×2 R (regular)…
Desde 2017, a Volvo também está vendendo no Brasil o FM com versão 8×2, ou seja, chassi rígido e com 4 eixos, sendo os dois primeiros eixos direcionáveis, esta versão é indicada para aplicações que exijam alta capacidade de carga e facilidade para manobras, ela é oferecida com seis opções de entre eixos: indo de 4.35 metros a 6 metros, o comprimento do chassi vai de 8.26 m até 11.11 metros. O PBT do FM 8×2 é de 36.000 kg ou 36.500 kg, dependendo do modelo do eixo traseiro, já a capacidade máxima de tração é de 60 toneladas ou 70 toneladas, dependendo do modelo do eixo traseiro.
O Volvo FM 380 8×2 tem tanque de combustível com 400 litros. E a cabine do FM 8×2 pode ser estendida, leito ou leito com teto alto. A suspensão traseira pode ser com molas ou opcionalmente a ar.
Segurança…
Opcionalmente a linha Volvo FM 2018 pode vir com frenagem estendida, um recurso que aplica a frenagem ao reboque em pulsos e de forma automática quando o motorista tira o pé do acelerador, evitando que ocorra o efeito canivete ou “L”, este freio é bastante útil quando o motorista desce uma ladeira, ou trafega em uma estrada escorregadia, a frenagem estendida pode ser ativada através de uma alavanca atrás do volante ou programada para entrar em ação de forma automática em velocidades de até 50km/h.
Outro recurso de segurança opcional disponível para o Volvo FM é “Controle ativo de proximidade com alerta de colisão frontal”, o caminhão mantém de forma automática uma distância segura do veículo à frente, controlando de forma autônoma o acelerador e todos os freios disponíveis no caminhão, caso haja risco de colisão o motorista também é alertado com luzes projetadas no para-brisa. O sistema é baseado em um radar na dianteira do caminhão.
Abaixo você acessa as fichas técnicas completas do Volvo FM 2018:
Ficha técnica Volvo FM 4×2 R
Ficha técnica Volvo FM 4×2 T
Ficha técnica Volvo FM 6×2 T
Ficha técnica Volvo FM 8×2 R
Preços médios (consultados na tabela FIPE em agosto de 2018):
Volvo FM 380 4×2 R$ 376.300
Volvo FM 380 6×2 T R$ 402.000
Volvo FM 380 8×2 R$ 447.500