Categorias: CaminhõesVolvo

Volvo FM 2018 – Conheça em detalhes, com fotos, informações e preços

Lançado no Brasil no inicio de 2015, o Volvo FM combina tecnologia com design moderno, o modelo vendido no mercado brasileiro e praticamente idêntico ao FM disponível no mercado europeu. Atualmente em sua linha 2018 ele conta com quatro versões: FM 380 4X2 R, FM 380 4X2 T (cavalo mecânico), FM 380 6X2 T (cavalo mecânico) e FM 380 8X2 R, com preços que vão de R$ 379.198 a R$ 447.000.

Em sua última e atual geração, lançada na Europa em 2013, e em 2015 no Brasil, o Volvo FM ganhou um design mais moderno e imponente, sua cabine ficou mais aerodinâmica e sofisticada o caminhão foi praticamente inteiramente renovado. Suas linhas são inspiradas no Volvo FH, caminhão top de linha da marca. Destaque para a grade frontal imponente e para os faróis em V com iluminação por LEDs.

O design não é o fator que mais pesa na compra de um caminhão, porém é impossível ficar indiferente ao belo visual do FM, a nova geração do caminhão foi lançado por aqui em 2015

Motor de 12 litros e 380 cv…

O Volvo FM 2018 sai de fábrica equipado com motor D13C380, de 12.8 litros, 6 cilindros, capaz de desenvolver 380 CV de potência entre 1900 a 2400 rpm, e 194 kgfm de torque entre 1000 a 1400 rpm, com configuração de tração 4×2, 6×2 ou 8×2.

Já a transmissão pode ser manual de 14 velocidades (sendo 12 normais e 2 super reduzida), ou automatizada I-Shift (de 12 velocidades), sem pedal de embreagem e que possibilita trocas totalmente automáticas ou manual sequencial através de botões. Ambas as transmissões possuem 4 marchas ré.

Na nova geração lançada em 2015, o FM ganhou uma nova suspensão dianteira, novos amortecedores, e a opção da suspensão traseira a ar.

Um dos diferenciais do interior do Volvo FM é o painel ergonômico, com comandos voltados para o motorista

Segundo a Volvo o FM é destinado para alguns segmentos específicos, como operações como sider (cargas industrializadas) e composições com carretas de três eixos. É útil também para o transporte de líquidos em geral, desde suco de laranja e leite, passando por produtos petroquímicos e também pode se utilizado como cegonheiro (transporte de veículos de passeio).

A cabine do Volvo FM 380, tem espaço de sobra, graças ao teto alto com altura interna de até 1,95 m, além de contar com vários porta objetos e armários a bordo

Interior…

Na sua nova geração o FM ganhou uma cabine mais refinada e moderna, ele foi praticamente toda renovada. O painel ficou mais ergonômico, trazendo comandos e botões mais ao alcance das mãos do motorista. O volante é multi-funcional e conta com botões para controlar o computador de bordo, piloto automático, Bluetooth e sistema de som, o volante pode ser ajustado em 90 mm na vertical e 28 graus na inclinação, já o banco do motorista tem suspensão a ar, e pode ser ajustado em até 20 cm para frente e para trás, e sobe até 10 cm na vertical.

O FM vem de série com vidros elétricos, travas elétricas, rádio, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico por botão e automático, além de iluminação da cabine por LED, opcionalmente há itens como airbag para o motorista e câmera de ré.

O FM está disponível com cabine estendida (sem cama), leito teto baixo ou leito teto alto (foto acima). As duas primeiras cabines tem altura interna de 1.57 m, enquanto a última (leito teto alto), tem altura de interna de 1.96 m.

Versões:

Acima as dimensões do Volvo FM 380 4x2R

Ao todo são três versões de chassi do Volvo FM: FM 4X2R, FM 4X2T e FM6X2T. A primeira versão FM 4X2R (medidas completas acima), é oferecida em seis opções de tamanho de chassi, com entre eixos de 4,30 m, 4,60 m, 4,90 m, 5,20 m, 5,60 m e 6,00 m, sendo que ela é ideal para aplicações como baú e carroceria e transporte de cargas mais leves.

Independente da dimensão do chassi, todas as versões do Volvo FM 4x2R tem PBT de 20.500 kg, e capacidade máxima de tração (CMT) virando entre 56.000 a 70.000 kg dependendo do modelo do eixo traseiro.

FM 380 4×2 T (cavalo mecânico)…

Já o FM 4X2T tem duas opções de chassi, 3,500 m ou 3.700 m, ele é do tipo cavalo mecânico. O FM 4×2 T tem  A cabine pode ser estendida sem cama, leito com teto baixo ou leito com teto alto. O tanque de combustível tem 400 litros.

FM 4×2 Capacidades…

Tanto o FM 4×2 R, quanto o FM 4×2 T, possuem PBT técnico de 20.500 kg, e capacidade máxima de tração CMT, de 56.000, 60.000 ou 70.000 kg, dependendo da configuração do eixo traseiro escolhida.

A cabine do FM 4x2R e 4×2 T pode ser estendida sem cama, leito baixo com cama ou leito alto com cama.

Suspensão…

A suspensão traseira do Volvo FM 4x2R e FM 4x2T pode ser comum com molas parabólicas, ou suspensão a ar, do tipo pneumática, enquanto a suspensão dianteira é sempre com molas.

FM 380 6X2 T (cavalo mecânico)…

Finalmente o modelo FM 6X2T, é um cavalo mecânico com três eixos. É pode sair de fábrica com quatro opções de entre-eixos, 3.00 m, 3,20 m, 3,50 m e 3,70 metros. Seu PBT varia de acordo com o tipo do eixo traseiro, sendo de 27.500 kg ou 28.000 kg, e a capacidade máxima de tração CMT é de 60 toneladas. A suspensão traseira pode ser com molas parabólicas, ou suspensão a ar, do tipo pneumática, a suspensão dianteira é sempre com molas.

O FM 6x2T tem opção de vir com cabine estendida sem cama, cabine leito com teto baixo ou cabine leito com teto alto.  Já o tanque de combustível na versão com entre-eixos menor é de 200 litros, enquanto as demais vem com tanque de 400 litros, opcionalmente as versões maiores pode vir com tanque extra com mais 400 litros.

FM 380 8×2 R (regular)…

Desde 2017, a Volvo também está vendendo no Brasil o FM com versão 8×2, ou seja, chassi rígido e com 4 eixos, sendo os dois primeiros eixos direcionáveis, esta versão é indicada para aplicações que exijam alta capacidade de carga e facilidade para manobras, ela é oferecida com seis opções de entre eixos: indo de 4.35 metros a 6 metros, o comprimento do chassi vai de 8.26 m até 11.11 metros. O PBT do FM 8×2 é de 36.000 kg ou 36.500 kg, dependendo do modelo do eixo traseiro, já a capacidade máxima de tração é de 60 toneladas ou 70 toneladas, dependendo do modelo do eixo traseiro.

O Volvo FM 380 8×2 tem tanque de combustível com 400 litros. E a cabine do FM 8×2 pode ser estendida, leito ou leito com teto alto. A suspensão traseira pode ser com molas ou opcionalmente a ar.

Segurança…

Opcionalmente a linha Volvo FM 2018 pode vir com frenagem estendida, um recurso que aplica a frenagem ao reboque em pulsos e de forma automática quando o motorista tira o pé do acelerador, evitando que ocorra o efeito canivete ou “L”, este freio é bastante útil quando o motorista desce uma ladeira, ou trafega em uma estrada escorregadia, a frenagem estendida pode ser ativada através de uma alavanca atrás do volante ou programada para entrar em ação de forma automática em velocidades de até 50km/h.

Outro recurso de segurança opcional disponível para o Volvo FM é “Controle ativo de proximidade com alerta de colisão frontal”, o caminhão mantém de forma automática uma distância segura do veículo à frente, controlando de forma autônoma o acelerador e todos os freios disponíveis no caminhão, caso haja risco de colisão o motorista também é alertado com luzes projetadas no para-brisa. O sistema é baseado em um radar na dianteira do caminhão.

Abaixo você acessa as fichas técnicas completas do Volvo FM 2018:

Ficha técnica Volvo FM 4×2 R
Ficha técnica Volvo FM 4×2 T
Ficha técnica Volvo FM 6×2 T
Ficha técnica Volvo FM 8×2 R

Preços médios (consultados na tabela FIPE em agosto de 2018):

Volvo FM 380 4×2 R$ 376.300

Volvo FM 380 6×2 T R$ 402.000

Volvo FM 380 8×2 R$ 447.500

 

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.